TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Das Forma E Configuração Das Palavras

Por:   •  17/10/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 4

2.0 - MORFOLOGIA – Estudo das forma e configuração das palavras.  Surgiu na Grécia, onde MORFO (forma)  e Logia (Estudo).

As dez classes de palavras do português são: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição, além das locuções.

  2.1.  Classes gramáticais:

  1. Fechadas – Onde já se possui um determinado número de vocábulos  e a entrada de um vocábulo é mais dificil que nas demais classes gramaticais. Exemplo: Artigo, adjetivo, pronome, preposição e conjunção.
  2. Abertas - contém uma determinada quantidade de palavras, mas novas palavras podem surgir todos os dias, e elas vão sendo incorporadas a essas classes gramaticais que são tidas como abertas. Exemplo: substantivo, adjetivo, numeral, verbo, advérbios e as conjunções.

2.2. Grupos

[pic 1]

2.2.1.  Grupo das emoções:

  1. Interjeição - representam uma classe de palavras de baixo valor morfossintático. As interjeições são expressões de surpresa, saudação, espanto, sensações. As interjeições também são marcadas por uma pontuação que marca a expressividade, sendo o ponto de exclamação.

Ex: Uau!; Alô!; Opa!; Bom dia! (interjeição do grupo das saudações);

2.2.2. Grupo dos Nomes: - possui um termo principal, chamado SUBSTANTIVO. As outras classes gramaticais desse grupo (ARTIGO, ADJETIVO, NUMERAL e PRONOME) são subordinadas ao substantivo. Há algo que une as quatro subordinadas ao núcleo: A CONCORDÂNCIA NOMINAL.

É unido pela flexão nominal, que gera uma relação de obrigação entre substantivo e as classes gramaticais em torno do substantivo. Existe a flexão em número (singular/plural) e em gênero (feminino/masculino). O substantivo que vai determinar qual é a flexão do artigo, adjetivo, pronome e numeral.

  1. SUBSTANTIVO = palavra que dá nome aos seres em geral (nomes a pessoas, instituições, espécies, noções, ações, estados, qualidades, lugares, instituições, espécies, noções, ações, estados, qualidades).
  2. ARTIGO = palavra que determina o substantivo. Pode ser definido (o, a, os, as) ou indefinido (um, uma, uns, umas). Deve sempre estar anteposto ao substantivo.
  3. ADJETIVO = Caracteriza o substantivo
  4. NUMERAL = quantifica ou ordena o substantivo (um, dois, primeiro, segundo, ambas, meia dúzia). Pode ser numeral substantivo ou numeral adjetivo.

O treze é meu número da sorte

Vinte senhoras chegaram ao estabelecimento

  1. PRONOME = Acompanha ou substitui o substantivo. O pronome que acompanha o nome é chamado de pronome adjetivo. O pronome que substitui o nome é chamado de pronome substantivo.

Ex. O  menino é engraçado

A criança é sincera, mas existe a que não é  

2.2.3. Grupo dos Verbos:

  1. Verbo – indica a ação, estado ou fenômeno da natureza. Ex. Correr, ser, estar, chover;
  2. Advérbio - é o que se refere ao verbo, e também faz referência ao adjetivo ou a outro advérbio. É utilizada para indicar semanticamente circunstâncias. Pode dar ideia de tempo, lugar, modo, intensidade, causa, finalidade, instrumento, preço, meio, negação, afirmação. SE REFERE AO VERBO, E TAMBÉM FAZ REFERÊNCIA AO ADJETIVO OU OUTRO ADVÉRBIO.

 É CLASSE INVARIÁVEL, NÃO POSSUI FLEXÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (781.3 Kb)   docx (854.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com