TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

Disciplina: FBX 4017A Fundamentos de Química Orgânica[pic 1]

Professora: Janaina da Silva Crespo

Aula prática 2 realizada em 30/08/2019

ESTUDO DOS ELEMENTOS ORGANÓGENOS

 Alunas: Giovana Sgarabotto Longhi e Gabriela Girotto

INTRODUÇÃO:

Os elementos organógenos são os mais representativos na química orgânica, constituídos por elementos químicos que podem ser encontrados na maioria dos compostos orgânicos, sendo eles o carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Considerados elementos constituintes de 99,7% dos compostos presentes na natureza considerada viva, pode-se dizer que os elementos organógenos se caracterizam pela presença de sistemas com capacidade de se reproduzirem e, também, com mutação e hereditariedade. (1)

O principal elemento, o carbono pode ser encontrado nos mais diversos locais do planeta, dizemos que toda matéria considerada viva é formada exclusivamente por combinações diferentes do carbono (2). Ele pode ser encontrado tanto na forma liquida quanto como formato sólido.

Seu uso é de uma enorme abrangência, pode ser utilizado em joias, na produção de gelo seco, medicamentos, inseticidas, corantes e sendo o principal uso deste elemento para a indústria. Além disso, o carbono é um recurso importantíssimo para nos manter vivos, ele é encontrado dentro de nós em diversos processos, na formação das proteínas, de carboidratos, entre outros.

O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, é encontrado em estado gasoso, incolor e inodoro. Sua densidade é extremamente leve e por conta disso se permite escapar a gravidade.  É utilizado como gás de dirigíveis, balões, em soldas, para o aprimoramento de combustíveis fósseis e também é o combustível de milhares de estrelas. Além disso faz parte da composição química de diversas substâncias orgânicas e inorgânicas, como por exemplo em proteínas, vitaminas, lipídios entre outros (3) e atua também como catalizador enzimático nos processos biológicos. No Brasil, uma das formas de se obter hidrogênio é através da decomposição eletrolítica de uma dissolução aquosa em sal comum.

O oxigênio é o elemento mais importante para a existência de vida, através dele é possível realizarmos a respiração celular, a produção de energia e nos vegetais a fotossíntese. Ele pode ser encontrado na forma gasosa, liquida e sólida. Na forma gasosa é incolor e inodoro já na forma liquida e sólida apresenta cor azulada.

                 O uso do oxigênio serve para diferentes indústrias, sendo elas as siderúrgicas no processo de fabricação de ferro e em soldaduras, na tecnologia aeronáutica é utilizada na a propulsão de foguetes. Na indústria hospitalar é muito usado na esterilização de feridas da pele pois é ele que compõe a molécula de peróxido de carbono, conhecida como água oxigenada e também é utilizado no tratamento de oxigenoterapia, onde é colocado em cilindros.

O nitrogênio o gás presente em maior quantidade no ar. Pode ser encontrado nos meteoritos, nos gases de vulcões, em minas, no Sol e demais estrelas. Na Terra, pode ser encontrado na atmosfera, na chuva, no solo, no guano e nas proteínas, que constituem os organismos vivos.

Ele dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias, fazendo com que ele entre e saia de nosso corpo durante a respiração (e também do corpo dos outros animais e plantas) sem alterações. Os animais obtêm o nitrogênio somente por meio dos alimentos, já as plantas pegam os sais de nitrogênio e fabricam outras substâncias que formam seu corpo. Quando os animais e as plantas morrem, essas substâncias que contêm nitrogênio sofrem decomposição e são transformadas em sais de nitrogênio, que podem ser usadas pelas plantas. Uma parte dos sais de nitrogênio, porém, é transformada em gás nitrogênio por algumas bactérias do solo e voltam para a atmosfera. Desse modo o nitrogênio é reciclado na natureza. (4)

O uso do nitrogênio se dá como refrigerador, tanto para o congelamento e transporte de produtos alimentícios e de compostos orgânicos, também é usado como meio de resfriamento no transporte de órgãos para transplante, na produção de aço inoxidável e na fabricação de componentes eletrônicos como circuitos integrados, diodos e outros.

OBJETIVO

O objetivo principal das aulas práticas desde a última aula foi obter conhecimento com o material utilizado, fortalecer a experiência em laboratórios, saber trabalhar dentro das capelas, conhecer a forma de descarte correta, saber trabalhar corretamente com o bico de Bunsen e o aprendizado com EPIs. Trabalhar em dupla que ajudou muito se houvesse dúvidas durante a atuação dos procedimentos, saber a diferença dos materiais e das substâncias químicas e como reagem dependendo da pesquisa realizada.

O objetivo dos estudos dos elementos organógenos foi primeiramente conhecer o procedimento da pesquisa, como é feito essa ação e a saber discutir os resultados obtidos durante o experimento. Também foi adquirido conhecimento de como fazer para que esses elementos químicos reagem entre si pois necessita de muito cuidado e atenção para que ocorra de forma certa e usar os materiais corretos e não haver erros.

Dessa forma o estudo na aula prática ficou mais amplo do que apenas estudar nas aulas teóricas, porque é muito importante e muito válido conhecer mais a fundo sobre os elementos químicos ao invés de apenas estudar em livros e atividades.

METODOLOGIA / PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PROCEDIMENTOS

1.        PESQUISA DE CARBONO

1.1        Colocar em uma cápsula de porcelana duas pontas de espátula de açúcar.

1.2        Adicionar com uma pipeta, gota a gota, 1 mL de ácido sulfúrico concentrado. CUIDADO FAZER ESSA ETAPA NA CAPELA

1.3        Observar e anotar

OBS: O resíduo deve ser acondicionado no contêiner 018.

REALIZAR OS PROCEDIMENTOS ABAIXO DA CAPELA:

1.        Colocar em uma capsula de porcelana 2mL de etanol.

1.2        Aproximar um palito de fósforo acesso para que ocorra a combustão. Não inverter o tubo.

OBS: O palito de fosforo deverá ser acondicionado na caixa de areia

1.3        Adicionar após a combustão 2Ml de água de cal.

OBS: O resíduo deve ser acondicionado no container 020.

1.4        Colocar em uma cápsula de porcelana uma ponta de espátula de naftalina e inflamar.

1.5        Observar e anotar

OBS: O palito de fosforo deverá ser acondicionado na caixa de areia. O resíduo de naftaleno deverá ser acondicionado no container de resíduos sólidos perigosos (saco laranja).

2.        PESQUISA DE HIDROGÊNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (356.4 Kb)   docx (410.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com