TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Operações Unitárias

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário de Revisão

1- DEFINA MASSA ESPECÍFICA; QUAL A SUA UNIDADE NO SI?

R: Massa específica, também conhecida como densidade, pode ser definida como a relação entre a massa de um corpo e o volume que esta ocupa no meio. Essa propriedade física é calculada através da divisão da massa pelo volume tendo como unidade no Sistema Internacional o kg/m3. Isso se dá, pois no SI a massa possui a unidade de kg e o volume a de m3, o que explica o porquê desta unidade para representar a massa específica.

2-INFORME A DENSIDADE DAS SEGUINTES SUBSTÂNCIAS:

R: Densidade (massa específica) a 0°C e 1 atm

a) Gelo: 0,92 g/cm3

b) Água no estado líquido: 1,00 g/cm3

c) Mercúrio: 13,6 g/cm3

d) Alumínio: 2,7 g/cm3

e) Ar: 0,0013 g/cm3

f) Ouro: 19,3 g/cm3

3- DEFINA PRESSÃO; QUAL A SUA UNIDADE NO SI?

R: A pressão pode ser definida como uma grandeza física escalar, que relaciona a força aplicada por algo com a área (superfície de contato) sob a qual esta atua. Essa é calculada através da divisão da força pela área pressionada correspondente, possuindo como unidade de medida no Sistema Internacional o Pa (Pascal) ou o N/m2.

4- QUAL A UNIDADE DE PRESSÃO NO SISTEMA INGLÊS DE MEDIDA?

R: A unidade de pressão no sistema inglês de medida é igual à unidade de medida de pressão português, Pa (Pascal) ou o N/m2. Isso se dá, pois em 1960, visando uniformizar a linguagem científica, assim facilitando a troca de informações pelo mundo o Sistema Internacional de Unidades foi criado. Esse estipulou unidades de medidas para as grandezas físicas fundamentais que são obrigatoriamente reconhecidas no mundo inteiro.

5- DEFINA PRESSÃO ATMOSFÉRICA?

R: Pressão Atmosférica pode ser definida como a pressão exercida pela atmosfera (gases) sob a superfície. Como a superfície terrestre possui diferentes formas de revelo, a pressão atmosférica não é constante, sendo alterada pela altura de determinado ponto em estudo.

6- QUANTO VALE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA AO NÍVEL DO MAR?

R: Em 1643, Torricelli realizou um experimento, onde este utilizou um barômetro de mercúrio (devido à sua grande densidade) para medir a pressão atmosférica ao nível do mar. Após uma análise minuciosa de seu trabalho, foi comprovado que o mercúrio naquela altitude sempre atingia o valor de 76 mm. Dessa forma, ao nível do mar a pressão atmosférica passou a ser considerada 76 mm Hg.

7- DEFINA PRESSÃO HIDROSTÁTICA:

R: Pressão Hidrostática é a pressão exercida pelo interior dos líquidos em repouso contra uma superfície. Para a obtenção da mesma é necessário que se leve em consideração três fatores: a densidade do líquido, a aceleração da gravidade e a altura da coluna de líquido. Dessa forma é perceptível que quanto mais fundo, maior a pressão hidrostática do fluído.

8- ENUNCIE O TEOREMA DE STEVIN:

R: De acordo com o Teorema de Stevin, a diferença entre as pressões de dois pontos presentes em um fluído estando em equilíbrio é igual ao produto entre a densidade do fluído, a aceleração da gravidade e a diferença entre as profundidades dos pontos. Podemos concluir dessa forma, que sob um fluído com densidade constante, dois pontos com a mesma profundidade sofrem a mesma pressão. 

9- QUAL A RELAÇÃO ENTRE PROFUNDIDADE E PRESSÃO?

R: A altura é uma das variáveis que altera a pressão, sendo assim estas estão diretamente relacionadas. Através da fórmula de pressão hidrostática é perceptível que quanto maior a profundidade maior será a pressão sofrida por determinado corpo. Da mesma forma, quanto menor a profundidade menor será a pressão exercida pelo fluído.

10- ENUNCIE O PRINCÍPIO DE PASCAL:

R: De acordo com o princípio de Pascal, o aumento da pressão exercida em um líquido homogêneo é distribuído integralmente a todos os pontos do líquido, bem como às paredes do recipiente onde esse está contido. Podemos concluir dessa forma que o princípio de Pascal funciona somente para sistemas fechados com líquidos em equilíbrio e que a pressão exercida em um ponto será igual à exercida no outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com