TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Perguntados como estratégia avaliativa de conteúdos químicos

Por:   •  16/2/2022  •  Artigo  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

Jogo Perguntados como estratégia avaliativa de conteúdos químicos

Jorge Henrique Vieira Lemes*¹ (IC), Felipe Augusto de Mello Rezende2 (PQ).

¹ Licenciando em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. jorge2015lemes@hotmailcom.

² Professor de Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Palavras-Chave: jogo, perguntados, Química.

INTRODUÇÃO

Desde a Grécia e Roma antigas tem-se discutido sobre o potencial e a importância dos jogos na alfabetização das crianças, no entanto, pouco se caminhou acerca do lúdico enquanto metodologia de ensino e aprendizagem, pois no Brasil ainda tem-se dificuldade em definir termos como: jogo, atividade lúdica e brinquedo (KISHIMOTO, 2011).

[pic 4]De acordo com Soares (2013), as atividades lúdicas correspondem às ações que geram prazer e divertimento, diretamente relacionadas aos jogos, contudo, diferentemente dos jogos, nas atividades lúdicas nem sempre há presença de regras, sendo-as uma característica inerente dos jogos, enquanto os brinquedos seriam o aporte dessas atividades.

Neste sentido, Kishimoto (2011) dialoga com Soares (2013), ao ressaltar que os jogos aplicados no sistema educacional devem manter um equilíbrio entre a ludicidade e a educação, o que contribuiria para os processos de ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

Nessa perspectiva, pesquisas como a de Garcez (2015) e Rezende (2017), identificaram um aumento significativo na quantidade de trabalhos que utilizam jogos e atividades lúdicas para o ensino de Química, sendo que a maioria dos jogos desenvolvidos objetiva a avaliação do aprendizado dos alunos.

O trabalho de Cavalcanti e Soares (2009) é um importante referencial, visto que os autores buscaram desenvolver um jogo que além de avaliar a aprendizagem dos alunos, pudesse contribuir para reestruturação dos conceitos químicos já assimilados pelos discentes, bem como possibilitar aquisição de novas informações. Nesse sentido, procurou-se desenvolver um jogo de tabuleiro baseado no aplicativo Perguntados®, para avaliar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos Químicos adquiridos no decorrer de sua formação, e para isso, construiu-se uma roleta com as subáreas da Química: Orgânica, Física-Química, Analítica, Geral e Inorgânica, sendo que a cada rodada era feita uma pergunta relacionada à subárea retirada na roleta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pode-se observar que a aplicação do jogo Perguntados de Química foi um sucesso pois o jogo envolvia uma roleta com os temas de química e os alunos respondiam de acordo como tema, a roleta parava seja orgânica, físico química ,analítica; geral ou inorgânica. Eles respondiam uma pergunta relacionada a matéria que a roleta parou.

O jogo chamou muito a atenção dos estudantes, por ser divertido e recapitular o que o aluno aprendeu ao longo dos anos sobre a mátria de química

    O gráfico abaixo relaciona o total de acerto sobre os temas de química aplicado no jogo, pode-se observar que o tema de orgânica teve o maior número de acerto na sala de aula, todos os alunos participaram e demonstravam interesse pelo jogo aplicado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com