TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcas e simbolos

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

SENAI: “Suzana Dias”

                          Elvis Borges de Sousa

        

“SIMBOLOS E MARCAS NA LOGISTICA”

SANTANA DE PARNAÍBA

2013

Airton, Amanda, Elvis, Victor.

“SIMBOLOS E MARCAS NA LOGISTICA”

Trabalho apresentado à disciplina de: Processo Químico Industrial, Escola SENAI “Suzana Dias”, como requisito para aprovação do 2º módulo Curso Técnico Químico.

SANTANA DE PARNAÍBA

 2013


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo definir a importância e o significado de cada símbolo e marca utilizada no transporte e armazenamento de cargas, assim possibilitando um melhor entendimento das normas e regras no emprego da simbologia na logística, tanto para garantir uma condução segura, quanto para garantir a qualidade e a eficiência do serviço oferecido.  

 

Palavras chaves: símbolos, marcas e cargas.

“SIMBOLOS E MARCAS NA LOGISTICA”

DEFINIÇÕES

• CARGAS: Qualquer mercadoria entregue a terceiros para ser transportada ou armazenada pagando tarifa.

• SÍMBOLOS: são utilizados para orientar transportadores de mercadorias, e que visa garantir a integridades dos produtos.

MARCA: Qualquer símbolo, nome, figura, forma tridimensional ou sinal. Visualmente perceptível utilizado por fabricantes, comerciantes, Profissionais autônomos, entidades ou empresas para identificar os produtos ou serviço de suas atividades. (BARBOSA, 1996)

[pic 3]

OBJETIVO

• Identificar transportes de cargas e mercadorias de um modo que seja seguro e que não apresentem risco ou danos à mercadoria transportada, vindo a causar avarias e perdas ou ate mesmo danos ambientais.

• Com algumas mercadorias devem ser tomar certos cuidados, por serem muito frágeis nos seus transportes exemplos: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos para indústria entre outros, devem conter marcas e símbolos especiais que indique sua fragilidade quanto ao seu empilhamento, à posição em que deverá ser carregada, a fragilidade da mercadoria, a necessidade de proteção à umidade, a necessidade de transporte rápido.

• Todas estas informações são muito importantes para garantir um transporte com eficiência e segurança, conforme as figuras abaixo:

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

• A simbologia apontada rotineiramente é usada em embalagens de papelão, caixas de madeira e produtos de transporte mais comum, ou seja, produtos que a população esta familiarizada com o manuseio que não há necessidade de um Conhecimento mais técnico.

• No entanto nem todas as mercadorias são de fácil transporte, há aquelas que necessitam de uma atenção maior, sobretudo na área química que abrangem gases nocivos, líquidos inflamáveis, entre outros, por esta razão existem normas a serem seguidas e respeitadas. O transporte de mercadorias perigosas é um caso particular na logistica, durante esta atividade vários fatores passam a ser críticos, e a imprudência pode significar não só a perda de mercadoria como um elevado risco para as pessoas envolvidas no transporte e para o meio ambiente. A marcação e indentificação das mercadorias na condução dos materiais perigosos devem ter condições de identificação clara, o tipo de material com que operam e os riscos aos quais estão expostos, as informações suplementares devem ser retiradas de forma a não causar confusões.

NORMAS REGULAMENTADORAS:

ABNT NR 7500:2012

Esta Norma estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para identificar produtos perigosos, a ser aplicado nas unidades de transporte e nas embalagens/volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento.

Classes e subclasses dos símbolos:

Não há duvidas que toda simbologia aplicada no transporte de cargas é de suma importância, no entanto são classificadas por classe e subclasses de risco.  A classificação adotada para os produtos considerados perigosos é feita com base no tipo de risco que apresentam.

Compõe-se das seguintes classes:

Classe 1 – explosiva:


[pic 11][pic 10]

Classe 2 – gases, com as seguintes subclasses:

→ Subclasse 2.1 - Gases inflamáveis;

[pic 12]

[pic 13]

→ Subclasse 2.2 - Gases não inflamáveis, não tóxicos;

[pic 14]


[pic 15]

→ Subclasse 2.3 - Gases tóxicos;

[pic 16]        [pic 17]

Classe 3 – líquidos inflamáveis:

[pic 18]

[pic 19]

Classe 4 - Esta classe se subdivide em:

→ Subclasse 4.1 - Sólidos inflamáveis;

[pic 20]

[pic 21]

→ Subclasse 4.2 - Substâncias sujeitas à combustão espontânea;

[pic 22]        [pic 23]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (557.2 Kb)   docx (600.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com