TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reações Químicas

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Inicialmente é importante definir o que é Química. Uma definição comumente encontrada nos livros didáticos seria: “Química é o ramo da ciência que estuda tanto a composição dos materiais quanto as transformações que eles podem vir a sofrer” (USBERCO; SALVADOR, 1997, p. 12).

Uma reação química é uma mudança química que forma novas substâncias. Uma reação química pode ser representada por uma equação química, que indica o número e o tipo de cada átomo, bem como sua organização em moléculas ou íons. Uma equação química usa os símbolos dos elementos como notação abreviada para os elementos, com setas para indicar a direção da reação. [1]

As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substancias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substancias de partida. Vários são os indicativos da ocorrência de uma reação química: mudanças de cor, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases ou formação de sólidos onde antes não havia e etc. Pode se dizer a tentativa de entender, explicar e controlar as reações químicas e o principal objetivo da Química e, na verdade, bem antes mesmo da existência da Química, o Homem tentava entender essas transformações. Hoje, ao contrário dos antigos, temos a disposição a teoria atômica, teoria que explica a estrutura da matéria. Pois, baseado nesta, que vamos discutir por que e como ocorrem as reações químicas. (CAMPOS)

Para que uma reação ocorra, é preciso que as substâncias envolvidas encontrem condições favoráveis, a saber: tendência a reagir, condições adequadas de temperatura, pressão etc., entre outras. As reações podem ocorrer naturalmente ou podem ser criadas condições favoráveis para que estas possam acontecer (LISBOA, 2010).

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Ela envolve mudanças relacionadas à conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros> Assim, resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita. (ATKINS, P)

OBJETIVO

Detectar, de modo qualitativo, evidencias de ocorrência ou não de uma reação química. Ou seja, verificar os indícios de reação química, identificar porque ocorreu determinada fenômeno. Representar reações através de uma equação química e balanceá-las de modo correto. Manuseio de rejeitos químicos.

MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

Bastão de vidro (01)

Becker 50 mL (01)

Conta-gotas (01)

Erlenmeyer 50 mL (01)

Erlenmeyer 125 mL (01)

Espátula (01)

Estante para tubos de ensaio (01)

Funil simples médio (01)

Papel filtro (01)

Pinça (01)

Pipeta graduada 5 mL (02)

Pisseta 500 mL (01)

Tubo de ensaio (03)

Reagentes sólidos

Palha de aço (Fe)

Reagentes em solução

Acetato de chumbo [Pb(CH3COO)2] – 0,05 mol/L

Ácido sulfúrico (H2SO4) – 3 mol/L

Fenolftaleína [C6H4OH)2 C2O2C6H4] – 1%

Iodeto de potássio (Kl) – 0,1 mol/L

Hidróxido de amônia (NH4OH) – 0,1 mol/L

Sulfato de cobre (CuSO4) – 0,1 mol/L

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Em um tubo de ensaio foi colocado 5 mL de solução de sulfato de cobre utilizando uma pipeta graduada e com o bastão de vidro, colocou- se, um pedaço pequeno de palha de aço no tubo de ensaio que havia a solução (CuSO4), aguardando assim, 5 minutos. Após retirar a palha de aço usando o bastão foi observado se ocorreu alguma reação na solução e na palha de aço.

Com uma pipeta graduada, foi adicionado em um tubo de ensaio, 5 mL da solução de acetato de chumbo e, em seguida, com outra pipeta, juntou se à solução de acetato de chumbo, 3 mL de solução e iodeto de potássio. Em seguida foi filtrado todo o material contido no tubo de ensaio para erlenmeyer de 50 mL. Ao filtrado adicionou- se 3 mL de solução de iodeto de potássio (medidos em uma pipeta). Sempre observando se houve ou não alguma mudança na solução. Todo o procedimento foi repetido e adicionado uma gota ao filtrado e observado. Logo após, secou e observou-se todo o material obtido.

Identificar o reagente limitante da reação.

Calcular quantos gramas de Pbl2 deverá ser obtido nesta reação.

Porque ao ser adicionado novamente a solução de iodeto de potássio ao filtrado, ocorre novamente a precipitação?

Calcular o rendimento deste experimento.

Pipetou-se 5 mL da solução de hidróxido de amônia e foi colocado em um tubo de ensaio. Após ser adicionado ao tubo duas gotas de solução de fenolftaleína, foi agitado e adicionado 1 mL de solução de ácido sulfúrico, e novamente o tubo foi agitado.

Explicar a mudança de coloração ocorrida nesta reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (574.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com