TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amianto - Descrição, interesse para a indústria e doenças relacionadas

Por:   •  18/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo explicar o que é amianto, seu interesse para as indústrias, as formas em que é encontrado na natureza e as doenças relacionadas á sua exposição no ambiente.

  1. O QUE É AMIANTO?

[pic 1]

Asbestos, palavra de origem grega, significa incombustível, seu nome foi denominado por Plutarco em 70 a.C., relacionado a asbesta¹, que significa não destrutível pelo fogo. Já amianto, seu nome popularmente conhecido, tem origem latina (amianthus) e significa incorruptível.

Os significados de seus nomes fazem referencia as suas principais propriedades, que são elas: resistência ao calor (até 1000°C), desgaste e abrasão; não deteriorável; bom isolante térmico, acústico, elétrico; alta resistência mecânica, (principalmente à tração, ainda maior que fios de aço) a produtos químicos e micro-organismos; alta capacidade de filtragem, durabilidade e flexibilidade.

Pode-se dizer que este mineral é tão velho que as montanhas, conhecido e utilizado desde a antiguidade, Heródoto há mais de dois mil anos já o utilizava na produção de mortalhas², podendo assim observar uma alta taxa de mortalidade entre os escravos que as produziam. Utilizado no antigo Egito para produção de tecidos mortuários, Carlos Magno possuía uma toalha de mesa de amianto, e segundo a lenda a atirava no fogo para limpa-la, afirmando a seus convidados que a toalha não queimava graças as seus poderes sobrenaturais.. Além disso, também foi extraído das minas nos Alpes italianos e nos Montes Urais na Rússia, pelos romanos, e em encontrado em escavações na Finlândia, em reforços de utensílios cerâmicos.

O amianto é a designação comercial da variedade fibrosa de seis minerais de rochas metamórficas. Essas fibras minerais possuem feixes extremamente finos e quebradiços que possuem tendência a se reduzir a pó e flutuarem no ar, se aderindo às roupas com facilidade.

  1. Formas em que é encontrado na natureza

É basicamente encontrado na natureza em duas formas: serpentinas ou anfíbolas. Mais de trinta tipos de silicatos fibrosos naturais encontrados no solo são denominados amianto, porém os seis principais utilizados pela indústria possuem duas classificações, sendo elas:

  • Serpentina: Crisótilo
  • Anfíbolas: Crocidolite; Amosite; Antofilite asbastiforme, Tremolite asbestiforme; Actinolite asbestiforme.

  1. Sobre os minerais abestiformes

70% da crosta terrestre e lençóis freáticos possuem amianto, sendo que 95% das manifestações geológicas da terra correspondem ao amianto branco (serpentinas). As fibras de crisólito (Mg3Si2O5(OH)4 ) são enroladas.

5% de todo amianto minerado do mundo é constituído dos minerais tremolita (Ca2Mg5Si8O22(OH)2) e amosita ((Fe, Mg, Ca)OSiO2 . n H2O), que correspondem aos amiantos marrom, azul e outros (anfíbolas). Essas fibras são cilíndricas, porem se diferem na porção de cálcio, magnésio, sódio e ferro na sua composição. São também muito mais prejudiciais a saúde.

        Em uma temperatura de 1200°C ou mais o amianto pode se transformar em olivina e suas variedades.

  1. INTERESSE PARA A INDUSTRIA

Por conta de suas propriedades, o amianto é, desde os primórdios da civilização, muito utilizado. Sua abundancia na natureza e baixo custo o torna elemento importante para indústria. É utilizado na produção de telhas, caixas d’água, tubulações, divisórias, revestimentos de teto, papelões, filtros, gaxetas, pastilhas e lonas de freio, pisos vinílicos, vasos, tecidos, luvas industriais, e em mais de 3000 produtos, havendo aplicações específicas para os diferentes tipos, sendo estas:

Cristolito: revestimentos de travões, embreagens de automóveis e coberturas de edifícios; gessos e estuques; revestimentos e vestimentas à prova de fogo.

Anfíbolas: tubagens e coberturas de edifícios (misturado com cimento); isolamentos térmicos e acústicos; revestimentos de teto.

Os maiores consumidores de amianto do mundo são China, Índia e Rússia, e os maiores exportadores são Rússia, Cazaquistão, Brasil e Canadá. O Brasil produz cerca de 200 mil toneladas e exporta cerca de 60% de sua produção. Minaçu-MG é a principal mina, e a terceira maior do planeta, que movimenta cerca de R$2 bilhões , sendo que aproximadamente 200 mil pessoas trabalhem na extração, industrialização e venda do amianto.

Apesar disso, no Brasil é permitido somente o uso das fibras de amianto do tipo crisotila, que é considerado menos nocivo à saúde. Mas em alguns estados brasileiros já aboliram o uso de todos os tipos de amianto, são eles: RJ, SP, ES, MG, MS, PA e RS.

  1. DOENÇAS RELACIONADAS

O uso do amianto já foi proibido em cerca 75 países, isso porque foi comprovado cientificamente que a exposição ao amianto esta relacionada a doenças como asbestose, mesotelioma, câncer (como laringe, pulmão, rim e tratogastrioentestinal), placas pleurais e espaçamento pleural difuso.

“O amianto se constitui nem grave problema de saúde pública, já que atinge trabalhadores direta ou indiretamente expostos (...), e também ambiental já que, por suas características tecnológicas, é impossível sua destruição, sendo material que permanece no ar, contaminando ambientes internos e externos e também é de difícil destinação final.” (ABREA, 2005).

  1. Asbestose

Causada pela exposição prolongada à poeira com elevada concentração de amianto, atinge os pulmões, pois quando é inalado o amianto é fagocitado pelas células dos alvéolos, mas acabam que não podem ser digeridos. No lisossomo, o acumulo dessas partículas tem como consequência a perfuração dessa organela provocando o derramamento de enzimas e alteração no funcionamento das células pulmonares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (227.5 Kb)   docx (315.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com