TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detectar o caráter ácido e básico de diferentes soluções

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

AULA N°07   Ácidos e Bases   -  Conceito de pH

1. Objetivos

Detectar o caráter ácido e básico de diferentes soluções. Compreender a escala de pH e testar o uso de indicadores no procedimento.

2. Importante

        O químico sueco Arrhenius estudou a dissociação de eletrólitos. Em 1884, ele definiu ácido como um eletrólito que fornece íons H+, que é simplesmente um próton. A acidez de uma solução é medida quantitativamente pela concentração de íons H presentes, usando-se uma escala exponencial: o logaritmo decimal da concentração com o sinal trocado, conhecido como pH = – log [H+]. Nesta experiência você terá oportunidade de identificar os ácidos e bases através de substâncias apropriadas chamadas INDICADORES. Elas são substâncias ácidas ou básicas que mudam de cor conforme o pH da solução. Como o ponto final da reação pode se realizar com diferentes pH, existe uma série de indicadores que mudam de cor em diferentes graus de acidez. A primeira teoria sobre os indicadores, dita teoria iônica dos indicadores, é creditada a W. Ostwald (1894), tendo como base a teoria da dissociação eletrolítica iônica dos indicadores. Segundo esta, os indicadores são bases ou ácidos fracos cuja cor das moléculas não-dissociadas difere da cor dos respectivos íons.

[pic 1]

[pic 2]

Todas as soluções de ácidos em água conterem este íon em excesso, elas possuem certas propriedades em comum, tais como o sabor azedo, a capacidade de mudar a cor de certos corantes.

Arrhenius definiu base como um eletrólito que fornece íons OH-. Assim, um composto iônico hidrossolúvel cujo ânion é OH- é uma base, tais como NaOH, Ca(OH)2, Mg(OH)2, entre outros. As bases apresentam sabor adstringente ou amargo e os hidróxidos dos metais dos grupos 1 e 2 quando em solução aquosa ou fundidos, podem conduzir eletricidade.

3. Materiais e reagentes

  • Estantes com tubos de ensaio (12) ou equivalente ( pode ser Becker bem pequeno);
  • Pipeta ou  conta-gotas (para cada um dos reagentes e indicadores testados);
  • Indicadores: fenolftaleína, alaranjado de metila, fita pH ;
  • Reagentes:

1. Solução de ácido clorídrico 0,1 mol L-1

2. Solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1

3. Vinagre

4. Sabão ou sabonete em água

5. Suco de limão ( ou o equivalente que é o acido cítrico).

6. Solução de água sanitária diluída (1%)  ou antiácido estomacal.

4. Procedimento Experimental

  1. Numere o material onde estará o liquido a ser testado o pH;
  2. Transfira as substâncias a serem testadas para os respectivos recipientes, de forma que o líquido preencha aproximadamente 3 cm;
  3. Adicione 3 gotas de alaranjado de metila em cada um dos recipientes. Anote a cor e relacione com o caráter ácido-básico (cor amarela-laranja=alcalino , cor vermelha= acido).
  4. Adicione 3 gotas de fenolftaleína em cada um dos recipientes. Anote a cor e relacione com o caráter ácido-básico. Atenção: vermelho = base, incolor = outras funções.

[pic 3]

Anexos

  1. Defina as funções químicas ácido e base.
  2. Discorra sobre a escala de pH.
  3. O que são indicadores? Dê exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (124 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com