TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Reações Químicas em Laboratório

Por:   •  26/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Minas Gerais – Ribeirão das Neves

Estudo sobre reações químicas em laboratório

Administração 2º ano

Integrantes: Vitor Gomes

Vinícius Laporte

Gabriel Lopes

Sérgio Silva

Ribeirão das Neves

A. Introdução

A gasolina é um dos produtos mais utilizado pela população, derivada do petróleo, é formada por substâncias que normalmente não se conhece. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, dessa maneira, muitos donos de postos de combustíveis realizam adulterações na mesma, misturando-a com outras matérias, com o intuito de lucrarem e prejudicar os donos dos veículos.

Um dos solventes utilizados com frequência é o etanol (álcool).

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. (Mundo Educação, 2017)

O álcool, umas das substâncias adicionadas a gasolina tem uma importante função na combustão, ele aumenta a octanagem (responsável por medir a capacidade da gasolina de resistir à detonação), em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, faz com que haja uma redução na taxa de produção de gás carbônico e completa o ciclo do carbono

Se por um lado existem benefícios, há desvantagens também, como maior probabilidade de ocorrer falhas no motor, maior regularidade nas manutenções do carro e aumento do consumo

B. Procedimentos

Para fazer tal experimento foi utilizado 2 beckers e uma proveta, ambos com medidas para não ter erro.

Experimento com gasolina:

Em um dos beckers coloca se gasolina, transfere-se a gasolina para a proveta até a medida de 50ml, em outro becker pega se água e transfere se para a mesma proveta até chegar em 100ml fazendo uma mistura. Após colocar as substâncias na proveta agita se para ver a sua densidade. Vê se que a gasolina tem densidade diferença, onde a da água é maior por isso ela fica em baixo, e a gasolina em cima pois apresenta a menor densidade. Entretanto, observa se que a quantidade de água na proveta aumentou em 10 ml. Tal fato ocorre devido a mistura da água com o álcool componente da gasolina. A interação da água com o álcool é maior que a interação da gasolina com o álcool. O álcool encontrada na gasolina se dá pois assim o ciclo do carbono é completado amenizando o efeito estufa.

Decantação:

Equipamento utilizado: funil de separação

Processo: os grupos colocaram as misturas no funil para a decantação, a fim de deixar a gasolina pura.

C. Resultados e Discussões

Considerando-se que volume da mistura água e álcool foi de 60ml depois do procedimento, foi calculado a porcentagem de álcool na gasolina. Nota-se que o volume de água que ficou na parte inferior aumentou, isso se deu pois o álcool que antes estava na gasolina foi retirado pela água. Dessa maneira o volume de álcool na gasolina pode ser determinado pelo cálculo representado abaixo. O resultado é encontrado por meio da leitura dos volumes na proveta após a adição de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com