TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos quimicos

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO – FACVEST

ENGENHARIA QUÍMICA

ADITIVOS QUÍMICOS

Vilões Indispensáveis

Pedro Paulo Klock Chiarelli

Lages

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO – FACVEST

ENGENHARIA QUÍMICA

ADITIVOS QUÍMICOS

Vilões Indispensáveis

Pedro Paulo Klock Chiarelli

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de

Química Geral da Universidade Unifacvest ministrada

Pelo docente Walmir Wojcik Junior.

Lages

2015

Sumário

1- INTRODUÇÃO 4

2- O QUE SÃO ADITIVOS QUÍMICOS? 5

2.1- CLASSIFICAÇÃO 5

2.1.1 Conservantes 6

2.1.2 Antioxidantes 6

2.1.3 Acidulantes 6

2.1.4 Corantes 6

2.1.5 Espessantes 6

2.1.6 Estabilizantes 7

3- ATENÇÃO, TUDO EM EXCESSO FAZ MAL. 7

4- CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho é dedicado especialmente aos aditivos químicos introduzidos a décadas na indústria alimentícia, mostrando a importância de tais substâncias pouco notadas pelo consumidor e seus subjetivos danos à saúde.

Levando em consideração as leis de fiscalização e regramento do uso de aditivos tanto em alimentos artificiais como naturais.

Esclarecendo pontos que possam causar espanto ao consumidor.

2- O QUE SÃO ADITIVOS QUÍMICOS?

Com certeza já imaginamos como um alimento pode ser fabricado, transportado, armazenado e exposto nas prateleiras por dias sem estragar ou perder seu cheiro tão gostoso não é? Pois bem, este é o papel de alguns aditivos químicos, são substâncias que adicionadas no processo de produção de tal alimento, potencializa-o em algumas características, variando elas de acordo com o aditivo usado. Por exemplo, conservantes são usados em quase todos os produtos para que eles cheguem até você em boas condições de consumo, afinal, ninguém gostaria de abrir uma caixa de chocolate e todos estarem mofados não é?

Mas a controvérsias, tudo tem seu lado negro e não é diferente com os aditivos, alguns deles se usados em excesso podem causar danos irreparáveis e até mesmo a morte.

Porém, não á motivos para pânico, afinal, á leis e essas leis controlam o uso e a qualidade dessas substâncias de tal forma que o uso seja pouco nocivo a saúde do consumidor.

2.1- CLASSIFICAÇÃO

2.1.1 Conservantes

Podendo ser naturais ou artificiais, tem como objetivo a conservação de alimentos. A função do conservante é inibir a ação de microrganismos responsáveis pela deterioração do produto, também preservando seus nutrientes e seu aspecto agradável aos olhos do consumidor. A maioria dos produtos hoje comercializados contém conservantes, para que eles possam ser transportados com mais facilidades e armazenados por muito tempo (variando de acordo com as condições e do produto em questão). Também responsável por prorrogar o processo de fermentação, acidificação e outras deteriorações

2.1.2 Antioxidantes

São muito parecidos com os conservantes, mas, seu papel é exercido principalmente em gorduras, para que elas não fiquem rançosas com o tempo, o antioxidante retarda o tempo de oxidação.

2.1.3 Acidulantes

Proferem uma função importante na área, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é considerado acidulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com