TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preparo de Soluções

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

Preparo de Soluções

Cleberson Meira dos Santos, Junior C. Gonçalves, Erick Jean

Curso de Licenciatura em Química, Turma 1, Prof. Dr. Wagner Valença

Naviraí-MS, 23 de setembro de 2019.

Introdução

Existem substâncias das mais variadas classificações e consistências que são usadas para formar reagentes e outros compostos, para que essas combinações funcionem, o preparo deve ser feito de forma planejada para que a fórmula apresente um resultado considerável.

O que é uma solução?

Solução é a mistura resultante da união de duas ou mais substâncias diferentes, que no aspecto visual apresentam uma única fase. O soluto, embora esteja em equilíbrio com o solvente representa menor quantidade na solução, geralmente se apresenta no estado sólido; o solvente representa maior quantidade na mistura, seu papel é dissolver o soluto associado a sua composição.

As soluções podem ser insaturadas, saturadas ou supersaturadas, de acordo com a quantidade de soluto dissolvido. Para defini-las, é preciso lembrar que a solubilidade de um soluto é a quantidade máxima da substância que pode dispersar-se numa certa massa de solvente a uma dada temperatura.

A determinação das quantidades de soluto, solvente, volume, massa ou qualquer outra medida quantitativa relacionada a uma solução é denominada concentração.

O conhecimento da composição das soluções é de grande importância, sendo portanto necessário estudar as unidades de concentração e os cálculos envolvidos no seu preparo.

O preparo de soluções é um trabalho meticuloso que necessita muita atenção para a precisão no resultado final, devendo obedecer a uma sequência padronizada que segue:

Medir a massa ou volume do soluto correspondente;

Dissolver o soluto (se sólido), em um béquer, usando pequena quantidade de solvente;

Transferir, quantitativamente, para um balão volumétrico;

Completar o volume com solvente;

Homogeneizar a solução;

Padronizar a solução preparada quando necessário;

Guardar a solução preparada em recipientes adequados e devidamente rotulados.

O objuetivo do presente experimento é a preparação de algumas soluções e a determinação qualitativa do pH.

Materiais e Métodos

Materiais:

Balança (1); Bureta de 25 mL (1) ou proveta de 5 mL (1); béquer de 100 mL (2); bastão de vidro (1); balão volumétrico de 100 (1) e de 250 mL (1); vidro de relógio (3); espátula (1); tubos de ensaio (2); frascos para estoque de soluções (2).

Regentes e indicadores:

Papel indicador de pH (0-14) (2);

Papel de tornassol vermelho;

NaOH (s);

HCl concentrado (d = 1,18 g/mL; 36% em massa ou 12 mol/L);

Solução alcoólica de fenolftaleína.

Métodos:

Procedimento 1 – Preparação de 250 mL de solução 0,1 mol/L de NaOH:

Foi calculado a massa de NaOH, começando pela soma do peso atômico de cada elemento do reagente, Na 23 + O 16 + H 1 = 40 g/mol, em seguida foi desenvolvido um cálculo de regra de três, utilizando o valor de 0,1 mol/L de soluto para 1000 m/L solvente, e X soluto para 250 m/L solvente, com intuito de descobrir o volume do soluto proporcional ao solvente, resultando em 0,025 mol/L, após isso foi determinado a massa do soluto para o preparo da solução, sendo utilizado novamente cálculo de regra de três , sendo 40 g/mol do peso atômico de cada elemento para 1 mol, e X para 0,025 mol soluto, resultando em 1 g de NaOH. Foi utilizada uma espátula para retirar certa quantidade do reagente e colocado em um béquer para que pudesse ser medido o seu peso com exatidão e precisão, em seguida utilizou-se um béquer de 100 m/L, contendo 50 m/L de água destilada, foi adicionado a quantidade de 1 g de Hidróxido de Sódio e dissolvido com o auxilio de um bastão de vidro, de forma qualitativa foi transferido a solução dissolvida para um balão volumétrico de 250 mL e completado ate o menisco com água destilada, feita a homogeneização da solução, a mesma foi guardada.

Procedimento 2 – Preparação de 100 mL de solução 0,05 mol/L de KOH:

Assim como o procedimento anterior, também foi calculado a soma do peso atômico de cada elemento do reagente, K 39 + O 16 + H 1 = 56 g/mol, e foi feito o cálculo de regra de três , sendo 0,05 mol do soluto para 1000 mL de solvente, X soluto para 100 mL solvente, dando a proporção de 0,005 mol de soluto, com isso foi possível determinar a massa do reagente, utilizando novamente cálculo de regra de três , sendo 56 g do peso atômico para 1 mol, X para 0,005 mol do soluto, resultando em 0,28 g de Hidróxido de Potássio. Após os cálculos, foi utilizada uma espátula para retirar uma quantidade do reagente e em seguida colocada em um béquer de 50 mL, para que pudesse ser feito a pesagem friamente calculada em 0,28 g, após a pesagem o regente foi adicionado em um béquer de 50 mL contendo 20 mL de água destilada, em seguida foi dissolvido com auxilio de um bastão de vidro, sendo transferido para um balão volumétrico de 100 mL, o mesmo foi completado ate o menisco com água destilada e homogeneizada, sendo guardada logo em seguida.

Procedimento 3 – Preparação de 100 mL de solução 0,1 mol/L de HCl:

Para esse procedimento se fez necessário calcular o volume concentrado do reagente para que pudesse ser feito a preparação da solução, então necessitou somar o peso atômico de cada elemento do reagente, 36,5g, verificar a densidade, 1,18 g/mL, e o grau de pureza do reagente, 38%, primeiro cálculo foi com regra de três para verificar a proporção do reagente para com a quantidade de solução que estava sendo pedido, onde 0,1 mol para 1000 mL, X para 100 mL, resultando em 0,01 mol. O segundo foi para verificar a massa que seria necessária para o preparo, sendo, 36,5 g de peso atômico dos elementos para 1 mol, X para 0,01 mol, resultando em 0,365 g de Acido Clorídrico puro. Foi calculado pela terceira vez, através da regra de três,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com