TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Água

Por:   •  27/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

ANÁLISE DE ÁGUA NO RIO ITAJAÍ-AÇÚ DA PONTE DO TAMARINDO ATÉ A PONTE DA ITOUPAVA NORTE NA REGIÃO DE BLUMENAU S/C

Proponentes: Jessica Zabel

Áreas do conhecimento

Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Área: Química

Subárea: Química Analítica, Análises de Traços e Química Ambiental.

Comitê Assessor: COCQG

Faixa de financiamento: A – até R$: 30.000,00

Execução do projeto: 12 meses

RESUMO

A pesquisa consiste em analisar qualitativamente amostras de águas do Rio Itajái- Açú onde limitamos a área da coleta da Ponte do Tamarindo até a Ponte da Itoupava Norte em Blumenau, para constatar o grau de poluição, e também efetuar a coleta de amostras depois de tratadas para o fim de comparar com os padrões de aceitação para o consumo humano, que também tem como objetivo identificar quais são os principais poluentes e comparar a concentração de compostos químicos existentes.

1.0 INTRODUÇÃO

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A água é um líquido essencial e indispensável para a vida humana, animal e vegetal.  A água consumida pelo ser humano deve corresponder a critérios de qualidade definidos por regras nacionais e internacionais. Tratamentos são todos os processos físico-químicos a que é submetida uma água para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas. Um grave problema que enfrentamos hoje em dia é o do grande nível de poluição em que se encontram os rios, dos quais provem a água para consumo humano, exigindo cada vez mais de processos químicos nas centrais de tratamentos, para que a água atenda a todos os padrões. A poluição é o lançamento ou infiltração de substâncias nocivas na água. As atividades agrícolas, industriais, mineradoras, os esgotos são as principais fontes de poluição das águas.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Quando se fala em água poluída logo nos vem à cabeça, uma água com odor forte, e escuro. Hoje em dia, com o aumento das indústrias, aumenta também, o despejo de lixo tóxico que nem sempre é tratada pelas indústrias, a poluição do ar, e principalmente aumenta muito o problema da poluição das águas, onde a maioria das vezes, não significa uma água escura, ou com odor apenas alguns compostos químicos, ou biológicos já são o suficiente para a água ser considerada contaminada. Quando se pensa em qualidade da água para consumo humano, surge a necessidade de avaliar, situar, estudar ou controlar, o conjunto de características que fazem, ou não, com que ela seja considerada ajustada ao consumo humano. A falta de água potável facilita a transmissão de doenças que provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. Muitos surtos de doenças ou envenenamento, tais como, disenteria, cólera têm sidos conferidos diretamente à água potável.

Muitos produtos químicos e substâncias com características específicas podem ser usados no tratamento de água de abastecimento com finalidade diversificadas em função do tipo da água a ser tratada. As características de qualidade são inúmeras, tais como, turbidez, cor, odor, sabor, concentração de ferro, cromo, chumbo, etc. E para o consumo humano a água deverá ser: límpida, incolor, insípida, inodora, e não pode ter concentrações de elementos e substâncias químicas que possam ser prejudiciais.  

O fósforo, a amônia e o potássio são os fertilizantes mais utilizados pela agricultura e quando usados em excesso costumam infiltrar-se no solo, contaminado assim as águas subterrâneas, ou atingindo os corpos d’água superficiais. O fósforo, pelas suas características químicas, tende a infiltrar menos e fica mais nas águas superficiais, que são também atingidas pelos demais nutrientes. Ingerir água contaminada por compostos orgânicos sintéticos não biodegradáveis e tóxicos, como os pesticidas agrícolas, detergentes ou metais pesados também pode causar doenças, sendo os efeitos variáveis, de pequenas dores de cabeça até a morte.

Seja por negligência no tratamento para a eliminação de poluentes, seja por desatenção ou descuido, o grande desenvolvimento industrial tem comprometido cada vez mais nossos mananciais. Um tipo comum de contaminação aquática é pelos metais pesados, que são lançados às águas através de efluentes de indústrias químicas, farmacêuticas e eletricidade, ou então como resíduos da atividade de mineração. Podem ser provenientes também de indústrias de madeira e da agricultura. Entre os mais nocivos ao meio ambiente, encontram-se o chumbo, o cádmio e o mercúrio.

Hoje a poluição, é um problema real e gravíssimo que, talvez, pudesse ser superada apenas com a conscientização das pessoas, das empresas e quase que principalmente necessário do governo, visando que uma grande parte das poluições ainda está ligada a falta de saneamento básico, esgoto tratado, especialmente nas partes com mais dificuldades financeiras.

Uma mudança na lei ambiental, que visa multar, as pessoas responsáveis por poluir, talvez fosse uma saída para mudar a situação do país. Mas antes de qualquer cobrança vindo do governo, o mesmo terá que tomar providencia para oferecer um melhor saneamento básico, fazendo assim, com que tenha o esgoto tratado.

  • Os autores1 tiveram como objetivo principal do trabalho, a avaliação e identificação de parâmetros físico-químicos e biológicos para a qualidade de corpos d’água no semiárido baiano. Foi utilizada como estudo a bacia do rio Salitre, sub-bacia do rio São Francisco, com clima tropical semiárido, e com distribuição de chuva bastante irregular.
  • No artigo as autoras2 avaliaram a qualidade da água do manancial subterrânea, cuja finalidade é o consumo humano, captada através de poços, na zona urbana de Feira de Santana, na Bahia, analisando a qualidade nos fatores de bacteriologia e físico-química. Após todas as análises necessárias feitas, chegou à conclusão de que os mananciais apresentaram uma importante contaminação nas águas, fazendo com que tornassem inadequado ao consumo humano.

 OLIVEIRA, Clélia Nobre de; CAMPOS, Vânia P. ; MEDEIROS, Yvonilde Dantas Pinto. Avaliação e identificação de parâmetros importantes para a qualidade de corpos d’água no semiárido baiano. Estudo de caso: bacia hidrográfica do rio Salitre. Disponível em: <:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422010000500010&script=sci_arttext:> Acesso em: 15 de outubro de 2016.

2 SILVA, Rita de Cássia Assis da; ARAÚJO, Tânia Maria de. Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de Feira de Santana (BA), disponível em: Acesso em: 15 de outubro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com