TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO DE EFLUENTES

Por:   •  5/11/2017  •  Monografia  •  6.169 Palavras (25 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

TRATAMENTO TERCIÁRIO PARA REUSO DA AGUA EXTRAIDA DO EFLUENTE INDUSTRIAL

SALVADOR – BAHIA


[pic 2]

Sara Pimentel

Taís Braz

Viviane Dias

TRATAMENTO TERCIÁRIO PARA REUSO DA AGUA EXTRAIDA DO EFLUENTE INDUSTRIAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação para a turma 4842 da disciplina de Trabalho de conclusão de curso do curso de Operação de Processos Industriais Químicos do IFBA - Instituto Federal da Bahia - sob orientação do professor Édler Lins.

SALVADOR – BAHIA

Sumário

1. Introdução

2. Objetivos

3. Metodologia

4. Resultados Previstos

5. Fundamentação Teórica

5.1. Pré Tratamento

        5.1.1 – Gradeamento

        5.1.2 – Desarenação

5.2 Tratamento Primário

        5.2.1 – Sedimentação

        5.2.2 – Flotação

        5.2.3 – Precipitação Química

        5.2.4 – Floculação / Coagulação

        5.2.5 – Peneira rotativa

        5.2.6 – Equalização e Neutralização

5.3 Tratamento Secundário

        5.3.1 – Processos anaeróbios

        5.3.1 – Processos aeróbios

5.4 Tratamento Terciário

5.4.1 – Lagoas de maturação

5.4.2 –Cloração

5.4.3 – Ozonização para desinfecção

5.4.4 – Adsorção por carvão ativado

5.4.5 – Eletrodiálise

5.4.6 – Osmose reversa

5.4.7 – Troca Iônica

5.4.8 - Processos Oxidativos Avançãdos

5.4.9 – Ozonização

5.4.10 – Peroxidação

5.4.11 – Ultravioleta

5.5 Estudos de Caso

        5.5.1 – Indústria de Refrigerante

        5.5.2 – Indústria Petroquímica

6. Referências Bibliográficas

7. Cronograma de execução

  1. Introdução  

Os processos industriais são etapas operacionais nas quais busca- se obter um ou mais produtos com determinada especificação ou característica. Nestes processos gera- se os chamados efluentes que se resumem aos resíduos provenientes do mesmo, sendo assim estes devem ser destinados a um local de tratamento para que futuramente possam ser descartados.

Os efluentes industriais, assim como os produtos gerados pelas indústrias, devem obedecer a especificações que neste caso não são definidas por clientes, mas sim por órgãos que tem como objetivo descartar estes resíduos de forma a não causar impactos ambientais ou minimizá-los. Vale ressaltar que estas especificações dependem dos locais onde os efluentes serão lançados levando em consideração o pH, temperatura, vazão, DBO (Demanda Bioquímica de oxigênio), dentre outros fatores.

Sendo o órgão de fiscalização dos resíduos líquidos receptora dos mais diversos tipos de efluentes gerados por diversas indústrias existem distintas técnicas e etapas que permite a eficiência do tratamento.

Objetivando a remoção dos poluentes presentes em cada tipo de efluente, existem os tratamentos físicos, químico e o biológico. As etapas deste tratamento se dividem de acordo com o seguinte diagrama de blocos:

  Pré                              Tratamento                    Tratamento                    Tratamento[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

    Tratamento                             Primário                    Secundário                     Terciário

Estes tratamentos são feitos pelo fato de que cada vez mais o mundo se preocupa com as questões ambientais, demonstrando uma grande insatisfação com as reações da natureza vistas a partir da contaminação do ar, solo, rios, mares lençóis freáticos dentre outros.

Os padrões de lançamento de efluentes se tornam cada vez mais restritos, aliados à necessidade de reciclar a água, recurso limitado, preservando consequentemente mananciais e também propiciando uma efetiva utilização desse recurso. Sendo assim, as empresas tendem a investir em formas de tratamento mais limpas e com alto poder de degradação de poluentes, isto é, eficientes tanto do ponto de vista ambiental como do econômico.

          No chamado tratamento terciário é feito o aperfeiçoamento na qualidade do efluente a fim de que seu reuso seja cada vez mais eficaz e possível. Para isto é necessário uma conscientização, principalmente das empresas geradoras de resíduos, a fim de motivar a busca por técnicas para tornar este tratamento mais eficiente e compensador economicamente.

A água que será recuperada é uma das grandes vantagens deste tipo de processo, pois pode ser reutilizada em indústrias como fluido aquecedor e/ou resfriador, eliminação de componentes indesejáveis etc. Para isso diversas técnicas podem ser aplicadas, porém devido a complexidade e extensão das mesmas trabalharemos apenas com as principais de âmbito mais inovador, chamadas técnicas de tratamento avançado.

2. Objetivos

A proposta deste projeto de pesquisa é a analise das técnicas mais atuais no que tange o tratamento terciário, que é feito em efluentes onde se deseja uma maior e mais eficiente purificação, com o intuito ou não do reuso da água proveniente do mesmo. Espera-se chegar a conclusões que possam relacionar a melhor técnica para determinados tipos de efluentes, através de alguns estudos de caso. Gerando no decorrer deste trabalho alguns esclarecimentos sobre as formas de tratamento em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (541.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com