TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de quimica

Por:   •  5/5/2016  •  Seminário  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

O USO DO POWER POINTR PARA JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA QUÍMICA[pic 1]

Elaine Nunes da Silva 1(IC) * ,José Cristóvão Ribeiro Alves (PFM)2 , Adilson Luís P. Silva (PQ)1 ,Antônio Francisco Fernandes de Vasconcelos[pic 2](PQ)1,  Ítalo Prazeres da Silva (PQ) 1.

1 Universidade Estadual do Maranhão, 2 CEM Paulo XI.

elaine_sign@hotmail.com

Palavras Chave: Ensino de Química, Power Point, Separações de Misturas.

Introdução

 “Ensinar em ambientes virtuais é nos dias de hoje incluir nosso aluno na era digital porque, atualmente temos dificuldades em atrair o aluno para as aulas formais”. BARÃO (2006). É fato evidente que a era digital está muito presente nos dias de hoje e que o ambiente escolar não vem preparando o aluno para lidar com essa situação de informatização, levando em consideração que os professores têm muita dificuldade para fazer com que o aluno fique interessado na disciplina, logo o mesmo deve fazer uso de vários artifícios para reverter esse quadro tão lamentável. Martha Gabriel, em uma entrevista para Revista Wide afirmou: A educação na era digital deve ter foco no aluno – ativo e não mais passivo – buscando desenvolver as principais habilidades necessárias para viver no mundo do século XXI – pensamento crítico, criatividade/empirismo, conexão – tecnológica e inter/intra-pessoal. Em uma era em que tudo muda a cada instante apresentando desafios e oportunidades inéditas o tempo todo, as fórmulas antigas não funcionam mais. Assim, a educação baseada prioritariamente em conteúdo e memorização não atenderá mais as necessidades de capacitação para a vida na era digital”. Partindo desse pressuposto, o objetivo principal deste estudo foi motivar os alunos a cooperação, a solidariedade e incentivá-los através de um jogo grupal, através do uso de uma tecnologia acessível e de fácil manuseio (tanto ao professor quanto ao aluno), o Power Point.

Metodologia


   A pesquisa é exploratória baseada em pesquisas bibliográficas do livro “Professores e Professauros” do então professor Celso Antunes, além da utilização de livros didáticos de Química. O presente trabalho será desenvolvido em uma turma de 44 alunos do 1º ano do Ensino Médio do CEM Paulo XI, localizada no município de São Luís, Estado do Maranhão. A proposta é de acrescentar o uso do jogo “Certo ou Errado: Separações de misturas”, a fim de dinamizar a aula e a interação entre os alunos. Para essa atividade, os alunos necessitam estar agrupados em equipes e cada equipe deve conter no máximo nove componentes. Cada equipe deve ter um nome escolhido livremente pelos alunos. Com a classe dividida e os componentes da mesma, sentados próximos um aos outros, solicita-se, a seguir, que cada grupo em uma folha de papel A4, com pincel colorido, escreva com letras graúdas as alternativas possíveis de respostas (VV-VF-FF-FV). Serão organizados em uma lousa, os nomes das equipes e a sucessão de pontos que o desempenho das equipes alcançará. Lerão a primeira pergunta dupla sendo reproduzida em um Datashow, outorgara-se ás equipes um espaço de tempo de trinta segundas a um minuto, dependendo do grau de dificuldade da pergunta, após esse tempo, dará um sinal avisando que o prazo terminou. Analisará as respostas certas registrando o desempenho das equipes na lousa. Lerão a segunda questão e assim sucessivamente até o final da aula (24 questões). No segundo momento trabalharão em casa, onde será disponibilizado um jogo idêntico ao jogado em sala de aula, entretanto o jogo é recheado de recursos como: o “Saiba mais”, que o aluno poderá ver o processo de separações e o “Tire suas dúvidas”, onde poderá ver as definições de cada tipo de separações de misturas e curiosidades. Por fim, trata-se de um trabalho, do qual muitos questionamentos podem surgir, bem como reformulações poderão ser feitas, diante de perguntas e dúvidas dos alunos, para complementar a analise estudada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (393.4 Kb)   docx (601 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com