TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

A maior preocupação quanto a produção de insulina pro meio ambiente não é necessariamente o processo de produção e sim o descarte de seringas que são utilizadas para a aplicação do produto final. Como essa vem sendo uma preocupação mundial, vale ressaltar aqui os impactos causados no meio ambiente e as soluções que vem sendo adotadas ao longo dos anos.

Esses resíduos podem representar potenciais riscos socioambientais direcionados aos recicladores (catadores de materiais recicláveis), bem como a sociedade em geral. Isto porque a manipulação desses resíduos pode levar ao contato com fluídos orgânicos e, por conseguinte, contaminação por doenças veiculadas pelo sangue. Da mesma forma, enfatizam-se os acidentes e o risco de contaminação por agentes infecciosos pelo sangue em caso de realização de acondicionamento em não conformidade com os procedimentos de segurança e normas técnicas. Estas contaminações podem ser responsáveis por acometimentos de hepatites B e AIDS, entre outras enfermidades, aos trabalhadores que realizam a coleta formal e os agentes recicladores (catadores), uma vez que este resíduo se encontra presente no resíduo domiciliar. A partir disso, observa-se que o cuidado em termos de promoção e proteção da saúde ambiental não inclui apenas os estabelecimentos profissionais, estende-se também ao domicílio.Isso revela a importante correlação entre educação ambiental e saúde para promoção da sustentabilidade nos diversos espaços, cujo desafio implica, entre outros, reconhecer os problemas de saúde decorrentes da contaminação do meio ambiente.

De acordo com a RDC 306 e CONAMA 358, o material deve ser descartado no local de sua geração, imediatamente após o uso, em coletor específico para perfurocortantes. Os coletores para esse tipo de descarte são recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados com o símbolo internacional de risco biológico, acrescido da inscrição “PERFUROCORTANTE”, indicando o risco que apresenta o resíduo, segundo normas da ABNT.

Em domicílio, o mesmo material é descartado, muitas vezes, no lixo doméstico, em recipientes inadequados, expondo um grande número de pessoas à contaminação com agentes biológicos envolvendo perfurocortantes. Além do ferimento, a grande preocupação em um acidente dessa natureza é a possibilidade de infecção com um patógeno de transmissão sanguínea, especialmente os vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com