TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FSA COLEGIADO DE BIOMEDICINA

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FSA

COLEGIADO DE BIOMEDICINA

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

DOCENTE:

TURMA:

Alunos

AULA PRÁTICA N°04:

TEMA: Titulação Volumétrica

FEIRA DE SANTANA,

15 de novembro de 2018.

1. Introdução:

Quando os cientistas precisam determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de análise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.

Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.

Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.

No entanto, embora o ponto de equivalência indique o térmico da titulação, nem sempre os volumes das soluções que são utilizadas resultam em uma solução final neutra, com pH igual a 7. 

Esse foi apenas um tipo de titulação que serve bem como exemplo de como essa técnica é utilizada para quantificar uma substância. Outras maneiras podem ser usadas também: quantificando ácidos fracos, bases fracas, por oxirredução, por precipitação, etc. O que muda nesses casos são o tipo de indicador utilizado, a estequiometria da reação, e como é feita a conta. 

2. Objetivo

Determinar o Ponto de Equivalência e conhecer a concentração exata do ácido HCl (ácido clorídrico) equivalente à quantidade da base NaOH (hidróxido de sódio).

3. Materiais e Reagentes

3.1 Materiais

-Pipeta volumétrica 25 mL

-Bureta de 50 mL

-Erlenmeyer 125 mL

3.2 Reagentes

-NaOH 0,1 mol/L

-HCl

-Fenolftaleína

4. Procedimento Experimental

A) Pipetar, com uma pipeta volumétrica, exatamente 25 mL de solução de HCl    

B) Transferir quantitativamente a amostra para um erlenmeyer de 125 mL.

C) Adicionar 3 gotas de fenolftaleína

D) Lavar a bureta com solução de NaOH e adicionar à bureta de 50ml,  a solução padrão de NaOH 0,1 mol/L.

E) Titular a solução de HCl com a solução de NaOH até o ponto de viragem (solução com coloração rosa). Colocar um papel branco embaixo do erlenmeyer para facilitar a detecção do ponto de viragem.

F) Anotar o volume gasto de NaOH

G) Repetir o procedimento por 3 vezes. (Obs: enumere os erlenmeyers)

H) Calcule para cada volume gasto a concentração de HCl;

I) Pesquise e represente a reação química resultante dessa titulação.

5. Dados Experimentais e Análise dos Resultados

1- Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):  

HCl→H+ +Cl-  

NaOH → Na+ + OH -

A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl - e OH-) e cátions (H+ e Na+).

2.  A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.

Dessa forma, pode-se concluir que a proporção entre ácido e base indica também a proporção entre cátion e ânion na molécula do sal produzido. Assim, quando ácido e base estão na proporção de 1:1, esta também será a proporção de cátion e ânion no sal resultante. Quando a proporção de ácido é maior, proporcionalmente haverá uma maior proporção do ânion no sal. Quando a proporção da base for maior, haverá mais cátions do que ânions no sal produzido.

Cálculo Utilizado para a concentração real do HCL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (606.3 Kb)   docx (781.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com