TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE FÉRIAS DA QUÍMICA: Minicurso para a fixação do aprendizado utilizando a contextualização do cotidiano

Por:   •  28/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

PRÓ- REITORIA DE ENSINO

PROJETO DE ENSINO

01 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 LINHAS TEMÁTICAS (Marque com um “X”).

Comunicação

Meio Ambiente

Cultura

Saúde

Direitos Humanos e Justiça

Tecnologia e Produção

Educação

X

Trabalho

02 TÍTULO DO PROJETO

ESCOLA DE FÉRIAS DA QUÍMICA: minicurso para a fixação do aprendizado utilizando a contextualização do cotidiano.

03 RESUMO DA ATIVIDADE

A Escola de Férias da Química é destinada aos alunos do curso de Licenciatura em Química, contudo, pode ser aberta aos professores e servidores do IFPI bem como para a comunidade.

Este pode ser considerado um programa de aperfeiçoamento, pois pretende aplicar os ensinamentos transmitidos em sala de aula em um ambiente mais familiar e pertencente ao cotidiano dos alunos, visando a integração entre teoria e prática. A escola de férias contribui para a preparação do discente para a quebra do formalismo dos conteúdos de Química, assim desmitificando-a como a Ciência chata, difícil e má. Finalmente, os discentes poderão colocar o conhecimento adquirido em sala de aula em prática, com questões mais próximas do seu dia-a-dia, o que poderá acarretar numa maior amadurecimento e divulgação do quanto a Química está presente nas nossas vidas.

04 JUSTIFICATIVA

A Escola de Férias da Química do curso de Licenciatura surge da necessidade de se contribuir para a fixação e aplicação do conhecimento acadêmico dos discentes, bem como, proporcionar uma possibilidade de ampliação dos assuntos debatidos em sala de aula, e assim, melhorar discussões futuras nos assuntos dos próximos períodos. Nesse sentido, o programa foi pensado considerando-se a frequente demanda por suporte didático a estudantes, especialmente nos primeiros períodos do curso, uma vez que apresentam dificuldades importantes (deflagradas, inclusive, pelo ensino básico insuficiente) e que afetam o acompanhamento de disciplinas chave para a progressão no curso. Assim, o programa deve servir como mecanismo de atração dos estudantes à prática experimental em Química e à compreensão do mundo a sua volta, já que também poderão sugerir temas para as próximas realizações da Escola de Férias da Química.

05 PRODUTOS

Tendo em vista as atividades a fim de reforçar os conteúdos ministrados nos primeiros períodos do curso de Licenciatura em Química, este programa se estabelece como uma estratégia de superação de eventuais problemas de retenção, evasão e falta de motivação dos estudantes do curso de Licenciatura em Química, bem como se define como mecanismo específico de promoção da identidade com o curso.

06 OBJETIVO GERAL

O programa da Escola de Férias da Química, de modo geral, objetiva o estímulo à participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química no processo educacional, em atividades relativas ao ensino, uma vez que possibilitará o compartilhamento de conhecimentos por meio da interação entre estudantes, professores e comunidade e favorecerá a fixação do conteúdo apresentado em sala de aula.

07 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Possibilitar ao aluno, por meio de minicursos, a aplicação da Química em processos presentes no seu cotidiano.
  • Estimular a discussão entre estudantes, como forma de promover a parceria entre colegas e incentivo aos estudos.
  • Atrair os estudantes para envolvimento em atividades e ações práticas e experimentais incentivando-os a usar a Química para explicar o mundo a sua volta;
  • Oferecer maneira alternativa ao estudante com baixo desempenho acadêmico, com a finalidade de superar eventuais problemas de retenção, evasão e falta de motivação.

08 METODOLOGIA

A Escola de Férias da Química acontecerá, inicialmente, simultaneamente ao PAPMEM, na penúltima/última semana de janeiro. Não será necessária inscrição prévia, a presença será confirmada por meio de lista de frequência, está será essencial para a confecção dos certificados dos participantes.

A Escola de Férias da Química consistirá de:

I- Ministração de um minicurso envolvendo algum(ns) conteúdo(s) ministrado no curso de Licenciatura em Química, relacionando-o(s) com o cotidiano dos participantes (alunos, professores/servidores e comunidade);

II – O minicurso será intitulado “A Química da Cerveja”.

III- Um minicurso com carga-horária de 20 h;

IV- Envolvimento teórico e/ou prático dos participantes com o assunto relacionado;

Inicialmente, o minicurso será ministrado por um professor do IFPI. Mas pretende-se, futuramente, colaborações de outras universidades, como por exemplo, USP, UFSCar, UFPR, entre outras.

09 EQUIPE TÉCNICA (BOLSISTAS)

NOME (Caso seja preciso, abrevie).

VÍNCULO COM O IFPI *

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO

Orlando Lima de Sousa Ferreira

2

Executor

*

*1 – Gestor Coordenador; 2 – Professor; 3 – Servidor/Técnico; 4 – Aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com