TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas metálicas

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

METAIS E LIGAS METALICAS

                O metal é encontrado na temperatura ambiente no estado sólido, a maioria deles apresentam a cor prateada e sua estrutura atômica é a cristalina . Diversos objetos que utilizamos no dia a dia, têm as propriedades dos metais, as quais são essências para a maioria das atividades humanas.

                 Uma de suas propriedades é a condutividade, tanto a elétrica quanto a térmica, isso se dá graças ao “mar” de elétrons livres existentes que são capazes de conduzir tanto o calor quanto a eletricidade rapidamente. Por este motivo é muito comum encontrar metais nos fios de eletricidade, como também em panelas de ferro.

                Outra característica mecânica dos metais é que a ligação metálica é muito forte, pelo fato de os átomos ficarem bem unidos, por este motivo os metais são encontrados em cabos de elevadores, na estrutura do concreto armado, por serem fortes e resistentes a grandes trações.

                Os metais ainda possuem um alto ponto de fusão e ebulição, justamente pela intensidade que esse “mar” de elétrons, os átomos permanecem bem unidos, por isso é possível a criação de caldeiras, por exemplo, pois esse material não irá se deformar facilmente com altas temperaturas.

                As estruturas compactas do reticulo cristalino fazem com que os metais sejam densos, entretanto não deixam de ser maleável, isto é os metais são cortados em laminas, e dúcteis, que é quando os metais são transformados em fios, tudo isso graças a capacidade que os átomos de metais tem de “escorregar”. A partir daí é possível a criação de chapas, para o uso em automóveis, trem, avião. Já os fios são usados para elaboração de cabos, fios de eletricidade e arames.

                No mundo em que vivemos os metais e as ligas metálicas são utilizadas para cada caso diferente sendo que sua utilidade vai variar pelas suas propriedades mecânicas.

                As ligas metálicas são compostos formados por dois ou mais elementos sendo que o maior constituinte dele seja necessariamente um metal. As ligas metálicas são criadas para modificar e acrescentar características mecânicas já citadas para assim tornar-se mais úteis a várias utilidades do dia a dia.

Tipos de Ligas Metálicas

                Existem dois tipos de ligas metálicas, a primeira é as ligas ferrosas, onde o ferro é o seu elemento principal, e através deste tipo se forma as ligas como o aço, o ferro fundido e o aço corten. O problema das ligas ferrosas é que são mais propensas a corrosão, até porque seu material principal é o ferro um dos elementos que mais sofre da oxidação.

                A segunda é as ligas não ferrosas, que como o nome já diz, é aquelas ligas em que o ferro não faz parte, alguns exemplos desta liga é o latão, o bronze, as ligas de alumínio, etc. Essas ligas são menos propensas a oxidação, então se utiliza muito essas ligas em distintas áreas.

PROCESSOS DE REVESTIMENTOS

                O processo de revestimento nada mais é do que formas de fazer com que a corrosão demore mais para acontecer, pois hoje em dia o principal inimigo dos metais é a corrosão, então através de estudos observaram que alguns revestimentos faziam o retardamento da corrosão. Os metais podem ser revestidos com a pintura, a cromagem/niquelagem, a galvanização, a anodização, flandres (cobrir as superfícies metálicas com estanho), etc.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

[pic 11]

Ferro

                O elemento de transição Ferro é um metal, na Natureza não se situa livre ou elementar, é necessário que certa temperatura o transforme para ser utilizado. Sendo encontrado como minério mais abundante do universo, muito usado pelo homem, principalmente nas companhias de construções, por ser barato resistente e maleável, porém ocorre muita oxidação pelo oxigênio que no ar contem. Nas construções vemos muito a mistura do Ferro com o carbono, Níquel e Cromo e outros elementos, que compõe o aço inoxidável nas estruturas metálicas. Tal aço é a junção desse elemento para mais resistente duração à corrosão.

                A corrosão metálica acontece quando o metal está exposto a um espaço onde há moléculas de água juntamente com o gás oxigênio, sendo um elemento condutor de energia.

Aço inoxidável

                O aço inoxidável é fabricado para melhor durabilidade por ser uma liga metálica, e o Cromo é o elemento de mais resistência à corrosão. A diversa estrutura formada depende da quantidade dos elementos que na liga apresenta, criando muitos modelos de aços inoxidáveis. Austenítico um bom exemplo de aço, pois é de uso na construção civil, pelo fato de suportar movimento da terra, e os desgastes ocasionados pelos equipamentos de mineração.

                O uso do aço inoxidável na construção é devido ao seu excelente desempenho, alta resistência comparado à outros materiais, por não agredir o meio ambiente, marco de limpeza, e resistente a muitos impactos, por ser produzido em série através de processos industrializados, resulta em menores custos e prazo de fabricação, tornando a obra mais eficaz,as peças metálicas podem ser desmontadas e substituídas com facilidade o que também traz segurança aos trabalhadores. Ao efeito da parte estética e mecânica, não só utilizado pra acabamento, e sim pela necessidade de algo bom e duradouro, e sua manutenção é de longo prazo. Porém, é um material de alto custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com