TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenos Quimicos e Fisicos

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A matéria existente constantemente passa por vários fenômenos. Estes podem ser físicos ou químicos, dependendo das transformações ocorridas com a matéria durante o processo de transformação. Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente. No geral, possibilitam que a substância volte ao seu estado inicial

Já as transformações químicas são caracterizadas pela quebra das moléculas das substâncias que reagem entre si – os reagentes – e seus átomos que se reagrupam de formas diferentes das iniciais, formando novas substâncias – os produtos .

OBJETIVO

Observar na prática as diferenças entre os fenômenos químicos e fenômenos físicos.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A matéria existente passa constantemente por vários fenômenos, podem esses ser físicos ou químicos (COLODEL, 2012).  A diferenciação entre tais fenômenos é de alta importância, e é isso que iremos observar nessa aula prática.                                                                                                                             ...Pode-se afirmar que fenômenos físicos são aqueles em que não há alteração na composição (molécula) do material, e fenômenos físicos aqueles quem que existe.tal.alteração.(SOUZA,.2012).                                                                                        ...Como fenômeno físico pode-se citar a alteração da cor do ferro em seu aquecimento, a dissolução do açúcar na água, e até mesmo a fragmentação do giz quando em atrito com o quadro negro (PORTAL SÃO FRANCISCO, 2012).    ...De acordo com os fenômenos descritos, não houve alteração alguma nas propriedades químicas dos materiais, apenas em suas propriedades e/ou aparências.físicas.(SOUZA,.2012).                                                                          ...Já nos fenômenos químicos, há a alteração da natureza da matéria, ou seja, a composição da matéria alterada, a composição final não será igual à do início do fenômeno. Exemplo, papel queimado, ferro oxidado e o vinho transformado em.vinagre.(MUNDO.VESTIBULAR,.2012).                                                                     ...Muitas dessas reações químicas e físicas são visuais, há também casos em que há reações químicas juntamente com fenômenos físicos, como a liberação de calor em determinadas reações (COLODEL, 2012). Tais reações são denominadas exotérmicas, onde há uma diferença no saldo de energia da matéria transformada em relação ao meio ambiente após o fenômeno químico ser concluído, exemplificando, toda combustão é uma reação exotérmica (MUNDO VESTIBULAR, 2012).

METODOLOGIA

Para realizar o experimento utilizamos os seguintes instrumentos:

- Vidrarias

6 tubos de ensaio

Béquer

Bastão de vidro

Vidro relógio

- Materiais

Fio metálico (clipe)

Espátula

Tela de amianto

Pinça de madeira

Pinça metálica

Suporte de tubos de ensaio

- Equipamentos

Bico de Bunsen

A – Aquecimento do fio metálico

Usamos uma pinça metálica para segurar o fio metálico que colocamos em contato com a chama do bico de Bunsen durante 30 segundos, após esse procedimento aguardamos o fio metálico esfriar.

B – Aquecimento do magnésio

Com uma pinça metálica pegamos um pedaço de fita de magnésio e colocamos em contato com a chama no bico de Bunsen.

C - Fusão do estanho

Usando a pinça de madeira (prendedor) pegamos um tubo de ensaio e o aquecemos com uma pequena porção de estanho, após a fusão deixamos o material esfriar.

D – Decomposição de dicromato de amônio

Com a pinça de madeira (prendedor) pegamos um tubo de ensaio e uma ponta de espátula de dicromato de amônio, após isso o aproximamos da chama do bico de Bunsen.

E – Sublimação do iodo

Colocamos alguns cristais de iodo em um béquer de 100 ml e cobrimos o béquer com um vidro de relógio, no vidro de relógio despejamos 2/3 do seu volume. Colocamos esse conjunto em uma tela de amianto e aquecemos com a chama do bico de Bunsen até os vapores de iodo atingir o vidro de relógio, esperamos 5 minutos e desligamos o gás. Após esse procedimento aguardamos esfriar durante 5 minutos e cuidadosamente retiramos o vidro de relógio, a água que estava na parte de cima fio jogado fora.

F – Reação entre iodeto de potássio e nitrato de chumbo

Nesse procedimento utilizamos 2 tubos de ensaio, em um deles despejamos cerca de 2 ml de solução Kl a 0,25%,  no outro colocamos o mesmo volume de solução Pb(NO3)2 a 0,25%, depois disso colocamos o conteúdo de um tubo no outro. Com a ajuda da pinça de madeira aquecemos com a chama do bico de Bunsen o tubo de ensaio com as duas soluções até entrar em ebulição. Depois de certo tempo deixamos o tubo de ensaio em um balde com gelo e observamos.

G – Perda de água de cristalização

Em um tubo de ensaio colocamos uma pequena porção de CuSO4.5H2O sólido, e com a ajuda de uma pinça de madeira, aproximamos da chama do bico de Bunsen e quando percebemos uma alteração desligamos o gás, quando esfriou pingamos um pouco de água.

2.RESULTADOS E DISCUSSÕES

A – Aquecimento do fio metálico (Fe) – Ficou com a cor vermelha, e depois que esfriou ficou com cor amarelada. (Fenômeno físico).

B – Aquecimento do magnésio (2Mg + O2) – Enquanto estava em contato com a chama do bico de Bunsen ficou de uma maneira que parecia ter luz, e depois disso virou um pó branco.  transformação química, pois ocasionou a formação de uma nova substância, com alteração de estrutura molecular, liberação de energia em forma de luz e mudança de cor.

(Fenômeno químico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com