TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de Anions

Por:   •  6/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Bário-Cálcio

Constituem este grupo, aniontes que possuem caráter oxidante, redutor e indiferente. Portanto, os ensaios iniciais com permanganato de potássio e iodeto de potássio são de suma importância, pois contribuem para a orientação do procedimento a ser adotado na análise no que se refere a incompatibilidade entre oxidantes e redutores em solução.

Os boratos, tartaratos e arsenitos ou arseniato podem ser pesquisados diretamente na amostra original por suas transformações em borato de metila, carbonização com odor característico e formação de sulfetos de arsênio de coloração amarela, respectivamente.

Oxalato C2O42-

Solúvel

São incluídos, no grupo, os aniontes que não formam produtos voláteis com ácidos não-oxidantes diluídos nem precipitam-nas condições indicadas para os grupos anteriormente.o clorato é identificado no decantado do grupo da prata e, devido ao emprego nas separações de grupos, dos ácidos acético e nítrico, pode-se pesquisar, também, os aniontes acetato e nitrato diretamente na solução preparada. Entretanto, para identificar esses aniontes, no grupo solúvel, efetua-se a separação dos grupos bário-cálcio e da prata juntando-se o pequeno volume da solução preparada, gotas de ácido sulfúrico diluído, e sulfato ou carbonato de prata sólido; centrifugar e desprezar o precipitado. Juntar ao decantado hidróxido de sódio até reação fracamente alcalina e gotas da mistura cloreto de bário-cálcio de cálcio até precipitação completa. Centrifugar e adicionar ao decantado gotas de solução de sulfato de potássio para precipitar o excesso de Ba2+. Decantar novamente e usar a solução para caracterização do grupo.

Acetato Ac-

Todos os acetatos são facilmente solúveis em água, mas o acetato de prata e mercúrio (I) apresentam baixa solubilidade em água. Outros acetatos básicos como os de ferro, alumínio e cromo são insolúveis em água.O ácido acético é um líquido incolor com odor picante. O ácido é miscível com água em todas as proporções, ele tem ação corrosiva sobre a pele. Atinge o ponto de ebulição a 117º C e ponto de fusão a 17º C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com