TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Cinzas e Umidade

Por:   •  28/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 4

Gravimetria

Laís Reginatto.

Palavras Chave: Cinzas, umidade, erva-mate.

Introdução

A determinação das cinzas, assim como a da umidade, apresentam-se como análises importantes para diversos produtos e materiais, especificamente na indústria alimentar. O método de determinação de cinzas consiste na queima da amostra em mufla utilizando altas temperaturas por tempos pré-determinados até obtenção de cinzas brancas ou acinzentadas. É um método oficial e largamente utilizado em análises de composição de alimentos, por exemplo. A análise de umidade em um alimento é uma das análises mais importantes e mais utilizadas, porém até o momento não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Isso se deve a algumas dificuldades encontradas como a separação incompleta da água do produto, decomposição do produto com formação de água além da original, perda das substâncias voláteis do alimento que serão computadas como peso em água.1

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo analisar o teor de umidade e cinzas presentes em amostras de erva-mate.

Materiais e Métodos

Materiais:

1) Estufa

2) Cápsula de alumínio

3) Dessecador

4) Balança

5) Cadinho de porcelana

6) Bico de Bunsen

7) Mufla

Reagentes:

1) Erva-Mate

Procedimento experimental:

Determinação de água livre

Após passar 1 hora em estufa (em temperatura entre 100-105ºC) a cápsula de alumínio foi colocada em dessecador por 20 minutos, após este tempo a cápsula foi pesada e a massa foi anotada. Foram pesados aproximadamente 2g de amostra (erva-mate) e registrou-se a massa pesada. A capsula ficou novamente em estufa em temperatura entre 100-105ºC por 30 minutos e após retirada foi colocada no dessecador por 10 minutos.

Determinação de cinzas e voláteis

O cadinho foi calcinado a 500ºC por 30 minutos. Já frio, o cadinho foi pesado e teve sua massa anotada. Pesou-se 1g de amostra no cadinho registrando a massa, a amostra foi carbonizada no bico de Bunsen e após foi calcinado na mufla a 500ºC por 30 minutos.

A amostra esfriou por 10 minutos no dessacador e após esse tempo foi pesada e teve sua massa anotada.

Resultados e Discussão

Determinação de água livre

Os resultados podem ser observados através das tabelas e cálculos a seguir. A tabela 1 apresenta os valores das massas pesadas:

Tabela 1. Massas obtidas: Determinação de água livre.

Cápsula (m1)

Amostra (m2)

Amostra + cápsula úmida (m3)

Amostra + capsula seca (m4)

17,8348g

2,0060g

19,8408g

19,7160g

 *Fonte: Autor.

Descontando-se a diferença do valor de m3 (massa da amostra e da cápsula antes de passarem pela estufa) e m4 (massa da amostra e da cápsula depois de passarem pela estufa) obtemos a massa restante:

m3 – m4= 0,1248g

Tomando como base a massa inicial da amostra m2, calcula-se a porcentagem de água da amostra:

2,0048g – 100%

0,1248g – x

X=6,22% de água

O teor de umidade de 6,22% para erva-mate natural encontra-se dentro do limite estabelecido pela legislação da ANVISA. Ao estudar erva-mate de quatro diferentes estados brasileiros Beltrame, Brito e Cottica encontraram valores de umidade que variaram de 5,85 a 6,59 %. Resultados similares aos obtidos por Beltrame Brito e Cottica foram verificados por Renovatto e Agostini em erva-mate comercializada em Dourados, MS (4,64 a 9,57 %).

*Fonte: Autor.

De acordo com Beltrame, Brito e Cottica, a diferença nos percentuais de umidade, nesses casos, pode estar relacionada às condições de estocagem, umidade do ar e processo de beneficiamento.2,3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com