TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Borracha

Por:   •  20/11/2015  •  Dissertação  •  4.158 Palavras (17 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 17

BORRACHA

PRODUÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE PNEUS

1.        INTRODUÇÃO

        A borracha antes de ser descoberta era usada como bolas pelos índios. Em 1525 P.d’ Anghlieria relatou ter visto índios jogarem bolas elásticas. Os portugueses começaram a utilizar a borracha na fabricação de botijas, que utilizavam para transportar vinhos, dando a origem ao nome borracha.

        Os primeiros estudos científicos foram desenvolvidos pelo francês Charles de La Condamine, em 1735, durante viagem ao Peru. Mais tarde o engenheiro francês C. F. Frensneau, estudou a substância na Guiana Francesa e concluíra que esta não era senão "uma espécie de óleo resinoso condensado".

        O primeiro emprego industrial da borracha foi como apagador. Os primeiros cubos de borracha começaram ser vendidos em 1772.

        No século XIX, novas formas de beneficiamento permitiram diversas aplicações tecnológicas. Em 1839 o norte americano Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização. Em 1888 Dunlop desenvolve o pneumático para bicicletas, mais tarde utilizados em automóveis pelos irmãos Michelin.

        Atualmente existem várias empresas que produzem pneus em todo o mundo. E com esse aumento da produção de pneus, as empresas começaram a preocupar-se com o meio ambiente. Na produção de pneus utiliza o negro de fumo que é derivado do petróleo, que é um recurso natural não renovável.

        Os pesquisadores desenvolveram o pneu ecológico que teve a substituição do negro de fumo por outros componentes, que não utilizam recursos naturais não renováveis em sua produção. E quando aplicados na produção dos pneus, dão origem a um produto capaz de fazer com que ocorra a redução de consumo de gasolina e a emissão de CO2 no meio ambiente.

2.        BORRACHA

        A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto, dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos.

        A borracha era conhecida dos nativos da Amazônia, mas somente nos séculos XVI e XVII viajantes europeus encontraram, em alguns países da América do Sul e da América Central, índios com o corpo coberto por um líquido leitoso obtido do corte de certas árvores. Alguns chegaram a ver índios brincando com bolas que "ao tocar o solo subiam a grande altura". Entretanto, foi o matemático e naturalista francês Charles-Marie de la Condamine, chefe de uma expedição científica francesa enviada à América do Sul, que se interessou, no Brasil, pelo látex e em 1740 enviou amostras para a Academia de Ciências da França.

        Durante várias décadas após a descoberta de La Condamine, a borracha continuou sendo simples matéria-prima de artesanato rudimentar dos nativos, que, segundo o cientista, com ela fabricavam "garrafas, botas e bolas ocas, que se achatavam quando apertadas, mas que tornavam a sua forma primitiva desde que livres". A primeira utilização da borracha no mundo civilizado foi feita pelo cientista inglês Joseph Priestley, em 1770, ao observar que o látex coagulado servia para apagar traços de lápis.

        A borracha é uma substância em partículas contida no látex de muitas plantas, sendo que 90% da produção mundial vem das plantações da árvore brasileira Hevea brasiliensis no sudeste da Ásia, principalmente na Malásia, a borracha é obtida pelo aquecimento até a coagulação do látex parecido com o leite e com a cor predominante branca produzido pela seringueira. Após a coagulação, obtida com a adição de ácido acético, forma-se um material elástico.

        A borracha natural não tinha muita utilidade até que o norte americano Charles Goodyear inventou o processo de vulcanização, o qual era feito adicionando enxofre à borracha e aquecendo a mistura. Esse processo evitava que a borracha se tornasse pegajosa quando aquecida e dura quando resfriada, ou seja, era obtida uma goma elástica que não se esfarelava e nem colava. Foi esse o ponto de partida para as aplicações práticas da borracha. A partir de então o produto passou a ser utilizado como matéria-prima para várias indústrias. O primeiro a aplicar a borracha em rodas de veículos foi o irlandês John Boyd Dunlop, em 1888. O primeiro pneu fabricado nos Estados Unidos data de 1891.

        A borracha sintética produzida por processos químicos industriais, não substitui inteiramente as aplicações da borracha orgânica, superior por sua elasticidade e densidade.

2.1        Borracha Natural

        É o elastômero natural obtido do látex. Pode também ser obtida a partir de várias outras plantas.

        A borracha natural, a qual provém da coagulação do látex, contém ao lado de outras substâncias secundárias, um hidrocarboneto responsável pelas propriedades características do produto. Esse hidrocarboneto é a molécula do polipreno e pode ser considerada como uma cadeia formada pela junção de um grande número de elos do monômero isopreno, C5H8.

        É por isso que a borracha crua não vulcanizada, se torna plástica pela ação do calor. A borracha crua esticada e esfriada a temperatura muito baixa é quebradiça e, quando martelada, fragmenta-se em filamentos. Suas propriedades são semelhantes aos dos plásticos termoplásticos. A borracha deteriora-se na presença de luz solar direta por causa da sua reação com o oxigênio.

        Para evitar que isso aconteça, é introduzido um pigmento negro carbôneo que desacelera este processo. Isso não impede que a borracha se deteriore, ela continua a se deteriorar, mas lentamente, especialmente na presença de óleo ou graxa. Como a borracha é um termofixo (torna-se flexível ao ser aquecida), pode adquirir forma por extrusão e moldagem.

        É utilizada em grande escala na produção de pneus e também na fabricação de tecidos impermeáveis utilizados na confecção de capas de chuva, forros de superfícies. Não podemos esquecer também de sua importância como componente principal na fabricação de mangueiras (setor automotivo). O látex é o leite colhido e preservado. Sob o ponto de vista físico-químico, é um sistema coloidal. Sua estabilidade é conservada com a adição de amoníaco. A sua preservação é auxiliada com fenóis.

        O paranitrofenol é o de maior emprego. Os agentes biológicos costumam manchar a borracha muitas vezes. O oxigênio é o principal causador da deterioração da borracha. A luz ultravioleta, em tempo muito curto, torna a borracha "melada", principalmente quando não defumada. Portanto, deve-se proteger a borracha crua da ação da luz, principalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (89.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com