TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MINERAÇÃO SUL-AFRICANA E DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO OU ASBESTOS

Por:   •  29/4/2020  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil

Resenha do Case Harvard: “ MINERAÇÃO SUL-AFRICANA E DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO OU ASBESTOS”

                     

Aluna: Juliana Ramos Ferreira de Melo Reuwsaat

          Trabalho da disciplina: PROCESSO CIVIL COLETIVO

Tutor: Profª. ANGELA BARRAL BOUZAS

Petrópolis

2019

INTRODUÇÃO

O presente Artigo tem por objetivo analisar o Case Harvard MINERAÇÃO SUL-AFRICANA E DOENÇAS RELACIONADAS AO AMIANTO OU ASBESTOS (A), que aborda o caso de trabalhadores de uma mina de amianto e o impacto do contato com a substancia que acabou deixando muitos doentes.

RESUMO

Este caso foi preparado pela Assistente de Pesquisa Jenny Mead, Darden Graduate School of Business Administration, Dr. Regina Swart, Palestrante, University of Pretoria e Mollie Painter-Moreland, Professora Adjunta, Departamento de Filosofia, DePaul University, sob a supervisão de Patricia H. Werhane, Ruffin Professor, Darden Graduate School of Business.

O case conta que Van Schalkwyk, uma enfermaria sênior na cidade sul-africana de Preiska, que trabalhou nas minas por três anos antes de terminar os estudos, até que em 1986, tendo perdido pesa e desenvolvido uma tosse, a mesma descobriu que tinha desenvolvido asbestose, a doença incurável ligada à inalação de amianto, além de outros em sua comunidade que também estavam doentes, doença que ao qual matou seu pai em 1993, e ainda, diagnosticou sua mãe e três de seus irmãos nos anos 1990.

Como vários outros sul-africanos,  Audrey van Schalkwyk teve uma doença causada pela mineração de amianto, que por levar de 15 a 40 anos para se manifestar, levou bastante tempo para se materializar e os anos 1990 viram um surto de asbestose juntamente com as outras enfermidades causadas pela poeira de amianto.

Assim, em 1997 três ex-operários negros da mineradora Egnep de Penge5  pediram uma indenização por danos contra a empresa matriz da Egnep, Cape plc, o que levou Audrey van Schalkwyk e outras vítimas quererem também retribuição e compensação daquelas empresas.

O amianto considerado um potente cancerígeno, causou sérios riscos à saúde  em virtude do processo pelo o qual as fibras eram separadas do minério por trituração, sucção do ar e peneiras vibratórias antes de serem ordenadas em diferentes graus de comprimento.

Depois da divulgação que os riscos à saúde gerados pelo amianto chegaram à Europa, aos Estados Unidos e ao Reino Unido, a Cape plc e a multinacional suíça Eternit  culparam o amianto azul como o principal culpado.

Certo é que os tribunais sul-africanos eram muito conservadores quando o assunto era conceder indenizações gerais , nenhuma das empresas envolvidas na mineração e trituração do amianto na África do Sul tinha seguro de responsabilidade para as consequências da exposição ao amianto. A legislação de compensação do trabalhador limitava seus direitos e de seus dependentes e fazia provisões para os níveis mais escassos de compensação, enquanto ao mesmo tempo proibia qualquer reclamação civil contra funcionários responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com