TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PREPARO DE SOLUÇÕES

Por:   •  26/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na solução são conhecidas como soluto e dizemos que estão dissolvidos no solvente. O comportamento da solução geralmente depende da natureza do soluto e da sua concentração. Concentração é o termo usado para designar a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente. Normalmente expressamos a concentração de maneira quantitativa como . As soluções preparadas rotineiramente em laboratório são compradas e preparadas a partir da forma concentrada ou de um sal. As soluções de concentrações mais baixas podem ser obtidas pela adição de água, processo chamado de diluição. Um método de preparar soluções de concentração desejada é realizar a pesagem de certa massa de substância e conveniente diluição. Tais substâncias devem obedecer a uma série de exigências, mas são poucas as que as cumprem totalmente. [pic 1]

Estas substâncias são denominadas de substância padrão primário e possuem grau de pureza superior a 99,95%, devem ser facilmente secadas para eliminar qualquer traço de umidade e, serem estáveis tanto em solução como no estado sólido. Também não devem absorver muita água nem reagir com substâncias existentes no ar. Substâncias que não são padrão primário fornecem soluções que necessitam ter sua concentração determinada, sendo que um dos procedimentos usados para esta determinação é denominado Titulação, que envolve a reação química de uma amostra de solução com concentração desconhecida com uma solução de concentração conhecida, denominada de solução padrão.

 As reações podem ser do tipo ácido-base, precipitação ou oxirredução. O ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem é conhecido como ponto de viragem ou equivalência, que pode ser determinado com ajuda de um indicador químico que variará sua cor quando este ponto for atingido. As soluções preparadas devem ser armazenadas em frascos apropriados conforme o tipo de solução como, por exemplo, se a solução é sensível à ação da luz, deve-se armazenar em frasco âmbar. Os frascos devem ser identificados com rótulos, os quais devem conter o nome, a concentração da solução, a data de preparação, nome ou iniciais do preparador. Quando o líquido é retirado do frasco, deve-se tomar o cuidado de que ele escoe pelo lado oposto ao rótulo, o qual não se molhará e não se danificará.

A concentração de uma solução deve ser expressa em unidades quantitativas. São usadas as chamadas unidades de concentração que são medidas quantitativas da afinidade de soluto que se dissolve.

A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades.

Algumas unidades de concentração

  • Concentração comum ()[pic 2]

É a relação entre a massa do soluto () e o volume da solução ().  [pic 3][pic 4]

[pic 5]

 = concentração comum ()
 = massa do soluto ()
= volume da solução ()[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

  • Concentração em mol ( )[pic 12]

É a relação entre o número de moles do soluto e o volume da solução.

  [pic 13]

= molaridade ( )[pic 14][pic 15]

 = massa do soluto ()[pic 16][pic 17]

=massa molar ()[pic 18][pic 19]

=volume da solução[pic 20][pic 21]

  • Porcentagem de massa

É a relação entre massa do soluto e a massa total da solução

[pic 22]

 = massa do soluto ()[pic 23][pic 24]

 = massa da solução ()
[pic 25][pic 26]

  • Densidade da solução [pic 27]

É a relação entre a massa () da solução e o volume () da solução.[pic 28][pic 29]

[pic 30]

=densidade da solução [pic 31][pic 32]

 = massa da solução ()[pic 33][pic 34]

=volume da solução[pic 35][pic 36]

  1. OBJETIVOS
  • Preparar soluções concentradas com o objetivo de serem utilizadas em analises volumétricas.
  • Apresentar aos alunos as técnicas mais básicas de laboratório como o manuseio de balanças, vidrarias, sais e bases; introduzindo os fundamentos sobre propagação de erros e escolha de materiais no laboratório de química.

  1. METODOLOGIA
  1. Materiais
  • Pipetador de borracha de 3 vias
  • 2 Béqueres de 50 ml
  • Bastão de vidro
  • Pisseta de 450 ml
  • 2 Pipetas volumétricas de 25 ml 1/10
  • 2 Frascos de vidro âmbar, com tampa
  • Espátula
  • Balança Analítica: marca Bioprecisa
  1. Reagentes e Solução
  • Hidróxido de sódio (NaOH). Marca: Quimex.
  • Biftalato de Potássio (C8H5KO4). Marca: Reagem.
  • Água Destilada
  1. Procedimento experimental
  • Procedimento 1 “Preparação de 50 ml de solução  de NaOH[pic 37]

Primeiramente com  a ajuda de uma espátula pesou-se 2,10g de NaOH em um béquer de 50 ml; em seguida com a pipeta volumétrica foi pipetado em 2 vezes o valor de 25 ml, totalizando 50 ml de água, prontamente colocada ao béquer com o hidróxido  de  sódio pesado. O NaOH medido foi diluído no béquer com o auxílio de um bastão de vidro.

Após  a  diluição, a  solução  foi  transferida  para  um  frasco de vidro âmbar e tampado; prontamente rotulado com seu nome, fórmula e sua concentração molar e comum de  e  respectivamente.[pic 38][pic 39]

  • Procedimento 2 “Preparação de 100 ml de solução  de KHbif[pic 40]

Da mesma maneira que o primeiro experimento, inicialmente foi calculada a massa de biftalato de potássio necessária para preparar 100 ml de solução .Com o auxílio de uma espátula pesou-se o valor obtido de 2,04 g utilizando um béquer de 50ml, previamente tarado na balança analítica; em seguida com a pipeta volumétrica foi pipetado, novamente em duas vezes o valor de 25 ml, totalizando 50 ml de água destilada, imediatamente colocada ao béquer com o sal medido, o mesmo foi diluído no béquer com o auxílio de um bastão de vidro.[pic 41]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (273.7 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com