TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colóides

Por:   •  22/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

1. OBJETIVO

Estudar vários sistemas coloidais.

2. INTRODUÇÃO

Coloides são misturas heterogêneas de pelo menos duas fases diferentes, com a matéria de uma das fases na forma finamente dividida (sólido, líquido ou gás), denominada fase dispersa, misturada com a fase contínua (sólido, líquido ou gás), denominada meio de dispersão (JUNIOR, 1999).

Estudos feitos em meados de 1861 foram introduzidos os termos colóide e diálise em um estudo sobre a difusão da matéria nos estados gasoso e líquido. Diálise é o processo de separação através do qual moléculas menores atravessam uma membrana semipermeável enquanto as moléculas maiores ou partículas coloidais são retidas pela mesma membrana (JUNIOR, 1999).

A distinção entre um meio homogêneo e heterogêneo é relativamente fácil, especialmente porque as superfícies de separação de fases são quase sempre visíveis. Porém, conforme as dimensões das partículas diminuem mais elas se confundem com o meio em que estão presentes, até finalmente escaparem dos limites da percepção visual. Tem-se então a impressão de que o meio é perfeitamente homogêneo e de que se trata de uma verdadeira solução (GIESBRECHT, 1982).

Se referindo a sistemas dispersos, as soluções coloidais ocupam um lugar intermediário pelas dimensões de suas partículas, que na fase liquida varia de 1 a 100 mµ (SEMICHIN, 1979).

Características referentes ao mundo macroscópico possibilitam a verificação de uma solução verdadeira . As mesmas permitem ser atravessadas pela luz, porém não a refletem ou a dispersam. No entanto, ao se tratar de um sistema contendo particulss dispersas, a luz é refletida pelas mesmas, tornando visível o caminho por ela atravessado. Esse efeito é utilizado na diferenciação de soluções verdadeiras das chamadas dispersões, e é conhecido como efeito Tyndall (GIESBRECHT, 1982).

As soluções coloidais podem ser obtidas pelo método de dispersão (subdividindo as partículas maiores de outros sistemas dispersos) e pelo método da condensação (agrupando as partículas das verdadeiras soluções, nas quais existe uma dispersão molecular ou iônica da substancia) (SEMICHIN, 1979).

Diferentemente das verdadeiras soluções, as coloidais são sistemas heterogêneos sob o ponto de vista óptico, visto que os raios luminosos se dispersam nelas, explicando o fato da opalescência das soluções coloidais (diferentes cores da luz refletida e a luz que as atravessa), servindo para as distinguir. Devida a variação do tamanho das partículas de uma mesma solução entre amplos limites, a cor destas soluções pode ser diversa (SEMICHIN, 1979).

A separação entre o macro e microscópico é tão sutil quanto o estabelecimento dos limites que separam o meio homogêneo de uma dispersão como gases, formados por pequenas moléculas, difundem-se livremente, formando sempre soluções verdadeiras. Sólidos e líquidos finamente divididos misturam-se com os gases formando os aerossóis, como exemplo a fumaça e nevoeiro. Quando misturados com líquidos que não se dissolvem, as diminutas partículas (10-7 a 10-4 cm) de sólido ou de líquido podem dar origem a suspensões coloidais (sol) ou a emulsões, dos quais os exemplos mais comuns encontram-se no sangue e no leite. Existem casos em que as partículas interagem com o leite. Existem casos em que as partículas interagem tão fortemente com o meio, a ponto de originar uma única fase, geralmente viscosa, denominada gel (SEMICHIN, 1979).

3. MATERIAIS UTILIZADOS

- Cloreto de ferro III (s);

- Água destilada;

- Hidróxido de sódio 6 moles/L;

-Sulfato de alumínio 1 mol/L;

- Hidróxido de amônio 2 moles/L;

- Nitrato de prata 0,1 mol/L;

- Ácido nítrico 2 moles/L;

- Cloreto de sódio 0,1 mol/L;

- Pipetas graduadas de 2 ou 5 mL;

- Tubos de ensaio;

- Banho-maria;

- Bastão de vidro;

- Vidro de relógio;

- Termômetro.

-  Bequeres de 50 mL;

- Óleo de soja;

- Benzeno;

- Parafina medicinal;

- Detergente;

- Sabão.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1. PREPARAÇÃO DO GEL DE HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO

- Colocou-se em um béquer de 50 ml cerca de 10 ml de solução 0,1 mol/L de sulfato de alumínio e aproximadamente 1 ml de hidróxido de amônio 2 mol/L.

- Cobriu-se o béquer com o vidro de relógio;

- Observou-se as alterações e foram anotados os resultados.

4.2. COLOIDE PROTETOR

- Em um béquer pipetou-se 10 ml de água destilada e juntou-se ao mesmo duas gotas de solução 0,1 mol/L de nitrato de prata e 4 gotas de solução 2 mol/L de ácido nítrico;

- Misturou-se a solução e dividiu-se a mesma em dois tubos de ensaio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com