TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da viabilidade da formação de um compósito de PVC reciclado e casca de arroz.

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo da viabilidade da formação de um compósito de PVC reciclado e casca de arroz.

Débora De Pieri Modolon1 (IC) * (debora.modolon@unisul.br), Bruna Nazario Vieira1 (IC), Karoliny do Nascimento de Vargas1 (IC), Tamara Zanette1 (IC), Natália Hachow Motta 1 (IC), Maria Ana P. Marcon Martins1 (PQ)

1 Universidade do Sul de Santa Catarina: Av. José Acácio Moreira – nº 787. Bairro Dehon – Tubarão – SC.

Palavras Chave: Compósito, PVC reciclado, casca de arroz.

Introdução

Um dos problemas que afetam o meio ambiente é a poluição causada pelo destino inapropriado de plásticos. Diante disto, a necessidade de reciclagem de plásticos tornou-se uma solução urgente.2 Assim, a produção de compósitos apresenta-se como uma alternativa de reciclagem, tendo em vista a possibilidade do reaproveitamento de alguns rejeitos industriais. O objetivo de estudo é observar a possibilidade de formação de um compósito de PVC

(Policloreto de vinila) proveniente de carretéis de linhas de facções e como carga casca de arroz.

Resultados e Discussão

O PVC proveniente das facções foi higienizado e triturado em moinhos de faca. As cascas de arroz foram secas em estufa a 700C, trituradas e passadas em peneiras (com diâmetro igual ou inferior a 0,75mm).1 Após, foram preparados os compósitos de 90% até 50% de PVC reciclado a uma temperatura de processamento de 1800C. Não foi possível formar proporções maiores de carga, visto que o polímero não se agregava às partículas das cascas de arroz. Para cada tipo de análise, foram feitos os ensaios em triplicata.

Figura I: Ponto de fusão dos compósitos formados

[pic 2]

Fonte: As autoras, 2012

O ponto de fusão foi realizado através do equipamento MAQPF-301. Ao observar a figura I, o ponto de fusão decresce com o acréscimo de casca de arroz, devido à interação da casca de arroz com o polímero.

Figura II: Densidade dos compósitos[pic 3]

 Fonte: As autoras, 2012

A densidade foi realizada através do método do picnômetro, conforme a norma NBR 6474. Na figura II, verifica-se que a densidade do polímero puro é de 0,90g/mL e dos compósitos foram de 0,88g/mL. Essa diminuição da densidade ocorre em função da casca de arroz agregada ao polímero ter menor densidade.

Figura III: Absorção da água dos compósitos [pic 4]

Fonte: As autoras, 2012

Ao analisar a figura III, observa-se que os compósitos de 70% até 50% de PVC apresentaram uma maior absorção de água. Isso acontece, pois ocorre a formação de poros na superfície dos compósitos. O índice de fluidez foi realizado através de um Plastômetro com corte automático, modelo

MI-3, segundo a norma ASTM D-1238. O índice de fluidez do PVC puro é de 0,18g/mim e com adição da casca de arroz 0,15g/mim. Constatou-se, assim, que quanto maior o percentual de resíduo aplicado no compósito, menor será seu índice de fluidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (331.1 Kb)   docx (479.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com