TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Reações Químicas Espontâneas e Processos Eletroquímicos

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

[1]UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Anna Luiza Engelberg

Anna Paula Engelberg

Deise Silva

Izabella Garavaglia

Mariane Barros

Thaise Alcantara

Estudo de Reações Químicas Espontâneas e Processos Eletroquímicos

9° prática

Salvador

2017

Estudo de Reações Químicas Espontâneas e Processos Eletroquímicos

9° prática

                                                       Autores: Anna Luiza Engelberg¹

                                                                       Anna Paula Engelberg²

                                                    Deise Jesus Da Silva³

                                                                  Izabella Oliveira Garavaglia¹¹

                                                             Thaise Alcantara Ferreira²²

                                                           Mariane De Jesus Damasceno Barros³³

Orientador: Sirlene Lima¹²

RESUMO:

      Na pratica 9 foram realizados quatro tipos de experimentos, no primeiro aprendemos como utilizar um multímetro, e com isso podemos medir as diferentes grandezas de uma corrente elétrica, tais como intensidade, voltagem, resistência, tendo dois fios específicos, um vermelho e um preto que são ligados aos seus respectivos terminais.

     Na segunda experiência aprendemos a montar a pilha Daniell utilizando um eletrodo de cobre com o catodo e o eletrodo de zinco com o anodo no qual são mergulhados na solução de sulfato de zinco e o de cobre mergulhado no sulfato de cobre.

     Na terceira verificamos a produção de corrente elétrica através do multímetro, vimos que é necessário que seja feita interrupção do circuito para medição da corrente e ela tende a passar por dentro do multímetro para fazer a leitura.

    Na quarta que foi a reação espontânea vimos que libera energia livre e ocorre sem a interferência de uma influência externa e na não espontânea absorve a energia livre e precisa ter indução nas transformações numa direção contrária.

Palavras-chaves: Experimento, Pilha de Daniell, Multímetro, Corrente Elétrica

Abstract:

    In practice 9 were performed four types of experiments, in the first we learned how to use a multimeter, and with this we can measure the different magnitudes of an electric current, such as intensity, voltage, resistance, having two specific wires, one red and one that are connected to their respective terminals.

    In the second experiment, we learned how to mount the Daniell cell using a copper electrode with the anode in which they are immersed in the solution of zinc sulfate and the one of copper dipped in the copper sulfate.

    In the third we verified the production of electrical current through the multimeter, we saw that it is necessary that a circuit interruption is made to measure the current and tends to go through the meter to read.

    In the fourth that was the spontaneous reaction we saw that it releases free energy and occurs without the interference of an external influence and in the non-spontaneous absorbs the free energy and needs to have induction in the transformations in a contrary direction.

Key-words: Experiment, Electric Current, Daniell cell, Multimeter.

1.INTRODUÇÃO

      A eletroquímica é a parte da química que estuda as relações entre eletricidade e as reações químicas de oxidação e redução. Sendo que o comportamento dessas reações é o principal tópico da eletroquímica. Abrangendo diversos tópicos importantes, como a espontaneidade das reações, fabricação de pilhas e baterias, assim como a corrosão de metais e a galvanização elétrica ocorrendo troca de elétrons entre os átomos e íons

      As pilhas são sistemas em que a energia química é transformada em energia elétrica de modo espontâneo, pois há transferência de elétrons entre um metal que tem a tendência de doar elétrons (eletrodo negativo – ânodo), por meio de um fio condutor, para um metal que tem a tendência de receber elétrons (eletrodo positivo - cátodo). Um exemplo desse sistema é a pilha de Daniell.

 O valor da diferença de potencial ou força eletromotriz sempre será positiva. Nelas ocorre a reação de oxidorredução que produz corrente elétrica. Isso significa que há uma conversão de energia química em energia elétrica.

      O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro, a partir de dois terminais, que fecham o circuito com a pilha onde os elétrons livres irão percorrer o multímetro, tornando a medição da corrente e da diferença de potencial possível.

       Já a eletrólise é o processo inverso das pilhas, isto é, uma corrente elétrica gera uma reação química de oxidorredução. A eletrólise é um processo não espontâneo que transforma energia elétrica em energia química.

       O trabalho proposto tem por intenção verificar a produção de corrente elétrica através de um multímetro, assim como aprender a utiliza-lo, montar uma pilha de Daniell e estudar as reações espontâneas e não espontâneas.

2. MULTÍMETRO

2.1 MODO DE USAR

[pic 1] 

    Para utilizar o multímetro, é necessário conectar a ponta de prova vermelha (+) ao terminal V e a ponta preta (-) ao COM no multímetro, então colocar a chave rotativa na posição de medida de tensão continua DVC, com isso medir a tensão da pilha comercial, colocando a ponta de prova vermelha (+) ao terminal (+) da pilha e a ponta de prova preta (-) ao terminal (-) da pilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (580.4 Kb)   docx (386.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com