TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiencia

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

1.INTRODUÇÃO.................................................................................................1

2.DESENVOLVIMENTO......................................................................................2

3.BIBLIOGRAFIA................................................................................................3

Introdução

Esta pesquisa abordará o assunto sobre uma experiência, onde envolve todo um processo científico. É uma experiência simples, mas de grande aprendizado. O elemento mais importante nesse experimento é simplesmente a pressão atmosférica. Normalmente não se sente a pressão atmosférica porque ela se aplica igualmente em todos os pontos dos corpos, porém, seu valor varia de acordo com as condições de tempo e altitude.

A experiência é a do ovo na garrafa, onde é colocado um ovo cozido sobre uma garrafa com uma abertura de pequena a média, tendo dentro um papel em chamas. Isso fará com que a pressão mude, obrigando o ovo a entrar na garrafa totalmente intacto. E para tirá-lo da garrafa é só virar a garrafa ao contrário e soprar o máximo possível a abertura, assim o ovo irá se espremer até sair do recipiente.

Experiência ovo na garrafa

A experiência ovo na garrafa é um clássico da ciência, é uma experiência simples, mas que nos traz um grande aprendizado. Essa experiência é muito interessante, pois mostra como introduzir um ovo numa garrafa com abertura ligeiramente menor que o diâmetro do ovo sem esmagá-lo.

O passo a passo dessa experiência é bem simples. A primeira coisa a ser feita é colocar fogo em um papel e introduzi-lo na garrafa. Em seguida colocar um ovo cozido em cima da abertura da garrafa, então é só esperar que a ciência faça sua parte. E o resultado é que o ovo entra sem muita dificuldade dentro da garrafa.

Isso acontece porque o papel em chama consome o oxigênio dentro do frasco, então a pressão do ar dentro de tal diminui, fazendo com que a pressão exterior empurre o ovo para dentro.

Mas a experiência não termina só em conseguir introduzir o ovo na garrafa, mas sim em conseguir removê-lo. Para isso, basta virar a garrafa de boca para baixo, onde o ovo irá ficar na ponta, em seguida é só soprar o máximo possível na boca da garrafa. Então o ovo deverá se espremer facilmente através da parte de cima.

Materiais utilizados

  • Um ovo cozido;
  • Uma garrafa de vidro com gargalo médio a pequeno;
  • Um pedaço de papel de 20 cm a 30 cm;
  • Um isqueiro ou fósforo.

Métodos utilizados

Existe um método alternativo utilizado para tirar o ovo da garrafa, que é encher um recipiente com água quente e introduzir a garrafa dentro. O ar aquecido irá aumentar a pressão como no primeiro método utilizado. E esse de pressão fará com que o ovo se esprema saindo da garrafa.

Bibliografia

Notícias Universia. Experiencias Cientificas Fazer em Casa. Disponível em: Acesso em 9 de setembro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com