TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÚCARES TOTAIS

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 5

AÇÚCARES TOTAIS

São todos os açúcares presentes na matéria-prima, que são: frutose (açúcar redutor), glicose (açúcar redutor) e sacarose (açúcar não redutor).

Método Somogyi & Nelson para Determinação de Açúcares Redutores Totais É feito a determinação de açúcares redutores totais pelo Método de Somogyi & Nelson nas amostras de volante (vinho delevedurado pronto para ser destilado), vinhaça, aguas residuais e aguas de refrigeração.

As amostras são clarificadas com 0,2 gramas de oxalato de sódio e 0,5 gramas de celite. Destas amostras clarificadas pipetam-se 10 mililitros e coloca-se em balão volumétrico de 200 mililitros, adicionam-se 20 mililitros de ácido clorídrico 0,75 N e coloca em banho maria por 40 minutos para hidrólise da sacarose. Após 40 minutos as amostras são resfriadas e adicionam-se 4 gotas de fenolftaleína para neutralizar as amostras com hidróxido de sódio 0,75 N até viragem da cor rósea e completa o volume do balão com água deionizada. São separados 3 tubos de ensaio para cada amostra a ser analisada e colocados 1 mililitro de amostra em cada tubo. Leva em banho de ebulição por 1 a 2 minutos para aquecer os tubos e então se adiciona 1 mililitro de reativo Somogyi deixando em banho de ebulição por 15 minutos. Passados os 15 minutos as amostras são resfriadas para depois adicionar 1 mililitro de reativo Nelson em cada tubo e 7 mililitros de água. Homogeneizar em agitador de tubos . A solução branco utilizada para zerar o espectrofotômetro é feita com 1 mililitro de água deionizada em banho de ebulição com 1 mililitro de reativo Somogyi juntamente com as amostras e depois de resfriado adiciona-se também 1 mililitro de reativo Nelson e 7 mililitros de água deionizada. É preparada uma solução padrão para ser utilizado nos cálculos para determinação dos açúcares redutores totais. A solução padrão é preparada com 10 mililitros de açúcar invertido em temperatura ambiente em balão de 100 mililitros completando o volume com água deionizada. Desta solução transfere-se 10 mililitros para balão de 200 mililitros e completa o volume com água deionizada. A solução padrão também vai a banho de ebulição adicionando o reativo Somogyi e depois de resfriado adiciona-se 1 mililitro de reativo Nelson e 7 mililitros de água deionizada. Faz-se a leitura das amostras em espectrofotômetro.

Método Lane & Eynon para Determinação de Açúcares Redutores Totais.

 A análise de açúcares redutores totais pelo método Lane & Eynon é feita com 200 mililitros de mosto coletado no ponto de coleta na indústria. O mosto é clarificado com 0,2 gramas de oxalato de sódio e 0,5 gramas de celite. Do clarificado são retirados 10 mililitros e colocados em balão de vidro de 200 mililitros. Adiciona-se 20 mililitros de ácido clorídrico 0,75 N e coloca em banho maria por 40 minutos para hidrólise da sacarose que ainda não foi reduzida para glicose e frutose. Passados os 40 minutos pingam-se 4 gotas de indicador fenolftaleína e adiciona hidróxido de sódio até viragem da cor para levemente avermelhado. Completa o volume com água deionizada É preparada uma solução padrão utilizada para correção da diferença dos resultados de um analista para outro. Para solução padrão são utilizados 50 mililitros de açúcar invertido em balão volumétrico de 200 mililitros, 3 gotas de fenolftaleína, adiciona-se hidróxido de sódio 1 N até viragem da cor rósea e completa o volume com água deionizada. Para titulação da solução padrão adicionam-se no Redutec 5 mililitros de Solução de Fehling B, 5 mililitros de Solução de Fehling A e 20 mililitros de água deionizada. Na bureta completa-se o volume de 50 mililitros com a solução padrão. Desce, a frio, 19 mililitros de solução padrão no Redutec e liga o equipamento. Quando a coloração azul virar para vermelho tijolo marca-se em cronômetro 2 minutos para pingar 3 gotas de azul de metileno e começar a titular, gota a gota, a solução padrão até viragem da cor de azul para vermelho tijolo novamente. Marca-se o volume gasto. Esse procedimento é repetido três vezes e é feito uma média dos três resultados.

Para determinação dos açúcares redutores totais do mosto é feita uma titulação prévia e outra propriamente dita. Para análise prévia completa-se a bureta com 50 mililitros da amostras, adicionam-se no Redutec 5 mililitros de Solução de Fehling B, 5 mililitros de

de Fehling A e 20 mililitros de água. Liga o equipamento e quando o líquido do Redutec entrar em ebulição começa a pingar a amostra, no Redutec até viragem da cor azul para vermelho tijolo. Quando virar, pingar 3 gotas e azul de metileno e continuar titulando até viragem da cor azul para vermelho tijolo novamente. Anotar volume gasto. Para a análise propriamente dita adicionam-se no Redutec 5 mililitros de Solução de Fehling B, 5 mililitros de Solução de Fehling A e 20 mililitros de água. Desce, a frio, 1 mililitro a menos que o volume titulado na análise prévia (Exemplo: 19 ml na titulação prévia, desce 18 ml a frio na titulação propriamente dita) e liga o equipamento. Quando o líquido mudar de cor azul para vermelho tijolo marcar 2 minutos e adicionar 3 gotas de azul de metileno e titular, gota a gota, até viragem da cor novamente. Anotar volume gasto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com