TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Caracterização da Escola

Por:   •  29/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Centro Acadêmico do Agreste-CAA

Disciplina: Estagio III

Discente: Maria Fabiana da Silva Costa

Docente: Melissa Dafni Gomes Cancelo

Ficha de caracterização da escola

A referia escola recebeu o nome de Josefa Paulina de Souza, em homenagem a professora que lecionou na época, sem retorno financeiro, mas gostava muito de sua profissão, com o passar do tempo foi promovida pelo governador para lecionar no Estado, por se tratar de uma das melhores professoras da época.

        A Escola Municipal Professora Josefa Paulina de Souza, localizada da rua: Rosendo Leite S/N CEP: 55390-000; Ibirajuba – PE, inaugurada em: 28/07/1990, atualmente é administrada por Adriana Cristina Onofre Silva.

         Ensino fundamental do 6° ao 9° ano, o público alvo atendido na escola são alunos(as) da zona rural e urbana, no total são 650 alunos(as), nos três turnos funciona a escola, mas a noite só tem o (nesse turno só há turmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos).

      Sua composição de funcionários se dá da seguinte forma: cinco porteiros, nove merendeiras e seis auxiliares de serviços gerais, nenhum desses possui o ensino fundamental concluído, três auxiliars administrativo, oito coordenadores, uma secretaria e uma gestora, ao todo são 33 funcionários, juntamente com a direção, trabalham 37 professoras(as), todas atuam no Ensino Fundamental II, mas 11 desses são só para o 9º ano.

A referida escola fica no espaço urbano, no centro da cidade, construída em alvenaria, constituída com 03 (três) banheiros, um feminino e um masculino, 01 (um) na sala dos professores, 01 (uma) cozinha, 07 (sete) salas de aula pouco ventiladas, 01 (uma) secretaria que funciona juntamente com a sala de professores. Com o aumento da demanda, o espaço não comportava mais os alunos, foram necessários dividir a sala de reunião, transformando-a em duas salas de aula, o espaço da secretaria também foi cedido para o funcionamento de salas de aulas.

      Não há laboratório de Química na escola em campo e nem sala de informática, antigamente havia um espaço para estudo, pois havia uma biblioteca pequena, que funcionava juntamente com o laboratório de informática, mas a mesma foi desfeita para abrigar mais uma turma, pela quantidade insuficiente de salas na escola em campo.   há uma quadra poliesportiva, usada para as aulas de Educação de Física, na escola possui rampa, e outras estruturas de acessibilidade, mas os banheiros não são adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

      Em relação aos recursos tecnológicos, a escola possui um aparelho de DVD, uma televisão, um computador, uma impressora, uma caixa de som, e uma antena para internet.

            Não se tem o grêmio da escola em campo. Na escola foi criada uma banda de fanfarra, onde a mesma desfila nos eventos principais da cidade, e nas comemorações anuais da escola.

            Na escola em campo, há vários projetos ao decorrer do ano. Houve um recentemente sobre a dengue.

A merenda muito ruim, mas os alunos mais pobres acham boa, os recursos didáticos foram roubados restando apenas os citados acima.

A diretora foi nomeada pelo prefeito. Assim não havendo uma gestão democrática e participativa.

A equipe gestora é formada uma gestora que é formada em letras e tem 20 horas semanais, oito coordenadores, uma secretaria e três auxiliares administrativos que tem 20 horas semanais e 33 professores que tem cargas de horas aulas que varia de 42 Horas mínimas até as 200 Horas máximas, 20 horas semanais para os de serviços gerais, nos aspectos de  formação, , tempo de serviço na educação e tempo de serviço na escola,  todos tem faculdade Fafica, Unip, Fabeja, UFPE, Upe, Só tem 4 graduandas o restante são todos formados, todos estão na educação há mais de 4 anos, só que na escola esse tempo varia entre 02 à 15 anos .

A escola atende a uma clientela diversificada onde a maioria dos alunos(as) pertence à classe menos favorecida da sociedade, por isso possuem pouco acesso as atividades esportivas, artísticas e culturais e de lazer. Muitas coisas impedem os alunos(as) a desenvolver seus trabalhos extraclasses ou até mesmo deixa de fazê-los por razões diversas: falta de incentivo da família, dificuldades de materiais, ausência dos pais para orientá-las, as vezes passa despercebido por alguns educadores.

Nossa clientela é de 50% do espaço rural, 50% do espaço urbano; visto que a principal atividade econômica das famílias do espaço rural é a agricultura e a pecuária bovina, a principal renda que circula no comércio Ibirajubenses resulta das rendas mínimas dos aposentados, funcionários da rede Municipal e Estadual, e a renda leiteira das pecuaristas da zona urbana e beneficiários da bolsa família.

O calendário escolar é organizado tendo todo o planejamento que vai dos inicia das aulas ao termino, os feriados, a formação continua dos professores, reunião de pais e mestres encontro família escola, analisando esse calendário percebi que tem apenas meia dia para encontro família escola onde deveria se ter mais para que se possa ter o entrosamento da comunidade e da gestão da escola tendo que em vista que é algo muito superficial não sendo possível ter uma gestão democrática e muito menos participativa, pois para que isso acontecesse era necessário mais encontro, assim como também a formação continua e planejamento são apenas dois dias que são realizados antes do inicio das aulas e sabe-se que para a formação continua de um professor teria que se ter pelo menos esse encontro a cada três meses e para planejamento também achei muito restrito em apenas dois dias e se não vir a funcionar o que se foi planejado o que fazer para mudar e isso não tem no calendário que era pra se ter esse encontro a cada semestre para saber se esse planejamento esta servindo e se não o que pode ser mudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (747.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com