TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Emprego de PIGs em Adultos

Por:   •  10/1/2022  •  Abstract  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Emprego do PIG nos dutos.

O nome Pig (porco) foi dado em alusão aos animais, uma vez que os instrumentos entram limpos na tubulação e saem sujos ao final do trabalho de limpeza, sendo na atualidade o método mais eficaz empregado na limpeza de dutos podendo ser de diversos modelos e tamanhos.

Tratam-se de aparelhos de aço e material sintético como poliuretano, borracha, entre outros, que são inseridos nas tubulações e transportados pelo próprio fluido em escoamento ou por outro fluido injetado com essa intenção, possuindo como intuito eliminar as impurezas depositadas nestes dutos.

Com o passar dos anos, os pigs passaram a ser usados em diferentes modelos de dutos e, futuramente, surgiram os pigs que fazem inspeção interior dos dutos. Estes se tornaram equipamentos inteligentes e de alta tecnologia, podendo incluir computadores além de diversos tipos de sensores.

Existem basicamente dois grupos de pig:

  • Pigs de limpeza: – designado à eliminação de resíduos aderidos nas paredes internas ou depositados no interior de um duto.
  • Pigs instrumentados – é um coletor de dados, tais como m informações das condições da tubulação como por exemplo, localização de amassamentos e ovalizações, detecção de vazamentos ou pontos onde há redução da espessura de parede do duto, etc.

Há vários tipos de pigs de limpeza e instrumentados sua aplicação depende da severidade da limpeza e das características da operação. A seguir seguem alguns tipos de pig:

PIGS DE LIMPEZA

PIG ESPUMA: Fabricado com poliéster pig espuma tem a característica de deformar-se de acordo com as limitações do duto e fragmentar-se, no caso do obstáculo ser intransponível.

PIG BIDIRECIONAL: Pode fazer a corrida em duas direções. Esta função possibilita que, em caso de algum problema no interior do duto, seja possível retornar o pig para sua origem, invertendo o sentido do fluxo.

FLEXPIG: O pig flexível é utilizado quando existem curvas acentuadas nos dutos, que não permitiriam a passagem de um pig rígido.

PIG ESCOVA: O pig escova possui um elemento de limpeza incorporado de modo a permitir a remoção de depósitos mais duros como asfaltenos, carbonatos, sulfatos, óxidos de ferro, coque, asfalto e outros, impregnados na parede da tubulação.

PIGS INSTRUMENTADOS

PIG GEOMETRICO: Tem a finalidade de adquirir informações dimensionais de variações de diâmetro e localizar anomalias, tais como: amassamentos da parede do duto devido à pressão de uma pedra, por exemplo, mossas, ovalizações, incrustações e outros detritos internos.

PIG MAGNETICO PARA DETECÇÃO DE DEFEITOS VOLUMETRICOS - dispõe de sensores capazes de detectar distorções nas propriedades magnéticas da parede dos dutos, utilizando o método de medição de fuga de campo magnético com a finalidade de adquirir informações de variações de espessura, especialmente aquelas devidas ao desgaste pela corrosão, que é uma das maiores ameaças à integridade da tubulação.

PIG ULTRA-SONICO PARA DETECÇÃO DE DEFEITOS VOLUMETRICOS - utiliza o método de ultrassom com a finalidade de adquirir informações de variações de espessura, especialmente aquelas oriundas do desgaste pela corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com