TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustíveis Fósseis e o Meio Ambiente

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

Considerações finais

Pela observação dos aspectos analisados sobre os combustíveis fósseis, conclui-se que os mesmos podem ser prejudiciais ou úteis para nós e ruins para o meio ambiente. O gás natural, gás liquefeito de petróleo, gasolina, garrafas plásticas, gomas de mascar, tênis, preservativos, borrachas, entre outros, são alguns exemplos de petróleo. O petróleo é uma mistura de muitos compostos orgânicos (principalmente hidrocarbonetos) e também um recurso natural não renovável. Os produtos da destilação do carvão mineral são transformados em diversos compostos orgânicos. Por exemplo: a hulha que é um carvão mineral resultante da madeira fossilizada que apresenta um alto teor de carbono em relação a madeira recém-extraída. A destilação seca da hulha é feita na ausência de ar e dá origem a três frações de grande valor comercial. Na fração gasosa, é usada como combustível e como gás de iluminação. Na líquida, são usadas principalmente na fabricação de fertilizantes agrícolas. E por fim, na sólida, é utilizado principalmente na indústria siderúrgica, na obtenção do aço. O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. A principal aplicação do gás natural é o combustível, exemplo: GNV (gás natural veicular). Apresenta algumas vantagens para as indústrias em relação ao carvão e o óleo combustível. E por fim iremos falar sobre o xisto. O xisto é uma rocha sedimentar de uma variedade carbonífera mais nova que a hulha, que é encontrado em duas variedades: no xisto betuminoso, a matéria orgânica (betume) disseminada em seu meio é quase fluida, sendo facilmente extraída; no xisto pirobetuminoso, a matéria orgânica (querogênio), que depois será transformada em betume, é sólida à temperatura ambiente.

DESENVOLVIMENTO

Combustíveis Fósseis e o meio ambiente

O termo combustível designa materiais com características como disponibilidade, baixo custo, alto poder calorífico e, se possível, não poluente. Dependendo do uso, características também são importantes, como a temperatura de fulgor e a viscosidade. De modo geral, os combustíveis são constituídos principalmente pelos elementos carbono e hidrogênio. Existem diversos tipos de combustíveis fósseis, más os mais utilizados são o carvão, o petróleo e o gás natural, resultantes de transformações sofridas principalmente por vegetais. Portanto a energia que fornecem se encontrava originalmente, armazenada nesses vegetais. Os vegetais produzem seu próprio alimento pela fotossíntese, processo em que a água e dióxido de carbono do ambiente, na presença da luz solar, são transformados em carboidratos e oxigênio. A energia solar é absorvida pela clorofila, pigmento verde das plantas, que inicia e mantém o processo da fotossíntese. A transformação do gás carbônico e vapor de água em carboidrato é um processo endotérmico, ou seja, absorve energia da luz solar. Essa energia química e contínua presente nos combustíveis fósseis. Quando estes são queimados, a energia é liberada e pode ser usada.

  • Petróleo: fonte de hidrocarbonetos

O petróleo é uma mistura viscosa, menos densa do que a água, composta de grande quantidade de hidrocarbonetos e pequenas quantidades de substâncias que contêm enxofre, oxigênio e nitrogênio. Contêm alcanos, alcenos, cicloalcanos e compostos aromáticos. Sua cor geralmente varia entre marrom e preta. Dele é possível obter, por exemplo, asfalto para pavimentação de ruas e estradas, combustíveis, como gás de cozinha, querosene, óleo diesel e a gasolina, matérias-primas para produção de plásticos, medicamentos e roupas, entre diversos outros produtos.

A queima desses combustíveis representa, no momento, uma das maiores fontes de energia para a humanidade. Trata-se de uma fonte não renovável de energia.

Existem diversas teorias sobre a formação do petróleo. A mais aceita é a de que ele se originou do acúmulo de restos orgânicos (restos de seres vivos) depositados no fundo de lagos e mares.

Ao longo dos anos, camadas de sedimentos foram depositadas sobre essa matéria orgânica, em decomposição por  microrganismos. Com aumento do numero de camadas, a elevação de pressão e de temperatura promoveu alterações nas ligações químicas da matéria orgânica ali depositada. Durante esse processo, ocorreu a formação de gases e de um material altamente viscoso, rico em hidrocarbonetos de elevada massa molecular (querogênio). Por causa de seu caráter líquido, o querogênio pôde penetrar nos  poros de rochas subterrâneas, as chamadas rochas- fontes. Dentro delas, o querogênio sofreu  maior elevação de pressão e temperatura e formou o petróleo.

Consequências ambientais e o uso do petróleo:

O petróleo e seus derivados são extremamente importantes para as sociedades atuais. No entanto, a extração e o uso desse recurso provocam impactos ambientais cada vez mais preocupantes. A queima de combustíveis derivados do petróleo libera grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, considerado por muitos dos principais causadores da intensificação do efeito estufa. Falhas no transporte e no descarte de petróleo causam diversos danos ambientais, com a contaminação de mares e a morte de inúmeros organismos. Outra consequência é o aumento de produção de materiais não degradáveis, como garrafas, brinquedos, fraldas e sacolas plásticas, que ocupam volumes imensos em lixões, lagos, rios e oceanos e cujo tempo de decomposição é muito grande. O petróleo é um combustível fóssil não renovável.

  • Carvão mineral: fonte de hidrocarbonetos aromáticos

Os hidrocarbonetos aromáticos são obtidos a partir da hulha, que é o carvão mineral mais abundante. Depois que é retirado da mina, esse carvão passa por um processo denominado destilação seca (feita na ausência de oxigênio), pelo qual são obtidas as seguintes substâncias nos estados gasoso, líquido e sólido.

Gasoso – gases combustíveis.

Líquido – águas amoniacais; alcatrão de hulha.

Sólido – carvão coque.

As águas amoniacais são utilizadas na fabricação do adubo; e o carvão coque, na indústria siderúrgica. O alcatrão de hulha é um líquido escuro e viscoso, e seus principais componentes são benzeno, naftaleno e fenantreno. A partir do benzeno, a indústria química produz corantes, explosivos, detergentes, etc.        O carvão originou-se de arvores e plantas que foram soterradas milhares e milhões de anos atrás. Essas plantas sofreram várias transformações pela ação de micro-organismos e por pressão e temperaturas elevadas. Com o passar do tempo, elas perderam água e outros materiais, o que acumulou cada vez mais foi o carbono. Existem vários tipos de carvão: a turfa, o linhito, a hulha e o antracito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com