TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição ao conhecimento químico e biológico de plantas dos sertões de Crateús.

Por:   •  7/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 11

Contribuição ao conhecimento químico e biológico de plantas dos sertões de Crateús.

1. Introdução e Revisão da Literatura

A espécie Momordica charantia L.(curcubitaceae) é um a trepadeira anual de origem africana, conhecida popularmente por melão de são Caetano ou melãozinho. Pode ser encontrada em áreas tropicais da Amazônia, África e Ásia, também pode ser encontrada em terrenos abandonados em quase todo o Brasil. Na medicina popular, seus frutos maduros são aplicados externamente para a rápida cicatrização de feridas e internamente para o tratamento de pépticas úlceras (GROVER, J.K.; YADAV S.P, 2004). Quando verdes são usadas na fabricação de conservas e picles. Seu caule e folhas são aplicados na eliminação de nódoas em roupas. Já a infusão das folhas é exercida no tratamento de leucorréia e cólicas menstruais (ZOCOLER, Analice, et  al, 2005).

Momordica significa “morder”, recebe esse nome pelo motivo de suas folhas conterem bordas irregulares que se assemelham a mordidas (GROVER, J.K.; YADAV S.P, 2004). Suas flores são solitárias, de coloração amarela clara, que geram frutos pendentes com 4 a 6 cm de comprimento. Quando amadurecidos abrem-se expondo suas sementes envolvidas em um arilo vermelho vivo (MATOS 2007).   Seus frutos são de formato retangular e se assemelham a um pepino pequeno, quando jovem possuem coloração verde esmeralda e ao amadurecer passam a ter uma coloração amarelo alaranjado. Todas as partes que a compõe possuem um sabor amargo (SOARES, Bruna, 2008).

A espécie Momordica charantia L. se apresenta com tamanhos de frutos diferentes, onde uma delas contém frutos grandes com até 30 cm de comprimento por 5 cm de diâmetro e é designada Momordica charantia var. macrocarpa. Muito usada em países asiáticos para a alimentação como para preparações medicinais. A outra contém frutos pequenos e cresce mais na America do Sul, inclusive no nordeste do Brasil, e é designada como Momordica charantia var. microcarpa (MATOS, 2007). A espécie usada no estudo desse projeto é designada como Momordica charantia var. microcarpa.

 Mesmo sendo abundante e da sua grande utilização na medicina popular, a sua composição química e propriedades farmacológicas são pouco estudada no Brasil. Estudos importantes vêm mostrando a sua eficácia em vários tipos de câncer como no tratamento da leucemia linfóide, linfoma, coriocarcinoma, melanoma, câncer de pulmão, epitelioma, entre outros, e também há relatos de uso clinico no tratamento de diabetes, mostrando resultados promissores. (MATOS, 2007) Também já tem se comprovado a sua importância em atividades antibacteriana, antiulcerogênica, antiinflamatória, antilipidêmica, hipoglicemiante entre outras (COUTINHO, Denise F.,  et al, 2009 ).

Na presença dessa carência e da sua vasta utilização na medicina popular, o presente trabalho tem o objetivo de trazer uma contribuição para o estudo farmacológico desta espécie, visando obter dados relacionados ao ramo da mesma.

2. Objetivos.

2.1 Objetivos gerais.

 Realizar os estudos fitoquímicos e biológicos do extrato etanólico do ramo de Momordica charantia L. encontrada no Nordeste brasileiro.

2.2 Objetivos específicos.

1. Obter extrato do ramo da espécie Momordica charantia L.

2. Analisar a constituição química do extrato etanólico do ramo e identificar seus constituintes

3. Testar a atividade antioxidante e a atividade inibidora da enzima acetilcolinesterase (AChE).

3. METODOS

3.1 Material botânico e obtenção do extrato.

A espécie Momordica charantia L. foi coletada no município de Crateús-Ce, no março de 2015.

Foram utilizados 23 g do ramo de M. charantia L. que foi triturado mecanicamente, seco em temperatura ambiente e posteriormente submetida à extração exaustiva como etanol a frio. A solução resultante foi fracionada para três fracos e em seguida evaporada a temperatura ambiente fornecendo 10 g, 17 g e 16 g de extrato denominado EERMC (extrato etanólico do ramo de M. charantia). O extrato etanólico obtido foi submetido a testes fotoquímicos, ao teste de Inibição de Acetilcolinesterase e ao teste antioxidante.

3.2 Realização dos testes fitoquimicos.

Os testes fitoquímicos foram realizados seguindo a metodologia de Matos (1997), com o propósito de identificar compostos biológicos que possam ser usados para meios medicinais. Para a realização dos testes, tomaram-se alíquotas do extrato etanólico do ramo de M. charantia (EERMC) e dilui-se em uma solução hidroálcoolica, composta por 70 mL de álcool etílico e 30 mL de água destilada. Logo em seguida fracionado em 3 mL para 7 tubos de ensaio enumerados e 10 mL para dois béqueres e colocados para secar em temperatura ambiente.  Estes testes baseiam-se na adição de reagentes específicos e na observação da mudança de coloração da solução do extrato.

No teste para fenóis e taninos foi pego um dos tubos de ensaio contendo 3 mL o extrato etanólico do ramo de M. charantia e foi adicionado três gotas de solução alcoólica de cloreto férrico (FeCl3 ). A solução foi agitada e observada à mudança de coloração ou formação de precipitado abundante e escuro.

No teste de antocianinas, antocianidinas e flavonóides foram utilizados três tubos de ensaios, onde dois deles foram alcalinizados para pH 8,5 e pH 11 respectivamente e o terceiro tubo foi acidulado para pH 3. Observou se ocorreu a mudança de coloração.

No teste para leucoantocianidinas, catequinas e flavonas, foram utilizadas dois tubos de ensaio onde se adicionou a um tubo HCl para a obtenção de pH 1-3 e no outro NaOH para a obtenção de pH 11. Em seguida foram aquecidos com o calor de uma chama de vela por 2 minutos. Foi observado se houve alguma alteração na cor, comparando a tubos usados no testes anteriores. Para a confirmação da presença de catequinas, utilizou-se um palito umedecido na solução hidroálcoolica do extrato. Após a evaporação do extrato o palito foi reumedecido em HCl concentrado, com o auxílio de um bastão de vidro. Em seguida aquecido em calor de chama de vela por 2 minutos e observado se houve presença de coloração na face acidulada do palito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com