TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA COORDENAÇÃO DE QUÍMICA

Por:   •  21/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

COORDENAÇÃO DE QUÍMICA

[pic 2]

Relatório da disciplina
Estágio do Bacharelado em Química I

PHILIPE DIEGO ARAÚJO DA SILVA

MAT. 11318195

João Pessoa – PB – Brasil

  1. Introdução

        O Laboratório de Combustíveis e Materiais Dr. Elson Longo - LACOM foi fundado em 1989 pelo Prof. Dr. Antonio Gouveia com foco inicial na área de analise térmica. Em 2002, com a admissão da Prof. Dr. Iêda Maria, incorporou pesquisas com Materiais Cerâmicos e biodieseis. Atualmente possui 64 pesquisadores, entre estudantes de Ensino Médio, Graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

        Recentemente passou por uma ampliação, contando com uma área total de 1200m², dividido entre controle de qualidade dos combustíveis do estado da Paraíba e a pesquisa em Análise de Alimentos, Biocombustíveis, Biolubrificantes, Pigmentos Cerâmicos, Filmes Finos, Catalisadores e Materiais Fotoluminescentes.

  1. Objetivo

  1. Objetivo Geral

        Avaliação Comparativa de Número de Cetano.

  1. Objetivo Específico

        Avaliação Comparativa de Número de Cetano obtido pelos métodos de IQT, IROX e Destilação na Determinação das Misturas B5 e B10.

  1. Fundamentação Teórica

        O contexto energético atual, no qual se insere o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, estimula a substituição parcial do óleo Diesel por Biodiesel, para que sejam reduzidas as importações de petróleo, e do próprio óleo Diesel, e obtidas às vantagens estratégicas de natureza ambiental, econômica e social, face à utilização deste novo bicombustível de origem renovável nos motores Diesel.1

        Dos diversos parâmetros físico-químicos, os que especificam o diesel para a utilização veicular, particularmente, a qualidade de ignição do diesel pode ser medida pelo Número de Cetano (NC) ou alternativamente avaliada pelo Índice de Cetano Calculado (ICC), Número de Cetano calculado (NCC) e Número de Cetano derivado (NCD),2 onde através destes ensaios é medida a habilidade do combustível entrar em autocombustão quando injetado no motor e dependendo da composição do combustível, pode impactar o desempenho de partida do motor, o nível de ruído e as emissões da exaustão.3

        A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP), através da Resolução nº 15/2006, determina que valor mínimo do número de Cetano seja 42 no diesel para que possa ser comercializado no Brasil.4

        No Brasil, o diesel é atualmente acrescido de uma porcentagem de 5% de biodiesel de acordo com a resolução nº07/2008 da ANP onde tal adição apresenta um melhoramento do NC. 4

  1. Metodologia

Foi adicionado biodiesel de milho, esse dentro das especificações do regulamento técnico da ANP, obtendo assim as misturas B5 e B10.

 O NCD foi obtido pelo Analisador de Qualidade de Ignição IQT – LM (Ignition Quality Teste – Laboratiry Model), tendo sua metodologia descrita pela ASTM D 6890-06.

  1. Resultados e Discussões

Estudos relataram que resultados obtidos pelo IQT (NCD), podem ser comparados com resultados do Motor CFR.2 Logo podemos considerar o IQT como referencia para este estudo.

        Pode-se observar na Figura 1 que os resultados obtidos no IROX, apresentaram uma boa correlação com o IQT, sendo que o parâmetro ICC evidenciou-se mais aproximado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (360.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com