TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Parâmetros Químico-Físicos da Água dos Poços Artesanais

Por:   •  7/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.072 Palavras (25 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 25

João Osório Machirica

Análise de Parâmetros Físico-Químicos da Água dos Poços Artesanais: Estudo de Caso Bairro Nherere, no Distrito de Mandimba

(Curso de Licenciatura em Ensino de Química com Habilitações em Gestão de Laboratórios)

Universidade Pedagógica

Lichinga

2017

João Osório Machirica

Análise de Parâmetros Físico-Químicos da Água dos Poços Artesanais: Estudo de Caso Bairro Nherere, no Distrito de Mandimba

Projecto Científico a ser apresentado ao Departamento de Ciências Naturais e Matemática para elaboração de Monografia Cientifica, como requisito para obtenção de Grau Académico de Licenciatura em Ensino de Química, com Habilitações em Gestão de Laboratórios.

Supervisor: dr.Balduíno Milton Aleixo

Co-supervisores: dr.Beni Chauque e

Tec˚.Patrício Paulo Chapala

Universidade Pedagógica

Lichinga

2017

CAPITULO I: INTRODUÇÃO

O abastecimento público de água em termos de quantidade e qualidade é uma preocupação crescente da humanidade, em função da escassez do recurso água e da deterioração da qualidade dos mananciais.

Segundo a OMS (2010), cerca de 60% da população mundial tem um precário abastecimento de água, e aproximadamente 80% das doenças dos países em vias de desenvolvimento, podem ser atribuídas ao consumo de água contaminada.

Na óptica da OMS (2010), a presença de substâncias como os nitratos, nitritos, ferro, manganês, cobre, zinco, entre outras substâncias químicas na água, devem ser muito reduzidas de forma a não existirem quaisquer riscos para a saúde pública ou problemas derivados da precipitação destas substâncias.

O Distrito de Mandimba, particularmente o Bairro Nherere, desenvolveu-se regularmente nos últimos anos em todos aspectos, aumentando consideravelmente a demanda da água em quantidade e principalmente em qualidade.

Assim, uma preocupação sempre é levantada em torno do assunto, porque tal como dizem os autores QUEIROZ (2004) e VAZ (1992), não há na natureza algo a que possamos chamar "água pura", pois a presença de gases dissolvidos, compostos orgânicos e inorgânicos, e partículas em suspensão é inevitável.

Esta pesquisa, abordará aspectos relacionados com os Análise de Parâmetros Físico-Químicos da Água dos Poços Artesanais no distrito de Mandimba em particular no bairro Nherere, na sua perspectiva analítica.

Portanto, os poços quando construídos sem o devido acompanhamento técnico de profissional capacitado e fora das exigências técnicas, constituem-se em possível fonte de contaminação, comprometendo a sua qualidade, particularmente devido à contaminação por agentes químicos, associados à falta de saneamento básico, (BRAGA et all. 2005:78).

1.1. Delimitação do Tema

Essa pesquisa realizar-se-á no Distrito de Mandimba, particularmente no Bairro Nherere, no presente ano de 2017 (nos meses de Maio à Novembro). O mesmo abordará sobre aspectos relacionados com análise de parâmetros físico-químicos da água dos poços artesanais no distrito de Mandimba, no bairro Nherere.

Mas também, pretende-se com esse trabalho cumprir com uma das competências do Curso de Licenciatura em Ensino de Química, que é: participar em projectos de investigação relacionados com o ensino e o desenvolvimento comunitário.

No entanto, serão seleccionados 2 casos relacionados com a localização de certos poços, nomeadamente: poços localizados nos locais de inclinação acentuada e poços localizados próximo das possíveis fontes de contaminação do Bairro Nherere (lixeiras, esgotos, latrinas, etc.), que são casos que merecerão maior destaque para a presente pesquisa. Mas também, na sua abordagem olhar-se-á para a questão da concentração de cada contaminante em relação a profundidade dos poços.

1.2. Problematização

De acordo com os dados extraídos do (BES, 2016) fornecidos pelo Centro de Saúde de Mandimba, no período de 2014-2016, foi registado no Centro de Saúde de Mandimba uma tendência crescente de casos de doenças de origem hídrica, particularmente o Bairro Nherere do qual têm-se reportado mais casos de ocorrência de doenças transmissíveis pela água, numa altura que observou-se pessoas de ambos os sexos e de todas as idades a entrarem em contacto com a água subterrânea para várias actividade, o que pode estar a condicionar o maior risco para contrair mais doenças.

De acordo com CHAUQUE (2012:38), a análise da qualidade de água dos poços caseiros é uma estratégia muito importante e, representa um passo decisório e prioritário, quando se pretende compreender ou determinar a razão do registo frequente de doenças gastrointestinais, como diarreias e disenterias.

Embora tenha sido concluído que na situação analisada pelo autor que não havia uma relação directa entre a presença de alguns parâmetros químico-físicos na água dos poços caseiros e o registo frequente de doenças gastrointestinais, actualmente observa-se que existem ainda prevalências de doenças de origem hídrica (CHAUQUE, 2012:42).

Um dado preliminar revela que no período de 2013-2014, no Centro de Saúde de Mandimba foram atendidos 22 casos de doenças tais como a meta-hemoglonemia, doenças de pele, desequilíbrio hormonal, neoplasia gástrica, entre outras, tendo sido registado um aumento de casos em 2014-2015 para 34, mas portanto no período de 2015-2016 o número passou para 59 casos, e, facto preocupante é que a maior parte dos pacientes atendidos provinham do Bairro Nherere (BES, 2016).

Assim, com aumento de casos de diarreias e outras doenças de origem hídrica, que têm sido registados actualmente no Centro de Saúde de Mandimba, coloca-se a seguinte questão de pesquisa:

Quais são os parâmetros físico-químicos da água dos poços artesanais no Bairro Nherere, no Distrito de Mandimba?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com