TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiesel: Feira De Paris Rufold Diesel

Por:   •  9/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

Plásticos

Nome:

Magno

Flaviane

Yuri

INTRODUÇÃO

Desde 1898quando em uma feira de Paris Rufold Diesel apresentou um motor movido a óleo de amendoim que se mostrou mais eficiente que os motores a vapor utilizados na época, os combustíveis feitos de óleos vegetais vêm sendo cada vez mais utilizados. Com a preocupação que se gerou, atualmente, pelo desenvolvimento sustentável e o futuro do planeta, esses combustíveis ganharam certa importância devido ao fato de emitiram menos poluentes na atmosfera, de serem mais baratos em comparação ao petróleo, e serem feitos a partir de fontes renováveis. Hoje a procura por fontes de energia renováveis se torna cada vez mais necessária, biodiesel é um combustível que vem atualmente se mostrando uma ótima opção substituição do óleo diesel por suas inúmeras vantagens. Entre essas vantagens podemos citar: é uma fonte renovável, não é necessária adaptação no motor diesel tradicional, colabora para a diminuição do efeito estufa, entre outras.

As matérias-primas para a produção de biodiesel são: óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais, além de metanol ou etanol. Neste projeto foi utilizado óleo de soja como matéria prima para a produção do biodiesel. Tal óleo deve passar por um processo químico chamado transesterificação, que consiste na adição de um álcool simples, como o metanol ou o etanol, para a separação da glicerina contida no óleo. O processo de transesterificação se torna necessário, pois a glicerina contida em cerca de 20% de cada molécula do óleo torna o óleo mais denso e viscoso, o que prejudica seu desempenho no motor.

OBJETIVO

Obter o biodiesela partir do óleo de soja.

MATERIAIS

  • Béqueres de 250 ml
  • Bastão de vidro
  • Balança
  • Funil de separação
  • Papel  filtro

PROCEDIMENTO

  1. Mediu a massa de 45.011g de álcool etílico,
  2. A massa de 1.012g de hidróxido de sódio,
  3. Em seguida misturou o hidróxido de sódio com álcool etílico sob agitação constante, até dissolução total, porém a solução ficou rosa, o recipiente utilizado estava com fenolftaleína.
  4. Em seguida mediu uma massa de 100.270 g de óleo de soja que já havia sido utilizado ( óleo “ sujo”) em um béquer de 250 ml, adicionou no  mesmo béquer a solução anterior o hidróxido de sódio com álcool etílico agitando por aproximadamente 20 minutos.
  5. Em seguida a solução foi transferida para um funil de separação para ocorrer à separação das fases.
  6. Neste experimento não ocorreu a separação das fases, como o tempo para realizar o experimento foi curto isso pode ter influenciado no resultado.  Para realizar os testes seguintes utilizou uma amostra do experimento que havia dado certo, nnesta amostra foi retirada três fases
  • 3° Fase: 115 ml
  • 2° Fase: 30 ml
  • 1° Fase: 5 ml

        Utilizou da segunda fase 5 ml e da terceira fase 20 ml para realização dos testes. Misturou a fase 2 com óleo diesel e a fase 3 com óleo diesel, para verificar se eram miscíveis. Em seguida Misturou a fase 2 com água e a fase 3 com água para verificar se eram miscíveis.

  1. Teste do fogo: Foi utilizado papel filtro o mesmo foi umedecido com óleo de cozinha utilizando um isqueiro acendemos o papel filtro para observar. Em seguida este procedimento foi realizado também com óleo diesel, com a fase 2 e a fase 3.

[pic 2][pic 3][pic 4]

a)   Álcool Etílico.  b) Óleo de Cozinha. C) Solução no funil de separação.

[pic 5]

 d)1° Béquer: Mistura da fase 2 com óleo diesel;2° Béquer: Fase 3 com óleo diesel; 3°Béquer: Fase 2 com água; 4°Béquer: Fase 3 com água.

[pic 6][pic 7]

e) Fuligem papel filtro com óleo de cozinha        f) Fuligem papel filtro com óleo diesel

[pic 8][pic 9]

   g) Fuligem papel filtro com fase 02                           h) Fuligem papel filtro com fase 03

RESULTADOS

Quando misturou o hidróxido de sódio com álcool etílico o béquer estava com fenolftaleína por isso a solução ficou rosa.

Quando a mistura foi transferida para o funil de separação ocorreria a separação das fases porem não ocorreu.

Utilizamos outra amostra para verificar se as fases eram miscíveis em óleo diesel e na água. Misturadas as fases observamos que a fase 2 com óleo diesel não é miscível,não se mistura.A fase 3 com óleo diesel é miscível, misturou bem.

A fase 2 com água é mais miscível que a fase 3. A fase 3 com água não mistura,não é solúvel em água porque junta um composto orgânico com um inorgânico (apolar com polar).

No teste de fogo o papel de filtro no óleo de cozinha não queima com facilidade, deu pouca fuligem. Papel  filtro no óleo diesel queimou com facilidade deu bastante fuligem. E o papel filtro com a fase 2 pegou fogo com facilidade,deu fuligem porem menos que o óleo diesel. Todos os papeis filtro geraram cinza quando queimados porque a queima é incompleta.A queima do biodiesel comparada à do diesel forma menos fuligem, já que o biodiesel não possui compostos aromáticos, os quais, em geral, nas condições cotidianas sofrem combustão incompleta. Outro fato que permite ao biodiesel queimar com menos resíduos de fuligem é o grupo éster que favorece a queima mais completa, produzindo dióxido de carbono e água. Essa característica do biodiesel é muito importante para a qualidade do ar nas grandes cidades, uma vez que a fuligem é em grande parte composta por substâncias poliaromáticas, com grande potencial cancerígeno. O óleo de soja queima com grande dificuldade devido a sua baixa volatilidade quando comparada ao diesel e ao biodiesel.

Através da reação de transesterificação do óleo de soja, utilizando como catalisador da reação o hidróxido de sódio (NaOH), obteríamos o biodiesel, que em comparação com o diesel produz uma queima mais completa. Este biodiesel foi considerado impuro, pois não foi passado pelo procedimento de lavagem com HCl e posteriormente água destilada, além dessas circunstâncias outros erros podem ter influenciados no produto final, tais com, evaporação do álcool, absorção da água pelos reagentes, contaminação com reagentes residuais na vidrarias, má dissolução do NaOH em álcool etílico e como o teste do biodiesel proposto pelo procedimento experimental não foi executado, impedindo assim, a certeza de que o produto final do experimento era realmente o biodiesel. A utilização de álcool anidro é uma forma de diminuir a formação de sabões, uma vez que a água é um dos agentes causadores de reações paralelas de saponificação, consumindo o catalisador e reduzindo a eficiência da reação de transesterificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (354.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com