TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PREPARO DE SOLUÇÕES

Por:   •  18/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

QUÍMICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO DA PRÁTICA I

PREPARO DE SOLUÇÕES

Paulo Afonso
setembro de 2022

[pic 2]

QUÍMICA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO DA PRÁTICA I

PREPARO DE SOLUÇÕES

Fábio Lins de Souza

José Heleno da Silva

Pablo da Silva Porfirio

Atividade apresentada como avaliação parcial da disciplina Química Experimental I, ministrada pelo professor Jadilson Pereira Barros

Paulo Afonso
setembro de 2022

  1. Introdução

Os muitos materiais que temos contato em nosso dia a dia raramente são substâncias puras. Geralmente, são misturas de duas ou mais substâncias. As misturas podem ser fundamentalmente divididas em 2 tipos: as heterogéneas (que apresentam duas ou mais fases, ou seja, porções com propriedades distintas) e as Homogêneos (que apresentam uma única fase, ou seja, tem as mesmas propriedades em todos os seus pontos).

As misturas homogêneas são também denominadas soluções.

As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes.

Por exemplo, se você misturar uma colherada de açúcar em um copo de água e mexer bem, obterá uma solução aquosa de açúcar. uma das propriedades dessa solução é seu sabor doce.

Por sua vez, se em outro experimento, você misturar 3 colheradas de açúcar em um copo de água e mexer bem, também obterá uma solução aquosa de açúcar. esta última apresenta, contudo, um sabor mais doce que a primeira. Em linguagem química, dizemos que essa segunda solução é mais concentrada, ou seja, apresenta uma maior concentração de açúcar. E a primeira delas é menos concentrada, ou ainda podemos afirmar que é mais diluída.

Uma substância é capaz de dissolver outra, costumamos chamá-la de solvente. Já a substância que é dissolvida num solvente, com o intuito de fazer uma solução, é denominado soluto.

Se uma solução é preparada com o solvente água, dizemos que é uma solução aquosa.

Concentração significa quantos soluto está presente em 1 o volume ou massa específica.

Existem diversas maneiras como os químicos exprimem a concentração de uma solução, uma das maneiras usadas é por meio da massa de soluto dissolvida em certo volume dessa solução, grandeza conhecida como concentração comum, que pode ser representada pela seguinte equação:

[pic 3]

Porém, a massa não é, portanto, uma grandeza que nos informa de modo direto o número de entidades microscópicas presentes em uma amostra. E expressar a quantidade de entidades presentes em uma amostra de matéria é muito importante, pois permite comparar amostras, interpretar fenômenos e fazer previsões acerca desses fenômenos. Para expressar a quantidade de matéria presente em uma mostra utilizamos a unidade mol, cujo símbolo é mol. Cuja qual é apresentada pela seguinte equação:

[pic 4]

Em que: n = quantidade de mols (unidade: mol);

m = massa da amostra (unidade: g);

M = massa molar (unidade: g/mol).

  1. Objetivo

Apresente atividade prática tem como finalidade aprofundar os conhecimentos referente ao preparo de soluções no laboratório, bem como, dar início as atividades laboratoriais.

  1. Materiais e métodos

Os materiais e reagentes utilizados para a realização desta prática estão descritos na tabela a seguir:

Materiais / Vidrarias

Quantidade

Balão volumétrico 50mL

1

Béquer de 50mL

2

Pipeta graduada 5mL

1

Pipetador de três vias

1

Funil de vidro

1

Bastão de vidro

1

Pipeta Pasteur

1

Balança analítica

1

Frasco estoque

2

Pisseta com água destilada

1

Caneta para marcar vidrarias

1

Papel toalha (rolo)

1

Estufa

1

Placas de pétri

3

Espátula metálica

2

Reagentes

NaCl

Água destilada

  1. Metodologia

Durante à prática preparamos uma solução a partir dos reagentes NaCl e água destilada, primeiramente efetuamos a identificação do soluto, diferenciando entre sólido e líquido para definir o roteiro a ser seguido, definindo o soluto NaCl como sólido, foi verificada a primeira concentração proposta, a qual ficou definida previamente em [NaCl] 0,5mol/L, em seguida definimos o volume a ser preparado, que ficou definido pelo balão volumétrico de 50mL ou 0,05L, dando continuidade seguimos para os cálculos estequiométricos.

Nos cálculos estequiométricos definimos:

[pic 5]

Massa da amostra para a concentração e volume desejado:

[pic 6]

Em seguida com o auxílio de um béquer e uma espátula metálica, a amostra foi pesada numa balança analítica com quatro casas decimais, onde conseguimos uma precisão de 1,4615g de NaCl; onde conseguimos essa concentração:

[pic 7]

Essa amostra foi transferida para um balão volumétrico de 50mL em quatro etapas, adicionando-se água destilada ao béquer com uma pisseta, a cada 10ml a solução foi uniformizada e transferida para o interior do balão, evitando ao máximo a possibilidade de que resíduos da amostra permaneçam no béquer, uma vez transferido todo o conteúdo, o balão volumétrico foi aferido com a ajuda de uma pipeta pasteur, gota a gota, até o menisco da solução atingir a faixa de graduação do balão. Por fim, o balão foi fechado e homogeneizado manualmente por no mínimo 10 agitações, em seguida todo o conteúdo do balão foi vertido para o frasco estoque e rotulado com os dados de concentração da solução [NaCl] 0,5001mol/L, a data de preparo da solução e nome dos componentes da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (561.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com