TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de cálcio

Por:   •  15/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

        A análise de cálcio foi realizada lendo-se quatro soluções padrão de Ca2+ no fotômetro de chama para a construção de uma curva analítica de Ca2+, de concentrações preparadas versus concentrações lidas. Em seguida, realizou-se a leitura de uma via das amostras A, B e C no equipamento para se determinar a concentração de Ca2+ nas bebidas.

        Os resultados obtidos da leitura das soluções padrão de Ca2+ estão listados a seguir na tabela 2, onde nota-se que há uma diferença significativa entre os valores de concentração de cálcio preparados e os valores lidos no fotômetro de chama. Essa diferença se deve a baixa linearidade e precisão do equipamento e ao fato do cálcio ser um elemento difícil de ser analisado através da espectrofotometria de chama.

Tabela 2: Concentrações preparadas e concentrações lidas, em mg.L-1, de Ca2+ das soluções padrões em fotômetro de chama para a construção da curva analítica.

Soluções padrão preparadas (mg.L-1)

Soluções padrão lidas (mg.L-¹)

4,99

1,40

9,98

12,7

14,9

17,6

49,9

65,9

Apesar disso, o gráfico da figura 5 mostra que todos os pontos da curva estão dentro da reta e que o R2 (coeficiente de linearidade) é de 0,996 – um valor considerado bom, já que o ideal é que o R2 tenha um valor próximo de 1.  Através da equação da reta obtida no gráfico, foi possível determinar a concentração real de Ca2+ nas amostras A, B e C ao se substituir a incógnita y pelo valor obtido na leitura pelo equipamento.

Figura 5: Curva analítica obtida a partir da leitura em fotômetro de chama das soluções padrões de Ca2+, em mg.L-1.

[pic 1] 

                

        A tabela 3 lista a concentração de cálcio determinada experimentalmente para as amostras A, B e C. Observa-se que as amostras B e C tiveram um valor de concentração de cálcio aproximado, enquanto que a amostra A foi a que apresentou um valor diferenciado. No entanto, as três amostras ficaram abaixo da concentração máxima usualmente recomendada de cálcio para cervejas de trigo, que é 50 mg.L1-.

Tabela 3: Concentrações de Ca2+, em mg.L-1, determinadas para as amostras A, B e C.

Amostras

Concentração de Ca+2 (mg.L-1)

A

34,47

B

37,99

C

37,70

        O cálcio desempenha funções importantes no processo de produção da cerveja artesanal, como a redução do pH do mosto (essencial para que a enzima amilase participe do processo de fermentação) e a redução da absorção de taninos (que, se retidos no mosto, podem agregar sabor amargo e adstringente à cerveja). A baixa concentração de cálcio nas amostras significa que a fermentação ocorreu com um bom desempenho, devido à participação da enzima amilase, e houve pouca absorção de taninos, contribuindo para o amargor suave das bebidas (ROSA e AFONSO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com