TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas para um projeto de pesquisa

Por:   •  17/11/2016  •  Bibliografia  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno(a): Marcos Tayrone dos Santos

Orientador(a): Professor Me. Geraldo Alexandre Júnior

QUALIFICAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO PROVISÓRIO: 

O ensino da argumentação: uma contribuição para o ensino de conteúdos atitudinais frente a questões sociocientíficas no ensino de ciências.

OBJETIVO GERAL:

Analisar como uma proposta envolvendo o uso da argumentação no ensino de ciências pode contribuir para o desenvolvimento de conteúdos atitudinais dentro de um ambiente que envolve questões sócio científicas.

INTRODUÇÃO:

Estudos sugerem que a habilidade de argumentação científica não ocorre de maneira espontânea para muitos indivíduos, mas através da prática (OSBORNE et al., 2004; DAWSON e VENVILLE, 2010). Partimos dessa premissa como verdade inicial para nossa pesquisa.

Logo, esse trabalho foi elaborado na tentativa de buscar uma proposta que mantivesse uma relação habitual do uso da argumentação na educação científica, sobretudo no incentivo da tomada de decisão frente a situações dessa natureza.

Nessa perspectiva e semblante, o trabalho sugere uma proposta motivadora que ensine a argumentação para alunos do ensino médio inovador de uma escola pública. Na proposta, o esquema de argumento de Toulmin (1958) será ensinado como base para construção dos argumentos dos alunos, visando ao aprimoramento da habilidade de argumentação.

JUSTIFICATIVA:

O presente trabalho é relevante na área de ensino, sobretudo em ensino de química, pois recomenda o uso de uma proposta envolvendo o uso da argumentação no ensino de ciências. Onde evidencia e contribui para a participação do aluno em questões relevantes para a vida dele. Tornando-o mais crítico e reflexivo, diante de problemas sociocientíficos por oferece-lhes habilidades de produzir seu argumento e fazendo disso, capacidades maiores de participação como cidadão não só entendedor, mas sim argumentador das divergências e convergências existentes no mundo em que vive. Segundo Dawson e Venville (2010), é importante que a ciência ofereça aos jovens a compreensão, habilidades e valores que são necessários para lidar com questões sociocientíficas.

REFERENCIAL TEÓRICO:

A linguagem e o discurso

Argumentação e argumento

Para Osborne et al., (2004) um argumento se refere ao discurso que um estudante ou um grupo de estudantes produzem quando articulam ou justificam suas conclusões com explicações.

Modelo de Toulmin;

Argumentação no ensino de ciência;

Aspectos sociocientíficos e argumentação;

Conteúdos Atitudinais;

METODOLOGIA:

Pesquisa qualitativa de caráter exploratório;

Contexto:

A principal fonte de informação é uma sala do ensino médio inovador da Escola Estadual Tristão de Barros, localizada na cidade de Currais Novos no interior do Rio Grande do Norte.

Desenvolvimento:

Definição do argumento; praticando a argumentação; aproximação com a situação; orientação da atividade; socialização dos argumentos.

Coleta de dados: Bloco de anotações; Entrevista não-estruturada; Observação sistemática;

CRONOGRAMA :

Período

Atividade

09/2016

10/2016

11/2016

12/2016

Revisão Bibliográfica

X

X

X

Coleta de dados

X

X

......

......

Redação do TCC

X

X

X

Revisão e Defesa

X

REFERÊNCIAS:

  • DAWSON, V. M.; VENVILLE, G. Teaching strategies for developing students argumentation skills about socioscientific issues in high school genetics.  Research in Science Education, v. 40, n.2, 2010.
  • JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P.  DIÁZ DE BUSTAMANTE, J. Discurso de aula y argumentación en la clase de ciencias: cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las ciências, 2003. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/21944/21778> Acesso em 24 de jun. 2016.
  • LEMKE, JAY L. Investigar para el futuro de la educación científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir. Enseñanza de las ciências, 2006. Disponível em : < file:///C:/Users/Marcos/Downloads/73528-84999-1-PB.pdf> Acesso em: 08 de ago. 2016.
  • OSBORNE, J. EDURAN, S. SIMON, S. MONK, M. Enhancing the quality of argument in school science. v. 41, n. 10. Journal of Research in Science Teaching, 2004. Disponível em:  Acesso em 28 de jul. 2016.
  • PÉREZ CAMPILLO, Y. GUERRERO, J. A. C. El abp y el diagrama heurístico como herramientas para desarrollar la argumentación escolar en las asignaturas de ciências. Ciênc. Educ, Bauru, v. 19, n.3, 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n3/02.pdf> Acesso em 08 de ago. 2016.
  • POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Cap. 2.  5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • SANTOS, W. L. P. MORTIMER, E. F. SCOTT, P. H. A argumentação em discussões sócio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso. Disponível em: < http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/223/207> Acesso em 17 de ago. 2016.
  • TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. 1958.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com