TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preparo de Soluções

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

 Beatriz de Jesus Vieira Santos

Gabriel Victor Cavalcante do Nascimento Rocha

Kleber Alves Siqueira

Vitória Maria Brandão Diniz

Relatório da Aula Prática do Laboratório de Química Geral e Inorgânica

Preparo de soluções

Maceió

2017

Beatriz de Jesus Vieira Santos

Gabriel Victor Cavalcante do Nascimento Rocha

Kleber Alves Siqueira

Vitória Maria Brandão Diniz

Relatório Técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química Geral e Inorgânica no Curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Tiradentes. Prof. Msc. Givanildo dos Santos Silva

Maceió

2017

RESUMO

        O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de Química Geral e Inorgânica, cujo objetivo é que através da utilização de alguns instrumentos laboratoriais, tais como: Balança analítica e béquer, pudesse ser realizada a medição de 2,4968g de Sulfato de Cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O) para as diluições requeridas.

        Esse experimento foi dividido em algumas etapas e teve início com a pesagem da massa do soluto por meio da fórmula C=m/M.v na qual foi dada a concentração de 0,1M de Sulfato de Cobre Penta-Hidratado, a Massa Molar de 249,68g.mol-1 e o volume de 0,1L.

Após a pesagem realizou-se a total dissolução no béquer com o auxílio do bastão de vidro e logo após colocou-se na proveta e adicionou-se água destilada até atingir 100mL de solução, e logo após deu-se início as diluições previamente solicitadas.

Palavras-chave: Concentração, solução, diluição.

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral        4

2.2 Objetivos Específicos        4

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        5

3.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        5

4        RESULTADO        6

CONCLUSÃO        6

 


  1. INTRODUÇÃO

O sulfato de cobre (CuSO4) é, supostamente, o reagente de cobre mais habitual. Sua estrutura penta-hidratada (CuSO4.5H2O) apresenta-se na forma de cristais azuis, enquanto que o sulfato de cobre anidro, obtido por meio do aquecimento do CuSO4.5H2O, aparece como cristais de coloração branca. Ao se aquecer o CuSO4.5H2O cristalino, as águas existentes na estrutura vão sendo liberadas a depender da temperatura e da taxa do aquecimento, da concentração de vapor de água no ambiente e do tamanho da partícula que está sendo aquecida. Por isso, não há uma temperatura exata para esse processo de desidratação. De forma geral, quatro diferentes formas do sulfato de cobre já foram isoladas, cada uma com diferentes números de moléculas de água. Em temperatura ambiente, a forma penta-hidratada é aquela mais estável, com os oxigênios dos grupos sulfato ligados fracamente ao íon cobre. No que diz respeito a suas principais aplicações, pode-se citar a utilização do sulfato de cobre penta-hidratado como fungicida na agricultura, como algicida na manutenção de piscinas, como aditivo micronutriente em fertilizantes químicos, em rações animais e na eletrodeposição de cobre metálico para confecção de placas de circuitos integrados.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Preparar uma solução de concentração pré-determinada e efetuar sucessivas diluições.

2.2 Objetivos Específicos

        

  • Calcular o volume necessário da solução estoque, através da fórmula de concentração molar C1.V1=C2.V2, para se obter uma concentração final de 0,075M.
  • Determinar o volume exigido da solução estoque, por meio da fórmula C2.V2=C3.V3, para obtenção de uma concentração final resultante em 0,025M.
  • Aferir o volume devido da solução estoque, usando a fórmula C3.V3=C4.V4, para obter-se uma concentração igual a 0,005M.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 Procedimentos Metodológicos

3.1.1 Materiais e Reagentes utilizados:

MATERIAIS

REAGENTES

01

Balança Analítica

Água Destilada

04

Balões Volumétricos 100mL

CuSO4.5H2O

01

Bastão de vidro

Solução Estoque

01

Proveta de 100 mL

01

Béquer de 100 mL

01

Pisseta

3.2 Procedimentos Experimentais

  • Procedimento 01

Inicialmente foi feito o cálculo da massa do soluto (CuSO4.5H2O) por meio da fórmula de concentração molar, tendo como resultado 2,4968g. Após ter calculado a massa, foi feito a pesagem na balança analítica com o uso do béquer até obter a quantidade pré-determinada e logo após, realizou-se a dissolução em água.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com