TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Químicos: Diferença Entre Fenômenos Físicos e Fenômenos Químicos

Por:   •  31/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Fenômeno é tudo aquilo que ocorre mudança com a matéria, como o ferver da água e seu congelamento, amassar um papel, dissolver açúcar na água e até a produção do queijo a partir do leite. Esses fenômenos têm duas classificações: físico ou químico. [1]

Fenômenos físicos são aqueles que a constituição do material não sofre alteração. Pode-se citar um papel amassado como exemplo, o papel amassado mudou de forma, aparência e tamanho, mas ele continua sendo um papel. Outros exemplos são o fervimento e congelamento de água, trituração de carvão, quebrar um copo de vidro, etc. [2]

Fenômenos químicos são aqueles que a constituição do material sofre alteração. Pode-se citar um papel queimado como exemplo, ele não será mais um papel visto que seu material sofreu alteração, tornando-o em gás carbônico e cinzas. Outros exemplos são: Decomposição, fotossíntese, azedamento do leite, queima de combustíveis, etc. [2]

Fenômenos químicos e físicos são muitas vezes difíceis de identificar, principalmente a olho nú. Existem alguns sinais que se mostram úteis, como a mudança de cor, mudança de odor, aparecimento de luz, formação de gás, formação de som, mudança de estado físico, oxidação, combustão, etc. Esses sinais são chamados de evidências. [1]

Objetivos

Discernir fenômenos físicos e químicos e observar ocorrências que permitam a identificação de reações químicas por meio de experimentos.

Materiais e Métodos

Materiais:

Tubo de ensaio

Bico de Bunsen

Pinça de madeira

Pinça metálica

Fio metálico

Béquer de 100mL

Vidro de relógio

Tripé

Tela de amianto

Pisseta

Estante para tubo de ensaio

Fósforo

Reagentes:

Iodo P.A. (Ressublimado) I2 - Vetec

Iodeto de potássio com concentração de 0,25%

Nitrato de chumbo com concentração de 0,25%

Estanho Granulado P.A. (20 MESH) - Dinâmica

Dicromato de Amônio P.A. (NH4I2Cr2O7) - NEON

Sulfato de Cobre

Enxofre U.S.P. - Synth

Magnésio Aparas Puro - lafan

Estanho Granulado P.A. (20 MESH) - Dinâmica

Água destilada

Métodos

No experimento A, o fio metálico foi pego pela pinça de madeira e então esquentado pelo bico de bunsen por 30 segundos.

No experimento B, o vidro relógio foi utilizado de armazenamento para pedaços de fita de magnésio, em seguida fez-se o uso da pinça metálica como suporte de um pedaço de fita de magnésio, que foi levado ao bico de bunsen até emitir luz.

No experimento C, o estanho foi colocado no tubo de ensaio e então esquentado com a pinça de madeira de suporte, para chegar ao ponto de fusão mais rapidamente, foi-se utilizado uma pinça metálica para misturá-lo.

No experimento D, o tubo de ensaio armazenou uma pequena porção de enxofre em pó, que foi levada ao bico de bunsen com a pinça metálica de suporte.

No experimento E, foi colocado uma espátula de dicromato de amônio em um tubo de ensaio, em seguida, com a pinça de madeira de suporte, o tubo metálico foi levado ao bico de bunsen.

No experimento F, alguns cristais de iodo foram colocados em um béquer de 100mL. Foi colocado água destilada em ⅔ de volume no vidro relógio. Em seguida, o béquer foi colocado sobre o tripé e então foi coberto pelo vidro relógio, o béquer foi aceso e desligado após os vapores de iodo terem atingido o vidro relógio.

No experimento G, em um tubo foi colocado 2 mL de KI a 0,25%, em outro foi colocado 2 mL de Pb(NO3)2 a 0,25%. O conteúdo foi vertido de um tudo para outro. Em seguida, o tubo de ensaio foi esquentado pelo bico de bunsen, utilizando a pinça de madeira como suporte.

No experimento H, uma pequena porção de sulfato de cobre foi colocada em um tubo de ensaio e, com a pinça de madeira de suporte, esquentou-se no bico de bunsen. Após esfriar, foi pingado algumas gotas de água.

Resultados e Discussão

Experimento A:

Após o fio metálico ter sido esquentado no bico de bunsen por 30 segundos, pode-se notar a mudança de cor do mesmo, ficando avermelhado. Esse acontecimento se deve ao fato de que quando um corpo é aquecido, ele emite radiação visível, inicialmente de cor vermelho/alaranjada. Nota-se que o fio metálico não sofreu alteração em sua composição, sendo um fenômeno físico. [3]

Experimento B:

Após o pedaço de fita de magnésio ter sido esquentado pelo bico de bunsen, realizou-se combustão e pode-se notar a emissão de luz e gás. Mudando a composição do material, o magnésio virou óxido de magnésio, sendo classificado como fenômeno químico.

Experimento C:

Após o estanho ter chegado ao seu ponto de fusão (onde foi-se utilizado o bico de bunsen e um fio metálico servindo de força mecânica),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (554.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com