TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoácidos nos esportes

Seminário: Aminoácidos nos esportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

“Aminoácidos nos esportes” é um consenso no mundo dos esportes profissionais há muito tempo. No entanto, atualmente as funções favoráveis dos aminoácidos estão ganhando atenção entre todos os praticantes de esportes, não somente os atletas. As funções são basicamente divididas em 3 categorias:

(1) construção do músculo (2) melhora do condicionamento, e (3) recuperação da fadiga

Os tecidos musculares são formados por duas proteínas principais, actina e miosina. Os mais releventes componentes destas duas proteínas são a leucina, isoleucina e valina, chamados aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA*) devido às suas estruturas moleculares. Os BCAA´s* representam aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais contidos nas mioproteínas. A suplementação dos BCAA´s aumenta a matéria-prima nos tecidos musculares, contribuindo para a construção do músculo.

Quando praticamos exercícios vigorosos ou corremos por um longo tempo, o organismo começa a decompor as proteínas e consumir os BCAA´s. Na realidade, o nível dos BCAA´s na corrente sanguínea pós-competição diminui cerca de 20% devido ao seu consumo intramuscular em esportes desgastantes, como maratonas e esqui. Isto mostra que exercícios vigorosos consomem e danificam os tecidos musculares.

No entanto, podemos reduzir os danos musculares e inibir a diminuição da força muscular através da suplementação de BCAA´s no momento adequado, antes ou durante a atividade esportiva. O fornecimento suficiente de BCAA´s, utilizados como energia para os exercícios, permite armazenar fontes de energia, mantendo nosso condicionamento por um longo tempo. Além disso, a ingestão de suplementos de BCAA´s imediatamente após a atividade esportiva ou antes do repouso, pode recuperar imediatamente os músculos danificados e prevenir sintomas como dores causadas por lesões musculares.

Os BCAA´s também tem a função de impedir a produção de ácido lático, uma substância que causa a fadiga. Veja como ocorre a fadiga muscular: Quando praticamos exercício, há aumento do nível de ácido lático no sangue. Portanto o pH nos músculos diminui, causando dificuldade na contração. No entanto, a suplementação de BCAA´s inibe a elevação do nível de ácido lático no sangue, mesmo durante a prática de exercícios vigorosos.

O desempenho no esporte é mais influenciado pelas diminuições do entusiasmo e concentração do que pela fadiga muscular. Estas diminuições são causadas pelo aumento de serotonina, um neurotransmissor existente no cérebro. A matéria-prima da serotonina é o aminoácido essencial triptofano. Quando praticamos exercícios vigorosos por um longo tempo, o triptofano é transferido para o cérebro, levando à produção de serotonina. Entretanto, a ingestão de uma grande quantidade de BCAA´s dificulta a entrada do triptofano no cérebro, o que impede a produção de serotonina. É desta maneira que a suplementação de BCAA´s combate a diminuição de força de vontade, bem como a fadiga física e mental.

Além dos BCAA´s, a arginina e a glutamina também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com