TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Polímeros

Por:   •  18/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

Caros Alunos,

Este template tem a finalidade de padronizar os trabalhos de graduação apresentados sob a forma de artigos científicos na Coordenadoria de Polímeros da Fatec Sorocaba.

Para tanto, basta inserir as informações retiradas de sua Pesquisa nas próximas páginas. Os textos são apenas sugestões de redação. Adapte-os a sua necessidade, excluindo os textos em vermelho.

ORIENTAÇÃO: Número aproximado de páginas (mínimo de 10 páginas e máximo de 15 páginas).

Bons estudos!

Profa. Ma. Cécile Chaves Hernandez Garcia

Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Polímeros


INSERIR AQUI O TÍTULO DO TRABALHO

Nome do autor: Escrever por extenso o nome inicial e o sobrenome final, abreviando os intermediários.

(EXEMPLO) Maria R. L. Vidal (NOME FICTÍCIO)

Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales – Fatec Sorocaba, Sorocaba – SP

Resumo: Inserir aqui o resumo do trabalho (em língua portuguesa), parágrafo único, evitar abreviações, com limite máximo de 200 palavras.

Palavras-chave: Inserir até 5 palavras-chave. Máximo 40 caracteres cada palavra-chave. Não preencher este espaço se o trabalho estiver escrito em língua inglesa. 

Inserir aqui o título do trabalho em inglês.

Abstract: Inserir aqui o resumo em inglês (abstract), parágrafo único, evitar abreviações, com limite máximo de 200 palavras.

Keywords: Inserir até 5 palavras-chave, em língua inglesa. Máximo 40 caracteres cada palavra-chave.

  1.  Introdução

Parte inicial do artigo, onde devem constar a justificativa (delimitação do assunto tratado – tema-), a apresentação do problema e seu contexto; os objetivos da pesquisa e a declaração das hipóteses, além de outros elementos que se fizerem necessários para situar o tema do artigo.

1.1         Justificativa do tema:

Justificar uma proposta de pesquisa é essencial, pois demonstra-se a relevância e necessidade do estudo do tema escolhido para o trabalho. O Pesquisador informará ao seu leitor sobre a importância da discussão sobre o tema, abordando sua visão de forma específica sobre o assunto tratado.

Na justificativa também se descrevem os motivos que levaram o Pesquisador a buscar a resposta ao problema proposto. 

1.2         O Problema de Pesquisa:

A pesquisa somente tem início com uma indagação, o PROBLEMA, que vem a ser uma questão (pergunta) que norteará toda a pesquisa. Lembrar-se que todos os procedimentos propostos para a realização da pesquisa serão planejados no sentido de solucionar ou esclarecer o problema proposto.

1.3         Objetivos:

1.3.1 - Objetivo Geral: de uma pesquisa expressa o resultado que se pretende alcançar. O objetivo Geral será coerente com o PROBLEMA formulado.

1.3.2 - Objetivos Específicos: são definidos como etapas que a serem cumpridas para atingir-se o objetivo geral. São desdobramentos do objetivo geral.

1.4         Hipóteses:

Hipóteses são respostas provisórias (possíveis explicações, equivalentes à suposições verossímeis) para o problema de pesquisa. São provisórias porque se confirmarão ou não (refutadas), com o desenvolvimento da investigação.

  1.  Referencial Teórico:

Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema.

As citações de referências, apresentadas no corpo do texto utilizarão o padrão autor/data, e atender à norma ABNT NBR 10520/2002.

Se necessário, utilizar Tabelas, Equações e Figuras, como em seguida:

Tabelas

Inserir a legenda da tabela acima da mesma em fonte Times New Roman 11, espaço simples, parágrafo justificado. Inserir a Fonte e comentários referentes à tabela logo abaixo da mesma também em fonte Times New Roman 11, espaço simples, parágrafo justificado. No corpo do texto escrever Tabela (numeral crescente). (EXEMPLO)

Tabela 1. Relação de aditivos utilizados em filmes de PVC flexível.

Aditivo

Quantidade utilizada (PCR)

 Plastificante ftálico

48,00

Plastificante óleo de soja

8,00

Estabilizante térmico a base de Ba/Cd/Zn

4,00

Lubrificante externo ácido esteárico

1,00

Carga de enchimento carbonato de cálcio

20,00

Pigmento de chumbo

1,81

Fonte: Adaptado de Zuzelski (2020).

Equações

Inserir a equação numerada sequencialmente entre parênteses. No corpo do texto abreviar por Eq. (numeral crescente). (EXEMPLO)

ΔE*ab = [(ΔL*)2 + (Δa*)2 + (Δb*)2]1/2                (1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com