TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de Aminoácidos (Reação com Ninhidrina)

Por:   •  28/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

CURSO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

PROF. ESP. NEIRIGELSON FERREIRA DE BARROS LEITE

ANA KELLY SANTOS SILVA

MAPA MENTAL SOBRE O CICLO DE KREBS

PIRIPIRI, 2019

ANA KELLY SANTOS SILVA

KELLE GRAZIELE DA COSTA

KELLY NAYARA TRINDADE SILVA

MARIA DA GLÓRIA DUARTE SOUZA

NAYANE DA SILVA SOARES

IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS (REAÇÃO COM NINHIDRINA)

Relatório técnico apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Bioquímica do curso de Bacharelado em Nutrição da CHRISFAPI sob a orientação do prof. Esp. Neirigelson Ferreira de Barros Leite.

Seção

Pontuação

Apresentação (digitação, formatação, tabelas, gráficos, etc.)

Resumo

Introdução

Objetivos

Parte Experimental (Materiais, Reagentes e Procedimentos)

Resultados e Discussões

Conclusão

Referências (segundo normas ABNT)

Anexos (questões que deverão ser respondidas e que se encontram ao final de cada procedimento experimental)

Conduta da equipe dentro do laboratório

TOTAL

PIRIPIRI, 2019

RESUMO

[pic 2]

Este experimento teve como objetivo a execução de testes qualitativos em tubos de ensaio para o reconhecimento de aminoácidos. O processo foi viabilizado por aquecimento em banho-maria e logo após foi verificado a mudança de coloração dos tubos de ensaio que havia a presença de aminoácidos.

Palavras-chave: aminoácidos, tubos de ensaio, coloração.


SUMÁRIO

[pic 3]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................        05

2 OBJETIVOS.......................................................................................................        06

3 MATERIAIS UTILIZADOS..................................................................................        06

4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS..............................................................        06

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO.........................................................................        08

6 CONCLUSÃO.....................................................................................................        08

REFERÊNCIAS.....................................................................................................        09

ANEXOS................................................................................................................        10


1 INTRODUÇÃO

        Os aminoácidos são moléculas orgânicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pois são responsáveis por ajudar na formação dos tecidos corporais, enzimas, células do sistema imunológico entre outros. Eles são essenciais para que haja a fabricação de cadeias de proteínas num organismo vivo.

        As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo de amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH). 20 desses aminoácidos se combinam de forma variada pra formar diferentes proteínas e cada proteína é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.

        As reações dos aminoácidos são aquelas de seus grupamentos funcionais, isto é, do grupo alfa-carboxílico, do grupo alfa-amino e dos grupos presentes nas cadeias laterais. As reações das proteínas, por sua vez, dependem dos diferentes aminoácidos que as constituem.

        A ninhidrina (hidrato de triceto-hidrindeno) é um composto heterocíclico que forma um derivado corado, após reagir com aminas, com os amingrupos dos aminoácidos livres ou de terminações de proteínas e peptídeos. A ninhidrina oxida o aminoácido, produzindo CO2, NH3, e um derivado aldeídico com um átomo de carbono a menos e, consequentemente, reduzindo. Posteriormente, a ninhidrina oxidada e reduzida reage com a amônia liberada formando um complexo violeta ou púrpura. Exceto o derivado da prolina, que é amarelo, pois são iminoácidos.

        Quando os aminoácidos são aquecidos em solução contendo excesso de ninidrina, todos aqueles que têm grupamento amino livre produzem um composto púrpura, conhecido como Púrpura de Rüehmann. Essa reação também pode ser utilizada na detecção de peptídios e proteínas que apresentem essa característica.

        Em condições apropriadas, a intensidade da cor produzida é proporcional à concentração de espécies (aminoácidos, peptídeos ou proteínas) presentes. E existem dois aminoácidos que são exceções a essa reação: com a prolina e hidroxiprolina, que são iminoácidos, a ninidrina reage formando um composto amarelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (272.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com