TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Departamento de Química

[pic 1]

Geoquímica

(5930685)

Prova 1

DOCENTE

ALUNO

Murilo MB

DATA  14/09/2018


Questão 1.

a) Faça uma pesquisa sobre a forma, tamanho, peso e densidade da Terra. Discorra sobre a composição

da Terra e da crosta terrestre.

b) Esquematize as placas tectônicas e correlacione com as estruturas vulcânicas e terremotos.

Questão 2.

a) Quais os fatores que influenciam a formação de um solo? Explique de maneira sucinta os horizontes de um solo.

b) Conceitue solo do ponto de vista químico e explique como a qualidade do mesmo pode influenciar a qualidade de vida da população local. O que é passivo ambiental?

Questão 3.

a) A permeabilidade depende: da taxa com a qual um fluido pode escoar, da composição do solo (consistência e granulometria), caracteristicas do fluido, índice de vazios, estrutura e grau de saturação. Levando em consideração estes fatores, classifique em ordem decrescente de permeabilidade os seguintes solos: siltoso, arenoso e argiloso.

b) Como se formam os minerais? O que são minerais primários e secundários? Dê um exemplo de cada. Pesquise sobre as propriedades físicas dos minerais: dureza, clivagem, fratura, brilho, cor, densidade. Qual a importância da carga líquida negativa nas argilas minerais?

Trabalho 1 – Geoquímica

  1. a) Faça uma pesquisa sobre a forma, tamanho, peso e densidade da Terra. Discorra sobre a composição da Terra e da crosta terrestre.

Formato de geoide, arredondado mas com os polos achatados.

Peso - 5,972x1024 kg        

Diametro: 12.742 km

Volume: 1,08321×1012 km³

Densidade: 5,51 g/cm³

Sobre a composição da terra, pode-se dizer que pela gravidade da terra e pela alta temperatura em sua formação, pode-se observar que os elementos mais densos e pesados ficaram concentrados na porção central da terra (o núcleo) e os elementos menos densos tenderam a se concentrar na crota da terra. Assim pode-se dizer que, no geral, a terra é contituida de composições diferentes em suas determinadas partes. No núcleo há uma concentração quase total de ferro e níquel fundido. No manto há, predominantemente magneseio, ferro, silício e oxigênio. E na crosta terreste, se concentra os elementos mais leves, como oxigênio, silício, alumínio, cálcio, potássio e sódio e em elementos radioativos.

Em termos de porcentagem, a terra no geral tem 35% de ferro, 30% de oxigênio, 15% de silício, 13% de magnésio, 2,4% de níquel, 1,9% enxofre, 1,1 calcio, 1,1 alumínio e <1% dos outros. Mas, olhando somente para a crosta temos: 46% de oxigênio, 28% silício, 8% alumínio, 6% ferro, 4% magnésio, 2,4% cálcio, 2,3 potássio, 2,1 sódio e <1% outros.

b) Esquematize as placas tectônicas e correlacione com as estruturas vulcânicas e terremotos.

[pic 2]

  1. a) Quais os fatores que influenciam a formação de um solo? Explique de maneira sucinta os horizontes de um solo.

Os fatores que influenciam a formação do solo e estão ligados as suas características, como o tempo da sua constituição, a sua profundidade, sua estrutura e sua composição, são:

  1. Material de Origem:

  1. Relevo:

  1. Organismos vivos:
  1. Clima:

 

  1. Tempo

- Horizonte O (orgânico) - o grupo O é constituído por horizontes orgânicos que se formaram sobre o solo mineral. Aí se encontram detritos derivados da morte de plantas e animais.

- Horizonte A - são os horizontes minerais de nível mais elevado. Contêm uma forte mistura de matéria orgânica decomposta (humificada), que tende a dar a cor escura aos horizontes seguintes.

- Horizonte E - são os horizontes que apresentam o máximo de lixiviação ou eluviação de argila, ferro, óxidos de alumínio, que coloca de lado uma concentração de minerais resistentes, tais como quartzo, areias e vasos. O horizonte E é geralmente mais claro que o horizonte A e está colocado imediatamente a seguir ao horizonte A.

- Horizonte B (iluvial) - a subsuperfície do horizonte B inclui camadas nas quais a iluviação de materiais se realizou na zona superior, mas também muitas vezes na zona inferior. Nas regiões húmidas, os horizontes B são as camadas onde ocorre o máximo de acumulação de materiais tais como óxidos de ferro e alumínio, e argilas. Nas regiões áridas e semiáridas, o carbonato de cálcio, o sulfato de cálcio e outros sais podem ser acumulados neste horizonte B.

O horizonte B é muitas vezes incorretamente referido como subsolo.

- Horizonte C - é um horizonte constituído por material não consolidado, situado abaixo dos horizontes A e B. Pode ser constituído, ou não, com os mesmos materiais ou materiais semelhantes aos que formam o solo arável. Este horizonte não abrange as zonas onde ocorrem a maioria das atividades biológicas e, em geral, é muito pouco afetado pelos processos que originam os horizontes situados acima dele. As zonas superiores deste horizonte podem, com o tempo, vir a fazer parte do solo, devido à meteorização e erosão contínua.

- Camada R - é constituída por rocha consolidada, evidenciando a existência de pouca ou nula meteorização.

b) Conceitue solo do ponto de vista químico e explique como a qualidade do mesmo pode influenciar a qualidade de vida da população local. O que é passivo ambiental?

Nos solos, em geral, há uma predominância de Si e Al devido a abundância destes elementos nas rochas da superfície terrestre.

.  

Os altos teores de ferro e alumínio em alguns solos são resultantes de materiais de origem mais ricos, nesses elementos, e da concentração residual após a perda gradativa por meio da lixiviação dos demais elementos do solo decorrente do processo de intemperismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (97.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com