TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE IBITINGA

Por:   •  17/5/2019  •  Seminário  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE IBITINGA – FAIBI

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

TRABALHO: TURISMO DE AVENTURA

Ibitinga/ SP

2019

Alunos: Daniela Rizato Coleone
Dimas Ianni
Gabrielli Lorenci
João Vitor Semensato

Thiago Assunção

TRABALHO: TURISMO DE AVENTURA

                                                                                                             Trabalho apresentado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga, como requisito para avaliação na disciplina de Informática Prof° Nilson José Augustini

IBITINGA/ SP

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 O QUE PODE SER CONSIDERADO UMA ATIVIDADE DE TURISMO DE AVENTURA        4

3 PERFIL DO PÚBLICO ALVO        5

4 MERCADO DO TURISMO DE AVENTURA ATUAL NO BRASIL        6

5 PRINCIPAIS LOCAIS DE ATIVIDADES DO TURISMO DE AVENTURA NO BRASIL        8

5.1 Barra Grande – Piauí        8

5.2 Ilha Grande - Rio de Janeiro        8

5.3 Brotas – São Paulo        8

5.4 Pico da Ibituruna - Minas Gerais        9

5.5 Boituva – São Paulo        9

5.6 Chapada dos Guimarães - Mato Grosso        9

5.7 PASSEIO DE BALÃO EM BOITUVA – SP        9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11


1 INTRODUÇÃO

Esse é um trabalho da disciplina de Teoria Geral do Turismo, cujo principal objetivo é explicar sobre o Turismo de Aventura, sua prática e conceitos; que muitos associam essa atividade como perigosa e de alto risco, sem conhecer ao seus preceitos e prerrogativas para o desenvolvimento do mesmo.
        Segundo o site Brotas On Line, segue a definição dessa prática:
 “uma atividade de aventura é basicamente uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos. E que, além disso, proporcionam sensações incríveis, como liberdade, superação e prazer“.

As agências e operadoras disponibilizam um treinamento antes da realização das atividades, preparando o turista com profissionais devidamente capacitados para as atividades regulamentadas; sendo assim a definição citada acima, faz real de que o perigo é bem menor, para uma experiência incrível.


2 O QUE PODE SER CONSIDERADO UMA ATIVIDADE DE TURISMO DE AVENTURA

O Turismo de Aventura teve um crescimento considerável, nos últimos 15 anos; diversas empresas criaram inúmeras práticas, ou esportes como assim denominada abaixo:

O turismo de aventura é o segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esporte recreacional ao ar livre, envolvendo emoções e riscos controlados e exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural (EMBRATUR, 2001).


        O crescimento das viagens junto à natureza, relacionadas ao turismo de aventura resulta do cruzamento de duas tendências atuais: a expansão dos esportes de aventura e a valorização do consumo de cenários naturais, por meio da atividade turística. A superação de limites juntamente com a busca por novas emoções e adrenalina são objetivos comuns entre os adeptos.
        Cada vez mais se torna comum entre as empresas a organização de eventos para seus funcionários, envolvendo a prática de atividades de aventura, com o objetivo de desenvolver o espírito de equipe entre os participantes. Essas viagens vêm sendo utilizadas como instrumento para motivar estimulando a integração, desenvolvendo paciência, tolerância e companheirismo, além de outras habilidades como equilíbrio, força, coordenação, estratégia, etc.

        Podemos considerar uma atividade de turismo de aventura, toda aquela que envolva a superação de limites pessoais, de forma recreativa e não de competição. Deve ainda incorporar em sua prática comportamentos e atitudes evitem e/ou minimizem possíveis impactos negativos ao ambiente.

        Podem ser citamos como exemplos de o que é turismo de aventura as atividades como RaftingBóia-cross,TirolesaCanionismo Arvorismo.

Texto extraído do Curso de Ecoturismo de autoria de Ruth Alves Costa.


3 PERFIL DO PÚBLICO ALVO

Segue perfil do Público Alvo do seguimento do Turismo de Aventura, segundo ABETA 2010 (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura):
        Predominaram os solteiros: 48% (11% moram sós e 37% moram com pai/mãe, parentes ou amigos). Como veremos, este é um importante traço do turista de aventura/ecoturista. 42% são casados/união estável (12% sem filhos, 13% com filhos pequenos, 8% com filhos adolescentes, 6% com filhos adultos e 3% com filhos que não moram em casa) e 7% são divorciados/viúvos (3%
moram sós e 4% moram com parentes, amigos).

Assim como o estado civil, a elevada escolaridade é um traço marcante nesse público: apenas 4% têm até o ensino médio incompleto; 22% concluíram o ensino médio; 31% têm superior incompleto; 27% concluíram curso superior e 13% são pós-graduados, com especialização, mestrado ou doutorado.


4 MERCADO DO TURISMO DE AVENTURA ATUAL NO BRASIL

Dados do Travel Leaders Group e da Adventure Travel Trade Association (ATTA) apontam que o mercado global de turismo de aventura representa atualmente US$ 683 bilhões em negócios. Considerando que em 2013 o valor estimado foi de US$ 375 bilhões, nota-se que é um setor em potencial crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (441.6 Kb)   docx (242.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com