TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Análise e Síntese

Por:   •  17/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 Universidade Luterana do Brasil

Disciplina de Técnicas de Análise e Síntese

Professora Dione Silva Corrêa

Aluna Fernanda dos Santos Miranda

Atividade Prática 3 – Síntese e Purificação do Ácido Acetilsalicílico

Resumo da Prática

        Os reagentes usados na síntese do ácido acetilsalicílico são o ácido salicílico e o anidrido acético. Os produtos da reação são o ácido acetilsalicílico e o ácido acético. O ácido sulfúrico funciona como catalisador da reação, aumentando assim a sua velocidade e diminuindo a energia de ativação. A reação deve ser conduzida a temperatura moderadamente elevada de maneira a, em simultâneo com o catalisador, aumentar a velocidade da reação.

        É necessário separá-los da fase líquida, que é uma solução aquosa de ácido acético. Esta separação faz-se usando uma filtração por vácuo, que inclui a lavagem dos cristais obtidos com água fria. No final do experimento, obtêm-se cristais de ácido acetilsalicílico que são recristalizados na presença de etanol a quente e água morna.

[pic 2]

        No ácido salicílico é possível identificar o grupo COOH, que é o grupo dos ácidos carboxílicos, como também se pode verificar a existência do grupo funcional dos fenóis que é composto por um grupo OH ligado a um anel benzênico. No anidrido acético é observável a presença de dois grupos C=O e o oxigênio presente no meio do composto, visto que os dois grupos C=O são ligados por um oxigênio dá-se a este composto o nome de anidrido. No ácido acetilsalicílico verifica-se a existência de um grupo dos ácidos carboxílicos (COOH) assim como também um grupo funcional éster que é caracterizado por um carbono com uma ligação dupla a um oxigênio e duas ligações simples sendo uma delas a um oxigênio que se liga a outro elemento. Por fim, no ácido acético está presente o grupo funcional carboxila.

Ácido salicílico: é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, pertencente ao grupo dos hidroxiácidos. No seu estado puro é sólido e apresenta forma de cristais brancos ou de pó cristalino, é inodoro e pouco solúvel em água.

Anidrido acético: é o composto químico com fórmula C4H6O3 e é um dos mais simples anidridos de ácidos. É largamente usado como reagente em síntese orgânica.

Ácido acetilsalicílico: é um dos fármacos mais populares, com fórmula de estrutura C9H8O4, sendo usado como analgésico, antipirético, anti-inflamatório e anticoagulante.

Ácido acético: é da família dos ácidos carboxílicos, sendo a sua fórmula química CH3COOH. Pode também ser chamado ácido etanóico, porém é conhecido por vinagre.

        

Questões

  1. Cálculo do rendimento com o valor obtido na síntese;

Reação (1:1)

C7H6O3             →       C9H8O4 

138,123 g/mol  →  180,16 g/mol

5,018 g                               x

 x = 6,545 g (massa esperada).

6,545 g       →      100%

(4,989 g – 0,371 g papel filtro) →     x %

x = 70,56 %

Foi necessário realizar dois processos de filtração, pois na primeira vez um pouco de produto passou pelo papel filtro ocasionando perda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (713.1 Kb)   docx (644.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com