TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Química Orgânica

Por:   •  24/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

 

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

Observação das propriedades do carbono e seus derivados

Introdução:

 Preparada a capela abrindo a janela, acendendo a luz interna e ligando o exaustor. Feito isso, foi colocado todos os itens necessários ao experimento. Transferido 40 mL de peróxido de hidrogênio para a proveta. Em seguida, transferido o líquido para o béquer e despejado no calorímetro. Anotado o resultado. Adicionado o dióxido de manganês no calorímetro, destampado o pote. Em seguida, com o auxílio da espátula metálica foi despejado no vidro de relógio. A quantidade recomendada é de 1 g. Foi certificado que a quantidade despejada é condizente com a recomendada. Feito isso, despejado o dióxido de manganês no calorímetro. Para tornar a mistura homogênea, agitado o conteúdo do calorímetro. Feito isso, observado o aumento da temperatura e anotado o resultado. Removido o conteúdo e limpado o calorímetro. Em seguida, foi repetido mais duas vezes os procedimentos descritos acima. A mudança, no entanto, esteve no volume do peróxido de hidrogênio que foi adicionado no calorímetro em cada um dos experimentos. No primeiro caso, foram adicionados 40 mL. No segundo caso, adicionados 42 mL e no último caso, 45 mL. Analisado cuidadosamente cada uma das temperaturas em cada experimento e anotado os resultados. Feita a limpeza de todos os materiais utilizados, guardados e encerrado o experimento.

         Materiais utilizados:

  • Béquer de 50mL;
  • Vidro de relógio; 
  • Proveta;
  • Calorímetro;
  • Espátula metálica;
  • Peróxido de hidrogênio;
  • Dióxido de manganês.

         Resultados obtidos:

     

Temperatura do calorímetro após transferir 40mL H2O2 para o mesmo: 25°C.

Tarado o vidro de relógio para pesar 1g de MnO2. Quantidade menor que a recomendada. Peso da amostra: 0,9930g.

Depois de agitada a amostra no calorímetro a temperatura subiu para 40°C.

Na segunda vez a quantidade pesada de MnO2 foi de 1g. Observou-se que a temperatura da amostra no calorímetro subiu 1°C, totalizando 41°C.

Na terceira vez a quantidade pesada de MnO2 foi de 1,0019g. A temperatura subiu novamente 1°C, indo, assim, para 42°C.

Pergunta 1 (avaliação dos resultados): Após a realização do experimento, você deve ter anotado as temperaturas iniciais e finais de cada procedimento. Com base nos seus conhecimentos prévios, justifique porque houve um aumento brusco nas temperaturas após a adição do dióxido de manganês. R: Com a adição do H2O2, a velocidade da reação aumenta drasticamente, resultando em uma liberação rápida de oxigênio e consequentemente um aumento na temperatura.

Pergunta 2 (avaliação dos resultados): Com base nos seus conhecimentos sobre reações químicas e trocas de energia, o que aconteceria com as temperaturas finais, caso fosse adicionado 1,5 g de dióxido de manganês ao invés de 1 g? R: Se aumenta a concentração de reagente, aumenta a velocidade da reação.

Conclusões:

 

As reações químicas liberam ou absorvem calor. Logo, conclui-se que manipular condições de uma reação para obter energia é de extrema importância, já que podemos utilizar o calor obtido para a área industrial.

TERMODINÂMICA DA CÉLULA ELETROQUÍMICA

Procedimentos realizados:

 Realizado o polimento dos dois lados das barras. Em seguida, realizada a limpeza das barras. Posicionada a barra de chumbo no tubo de ensaio 1 e a barra de cobre no tubo de ensaio 2. Depois, com o auxílio do bastão de vidro, adicionado aproximadamente 35 mL de Cu(NO3)2 (0,25 mol.L-1 ) no tubo de ensaio 1. Adicionado também 35 mL da solução de Pb(NO3)2 (0,25 mol.L -1 ) no tubo de ensaio 2. Movido os tubos de ensaio para o suporte que está no banho termostático. Em seguida, conectado os cabos do tipo jacaré ao multímetro. Ligue-os usando a ponte. Ligado o banho termostático. Iniciado o aquecimento medindo a diferença de potencial a intervalos de 5°C até obter 10 pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (203.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com