TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Quimica

Por:   •  9/7/2022  •  Artigo  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

3. MATERIAIS E MÉTODOS

  3.1 Materiais Utilizados:

  • Balança de pressão;
  • Balão volumétrico;
  • Banho-maria;
  • Bureta;
  • Cápsula de porcelana;
  • Erlenmeyer;
  • Estufa;
  • Funil;
  • Pipeta volumétrica.

  1. Reagentes Utilizados:
  • HCl;
  • NaCl;
  • Na2CO3 .
  1. Procedimentos Experimentais

Procedimento 1:

Efetuou-se a pesagem de uma cápsula de porcelana limpa e seca e foi anotada sua massa que pesava em torno de 32,816g . Em seguida foi realizada a medição de 3 ml de uma solução de NaCl usando uma pipeta volumétrica para fazer a transferência para a cápsula. Levou-se a cápsula ao banho-maria até que ficasse parcialmente seco. Removendo a cápsula do banho-maria, o fundo da cápsula de porcelana foi secado e essa foi levada a uma estufa a 150 ºC até secar totalmente. Esperou-se que a mesma esfriasse por 15 minutos. Realizou-se nova pesagem da cápsula. Calculou-se a massa de NaCl após secagem reduziu para 33,160g . Posteriormente, realizamos o cálculo da concentração da solução de NaCl em porcentagem.

Procedimento 2:

Efetuamos a pesagem do Na2CO3 , em seguida, foi diluído em 25 ml de água destilada. Ao todo, o peso ficou em torno de com o resultado de 0,6041g. Preparamos uma bureta, utilizamos 25ml de HCl que seria padronizada. Adicionou-se 2 a 3 gotas de alaranjado de metila na solução contida no erlenmeyer, ajustamos sob a bureta, adaptamos em fundo branco e realizamos a titulação. Assim que ocorreu a primeira mudança de coloração na solução contida no erlenmeyer fechamos a torneira da bureta. A solução foi levemente aquecida, observou-se mudança de coloração e repetimos o mesmo procedimento 2 vezes.

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.1 Determinação da concentração de uma solução de cloreto de sódio 

Para a pesagem da cápsula de porcelana limpa e seca obtivemos o valor correspondente a massa de 32,816g. A cápsula foi aquecida em banho-maria a 150 ºC até secagem completa. Depois de remover a cápsula do banho-maria ela ficou resfriando por cerca de 5 minutos. Pesou-se a cápsula novamente na balança, o peso aferido foi de 33,160g.

Figura 1: (A) Pesagem da cápsula de porcelana limpa e seca (B) adição de solução de NaCl na cápsula (C) Cápsula em banho-maria (D) Aparelho para banho-maria em 110 ºC (E) Cápsula resfriando (E) Cápsula pesada depois de todos os procedimentos realizados.

[pic 1]

Fonte: Alan Bouillet(2022)

Em seguida, realizamos o cálculo da massa de NaCl logo após a secagem, da seguinte forma:

Massa final da cápsula - Massa inicial da cápsula = Massa de NaCl

33,160 g - 32,816 g = 0,344g de NaCl

Calculamos a concentração da solução de NaCl em porcentagem utizando a equação (1).

        [pic 2]        ;

% =  =   11,46%[pic 3][pic 4][pic 5]

  1.  Padronização de 100 ml de solução de HCl 1N

Em um erlenmeyer, foi pesado na balança de precisão 0,6041g de Na2CO3  dessecado e frio. Em seguida foi diluído em 25 mL de água destilada. Adicionou-se 3 gotas de alaranjado de metila na solução do Erlenmeyer,em seguida,foi ajustado sob a bureta cheia e sem bolha de ar. Realizou-se a titulação gotejando a solução de HCl enquanto a solução no erlenmeyer era agitada.Assim que chegou em um determinado ponto, torneira da bureta foi fechada à primeira mudança de coloração apresentada na solução do erlenmeyer. A quantidade de HCl necessária para mudar a coloração da solução foi 11,8 mL.Logo em seguida,refizermos o procedimento duas vezes,com resultado de 12,1ml de solução necessária para mudar a coloração na segunda vez e 12,3 ml de solução necessária para mudar a coloração na terceira vez.Logo depois realizamos um calculo de media aritmética com seguinte resultado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (745.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com