TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Procedimentos Experimentais

Materiais

Ácido acético

Bagueta

Balão volumétrico 500 mL

Béquer 250 mL

Biftalato de Potássio

Bureta 250 mL

Erlenmeyer

Espátula

Fenolftaleína

Frasco de plástico

Garras

Hidróxido de Sódio

Suporte Universal

Vermelho de Metila

1. Pipetamos 10 mL de uma amostra de HCL e transferimos, qualitativamente, para um balão volumétrico de 100 mL. Completamos o volume com água destilada até a marca e homogeneizamos a solução.

2. Pipetamos uma alíquiota de 25 mL da amostra homogeneizada e transferimos para o erlenmeyer.

3. Adicionamos duas gotas de fenolftaleína.

4. Prosseguimos com o procedimento anterior para a padronização da solução de NaOH.

5. O procedimento foi feito em duplicata.

6. Repetimos o procedimento usando vermelho de metila como indicador.

7. Taramos um erlenmeyer de 250 mL e pesamos de 0,60 a 0,70 g de biftalato de potássio (previamente seco em estufa a 110°C por 1-2 horas) em uma balança analítica, anotamos o valor da massa até a quarta casa decimal.

8. Adicionamos cerca de 25 mL de água destilada e agitamos até a dissolução completa do sal.

9. Juntamos duas gotas de fenolftaleína.

10. Começamos a adição da solução de NaOH ao erlenmeyer, sob agitação. Lavamos com água destilada e continuamos a adição de NaOH.

11. Procedemos a titulação até que a cor da solução passasse de incolor para levemente rosada e persistisse por mais de 30 segundos. Anotamos o volume da solução de NaOH consumido. Esse volume foi usado no cálculo da concetração.

12. Pipetamos 10 mL de vinagre e transferimos para um balão volumétrico de 100 mL. Diluímos até a marca com água destilada e homogeneizamos a solução.

13. Adicionamos aproximadamente 40 mL de água e 5 gotas de indicador fenolftaleína.

14. Preenchemos a bureta com solução de NaOH preparada e padronizada e acertamos o volume no zero.

15. Titulamos a mistura com a solução padrão de NaOh 0,1 mol-1 até o aparecimento de uma leve coloração rosa que persistisse por 30 segundos.

Conclusão

A utilização de soluções é fundamental na aplicação da química, para que consigamos atingir resultados precisos é necessário que se saiba como preparar as soluções adequadamente e suas concentrações com precisão.

Concluímos que a partir desse experimento é possível se calcular a concentração de soluções ácidas e básicas, neste caso soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio utilizando a técnica de titulação.

Esse experimento envolveu preparo e padronização de soluções, reações ácido-base, reações de neutralização e a titulação.

Portanto podemos concluir que práticas como essas ajudam no aprendizado do preparo de soluções, pratica essa que pode ser fundamental nos nossos futuros.

Introdução

Em qualquer laboratório analítico é essencial manter-se um estoque de soluções de vários re agentes. Estas soluções podem ser classificadas em:

1- Soluções de reagentes que têm uma concentração aproximada: soluções de uso geral, normalmente empregadas em excesso ou para simples controle de alguma propriedade do meio reacional. Não exige o uso de balão volumétrico para sua preparação.

Exemplo: solução usada para ajuste de pH ou solução usada para lavagem de vidraria.

2- Soluções padrão: soluções empregadas em etapas quantitativas de uma análise química e devem ser preparadas em balão volumétrico tendo como soluto uma sabstância denominada padrão primário. Estas soluções contêm um peso exatamente conhecido do reagente em um volume definido da solução. As soluções assim preparadas são também denominadas de padrão primário.

3- Soluções padronizadas: são também soluções padrão, entretanto a sua preparação difere da preparação da solução citada anteriormente. Trata-se de soluções em que o soluto empregado não é um padrão primário. Portanto, para esta slução é necessário a sua padronização, isto é, conhecer exatamente a sua concentração. Esta padronização é realizada através de reação desta solução contra um padrão primário ou contra uma outra solução padrão ou uma solução já padronizada. Para as soluções padronizadas, em laboratório, determina-se um fator que ao ser multiplicado pela concentração de rótulo (concentração teórica) nos dá a concentração real da solução, e, portanto, a solução padronizada pode ser considerada solução padrão.

Uma substancia para ser considerada solução-padrão deve possuir as seguintes características:

1. Estabilidade

  • O composto não pode ser deliqüescente, eflorescente, ou higroscópico.
  • O composto não pode sofrer mudanças químicas ao ser aquecido (para poder secá-lo).
  • O composto deve ser facilmente pesável.

2. Ambos compostos e suas soluções devem ser estáveis no ar e em solução.

2. Pureza

  • O composto deve ser obtido numa pureza de 95,5%, ou maior.

3. Solubilidade

  • O composto deve ser facilmente solúvel em água, ácidos comuns, ou bases.

4. Disponibilidade

  • O composto deve ser encontrado no comércio.
  • Deve ter um preço razoável.

5. Alto peso molecular

  • O composto deve possuir um alto peso molecular para permitir uma pesagem mais exata

6. Toxicidade

  • O padrão primário deve possuir a menor toxicidade possível.

Uma titulação é um processo em que se determina a quantidade de uma substância em solução, medindo-se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substância. Normalmente, isso éfeito adicionando-se, controladamente, um reagente de concentração conhecida à solução da substância, ou viceversa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado e da suaconcentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido; em seguida, através da estequiometria da reação (equação química balanceada), determina-se a quantidade de matéria da substância e, se conhecido o volume da solução que a continha, a concentração da solução. O reagente cuja quantidade de matéria é exatamente conhecida chama-se de solução padrão. A precisão com que se conhece sua concentração limita necessariamente a precisão da titulação. Portanto, deve-se tomar muito cuidado ao se preparar tais soluções. Comumente, a concentração de uma solução padrão é obtida por um dos seguintes modos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com